Resenha

A Midsummer Night's Dream

Álbum de Steve Hackett

1997

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

18/04/2020



Uma música sutil e ao mesmo tempo vibrante, além de divertida e estimulante

Eu já fiquei chocado com algumas pessoas que classificam o Steve Hackett como “apenas um bom guitarrista”. A Midsummer Night's Dream é certamente um “tabefe na cara” dessas pessoas. Hackett está “pelo menos” no nível dos maiores guitarristas de rock progressivo. Mas em relação a esse disco, se o ouvinte estiver esperando um disco típico de progressivo, podem vir a se desapontar, pois se trata principalmente de um trabalho clássico, mas de qualquer forma, todos devem admitir que a qualidade do violão de Steve é simplesmente incrível e a sua composição superlativa. Baseado na peça de Williams Shakespeare e apresentado com a Royal Philharmonic Orchestra, este álbum é simplesmente sensacional. 

A música presente é absolutamente linda, e o elemento mais destacado é a ausência do som orquestral sintético da new age, afinal, Steve Hackett optou por uma orquestra real com instrumentos reais e com isso foram feito maravilhas musicais. Este disco tem uma forte sensação italiana, o que definitivamente não é nada menos do que maravilhoso, considerando que algumas das obras clássicas mais memoráveis dos últimos séculos são de origem italiana. Hackett toca com fluidez e perfeição, assim como a orquestra, embora os toques dos elementos orquestrais sejam suaves na maior parte.

Costumo dizer que é muito útil conhecer a peça de Shakspeare – Sonho de uma noite de verão - para realmente apreciar este disco como deve ser apreciado. O drama acontece ao longo de quatro dias em dois mundos, o mundo do dia e o mundo da noite, que também é o mundo da floresta. A história de fundo no mundo atual concentra-se no príncipe Teseu e sua prometida Hipólita. A sociedade na corte ateniense do racionalista Teseu é estritamente ordenada, possui leis claras e uma hierarquia social fixa. O mundo da noite ou a floresta é muito mais complexo e irracional. Este é o mundo em que os quatro amantes (Lysander, Demetrius, Hermia, Helena) vivem, onde os mecânicos (por exemplo, Nick Bottom, o tecelão) tentam ensaiar uma peça e onde os elfos e espíritos invisíveis dos campos, florestas e prados vivem (Oberon, Titânia, Puck, Peaseblossom, Teia de aranha, Mariposa, Mostarda e outros). Entre algumas definições sobre essa peça ao longo da vida e que pude ver, uma delas define A Midsummer Night's Dream como uma combinação de magia, humor, ironia e romance. Palavras melhores do que estas não foram encontradas para definir também a interpretação musical de Hackett, pois o guitarrista captura perfeitamente o clima de uma noite de verão do século XV. Com seu folclore, superstições, magia e exuberância. O violão como instrumento principal é apoiado por uma orquestra dirigida pelo primo de Hackett, Matt Dunkley. 

Considero aqui um daqueles casos em que é desnecessário citar cada uma das faixas, pois apesar de ser um disco em dezoito pequenas peças, o fluxo é contínuo. Hackett assume brilhantemente a tarefa técnica e artística, produzindo uma música sutil e ao mesmo tempo vibrante, além de divertida e estimulante. O guitarrista demonstra com muita propriedade toda a sua imaginação e conhecimento de composição, uma música evocativa e cheia de uma atmosfera que nenhum outro guitarrista seria capaz de fazer. Resumindo, é um álbum não menos do que excelente e relaxante, recomendado para qualquer fã da música de Steve Hackett, assim como de música clássica em geral, pois até isso é louvável, através desse seu jeito único de fazer música clássica, ele faz com que esse mundo muitas vezes negligenciado se aproxime de um número maior de pessoas e as façam investigar mais sobre o gênero.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Godbluff (1975)

    04/10/2017

  • Image

    ResenhaMike Oldfield - Amarok (1990)

    21/05/2020

  • Image

    ResenhaYes - Close To The Edge (1972)

    02/10/2017

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Stormwatch (1979)

    13/03/2019

  • Image

    ResenhaGolden Earring - Moontan (1973)

    10/03/2020

  • Image

    ResenhaThe Allman Brothers Band - The Allman Brothers Band (1969)

    08/06/2018

  • Image

    Resenhadredg - El Cielo (2002)

    04/02/2022

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Pawn Hearts (1971)

    08/11/2017

  • Image

    ResenhaVangelis - China (1979)

    02/06/2021

  • Image

    ResenhaLiquid Tension Experiment - Liquid Tension Experiment (1998)

    17/03/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

A Midsummer Night's Dream

Álbum disponível na discografia de: Steve Hackett

Ano: 1997

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de A Midsummer Night's Dream



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.