Resenha

Passio Secundum Mattheum

Álbum de Latte Miele

1972

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

18/04/2020



Excelente obra musical, visual, religiosa pra alguns e educacional para outros

A primeira vez que ouvi esse disco eu confesso que o superestimei. Isso quer dizer que não estamos diante de um bom disco? Não, pois na verdade estamos diante de um ótimo disco, apenas menos do que eu pensei inicialmente. Certamente que estamos diante de um disco que comove pela tamanha delicadeza da sua música e impressiona em como ela é condizente com o tema abordado. Trata-se de um disco inspirado no evangelho de São Mateus onde é musicado precisamente a Paixão de Cristo. A narrativa da história dá uma sensação de conceito completo. A música encontrada aqui é sublime e muito dinâmica, caminhando desde a passagens clássicas à momentos mais veemente de heavy prog. Poucos discos conceituais funcionam tão perfeitos como o caso de Passio Secundum Mattheum.

"Introduzione" começa com alguns coros que vão aumentando lentamente, até que a banda começa com uma grandiosa intrumentação, mas logo em seguida para de tocar, acentuada pelo piano. Imediatamente nos é entregue aquilo que nós nos interessamos quando falamos de progressivo italiano, ou seja, temas dramáticos e arranjos meticulosos, que são as marcas comuns do clássico prog da terra da bota. 

“Il Giornio Degli Azzimi” assim como em várias outras faixas do disco, apresenta algumas narrações. É cadenciada por um belo violão e um canto suave acompanhado por um refrão operístico. 

“Ultima Cena” começa com um belo violão com o fundo orquestrado e após algumas falas a banda entra pela primeira vez com bastante virtuosismo junto a um coral marcante. Tudo parece tão presente que dá a impressão de está sendo tocado na sala com o ouvinte. Tudo soa maravilhosamente bem. 

“Getzemani” começa novamente com um violão belíssimo junto a uma orquestração de fundo e algumas frases faladas. Possui teclas arejadas e vocais otimistas, transformando a música em algo bastante positivista. Possui um final bastante abrupto. 

“Il Processo” possui um vocal operístico feminino e masculino que “duelam” entre si criando uma música de grande carga emocional. O trabalho de teclados como um todo é sensacional. Uma música bastante pequena, mas que diz muito. 

“I Testimoni (1° parte)” começa mais uma vez com um violão clássico e harmonias vocais empilhadas. Do nada aparece um piano jazzístico com alguns trabalhos de bateria bastante sofisticado. Possui um solo violento que invade a seção piano/bateria. “I Testimoni (2° parte)” possui certa semelhança com com a primeira parte, com uma batida pesada, além de destaque para o piano e guitarra. 

“Il Pianto” chega com uma mudança bastante relaxante através de violão, piano, flauta e um vocal agradável. Uma faixa bastante curta, mas bela como uma janela aberta de frente ao jardim na primavera. 

“Giuda” é uma música com menos de cinquenta segundos, mas possui uma instrumental quase como a primeira encarnação do Thrash Metal, mas o vocal de certa forma segue normalmente como foi até aqui. 

“Il Re Dei Giudei” o clássico começo ao violão, acompanhado de flauta e vocais bastante emotivos, algumas “brincadeiras” no piano e a música vai se desenvolvendo na linha do que tudo foi feio até aqui no álbum. Mas após um começo doce a faixa fica encharcada de uma verberação ácida. 

“Il Calvario” é a faixa mais longa do disco com mais de sete minutos. Começa de forma bastante dramática com uns potentes vocais masculinos antes de um órgão de igreja entrar em cena. Por volta dos três minutos uma batida lenta e sinistra de bateria começa com vocais operísticos igualmente pesados. A guitarra elétrica se “lamenta” por um bom tempo até que no último minuto uma pegada acústica substitui a bateria para um final muito bom. 

“Il Dono Della Vita” é mais um começo acústico bastante suave com violão, teclado e vocais carregados dando uma sensação onírica. Há uma breve reprise instrumental e dos coros antes que o disco termine. 

No final das contas ainda que não seja uma obra-prima, esse disco sem dúvida figura entre aqueles que qualquer amante de rock progressivo italiano tem que ouvir, pois ele é ótimo. Se tiver interesse em ir atrás de um exemplar físico, digo pra que você tente encontrar a edição japonesa de mini LP, que é da onde que sai o melhor som, além de ter uma replicação maravilhosa da arte original.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMarco Antonio Araujo - Lucas (1984)

    20/04/2018

  • Image

    ResenhaChico Buarque - Construção (1971)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaMagma - Köhntarkösz (1974)

    02/04/2019

  • Image

    ResenhaIQ - Frequency (2009)

    06/02/2020

  • Image

    ResenhaMagma - Ëmëhntëhtt-Ré (2009)

    28/04/2020

  • Image

    ResenhaMagma - Félicité Thösz (2012)

    31/03/2021

  • Image

    ResenhaAsia Minor - Between Flesh And Divine (1980)

    03/01/2019

  • Image

    ResenhaBig Big Train - English Electric Part Two (2013)

    22/12/2017

  • Image

    ResenhaAfter Crying - Overground Music (1990)

    12/11/2020

  • Image

    ResenhaThe Allman Brothers Band - At Fillmore East (1971)

    23/04/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Passio Secundum Mattheum

Álbum disponível na discografia de: Latte Miele

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Passio Secundum Mattheum



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.