Resenha

The Story Of Light

Álbum de Steve Vai

2012

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

16/04/2020



Steve vai continuar te surpreendendo...

De todos os guitarristas que apareceram com a onda Shred nos anos 80, Steve Vai é quem possui a carreira mais musicalmente ousada. Isto porque o musico não se prende apenas a um estilo, estando sempre preocupado em adicionar novos elementos a sua música. 

Este disco é a segunda parte de uma triologia composta por Vai que começou em “Real Illusions” de 2005, e conta a história de Pamposh, individuo enviado por Deus para difundir uma religião através de sua igreja. 

Embora seja conceitual, Steve Vai fugiu do tradicional para contar a história, que por vezes se torna confusa, principalmente por dividir a narrativa em discos lançados com mais de cinco anos de diferença, e também pelo teor e disposição das faixas, pois há até um cover de blues no disco. Porém, se você escutar “The Story of Light” apenas pela ótica de boas canções sem se preocupar com o enredo, apreciará melhor o trabalho. 

O disco foi produzido pelo próprio Vai e a sonoridade se mistura entre o hard e o progressivo, com a guitarra de Steve a frente das canções, sendo que muitas ainda possuem influências excêntricas, uma das características encontrada nos trabalhos do guitarrista.

Há vários músicos e participações especiais, mas a base do grupo se concentra no trio:, Philip Bynoe – baixo, e Jeremy Colson – bateria, além do próprio manda chuva nas guitarras base, solo, vocais

Em meio a doze faixas, vale destacar “No More Amsterdan”, faixa cantanda em dueto por Vai e Aimee Mann, aquela vocalista que participou de ‘Time stand Sill” do Rush. A cantora é amiga de Pia Vai, esposa do guitarrista, sendo que ambos tambpem estudaram música na Berkeley. Quando Steve considerou a possibilidade de uma vocalista participar, Aimee foi o primeiro nome que veio à cabeça;

“John The Revelator”, um blues tradicional que ganhou fama na versão de Blind Willie Johnson, que aqui ficou mais pesada e conta com a voz de outra vocalista chamada Beverly McClellan, uma das vencedoras do The Voice americano. Steve deixou canção mais encorpada, digamos um blues mais eletrificado;

"Mullach a 'tSí”, é uma canção tradicional de ninar irlandesa onde Steve sobrepõe sua guitarra elétrica em cima de uma base acústica; e vale citar ainda a faixa titulo que abre o disco e traz a história conceitual do álbum contada em russo! Outro fato interessante é o timbre da guitarra utilizada por Vai nesta faixa, que lembra muito os que usava quando fazia parte da banda de Frank Zappa.

Uma curiosidade é que embora o disco tenha sido lançado em agosto de 2012, a faixa “The Moon and I” foi lançada como single no Vai tunes em 2010, tendo sido registrada por Vai, Mike Keneally nos teclados (Ex-Zappa) e Mike Mangini na bateria (Dream Theater) e seu fiel escudeiro Dave Weiner  na guitarra rítmica. Segundo o próprio Vai, essa canção foi gravada em Atenas na Grécia, durante uma passagem de som.

“The Story of Light” é um disco indicado para quem gosta de boas músicas comandadas por uma guitarra virtuosa com arranjos individualizados e por vezes exóticos. Steve Vai nunca se acomodou passivamente em seu próprio nome e isso se reflete em todos seus trabalhos.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Thriller (1982)

    05/05/2018

  • Image

    ResenhaDavid Sanborn - Another Hand (1991)

    18/12/2021

  • Image

    ResenhaUFO - Force It (1975)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaMullmuzzler - Keep It To Yourself (1999)

    01/11/2021

  • Image

    ResenhaRush - Caress Of Steel (1975)

    29/05/2021

  • Image

    ResenhaJorge Pescara - Grooves In The Eden (2018)

    27/04/2019

  • Image

    ResenhaJeff Beck - Wired (1976)

    20/12/2018

  • Image

    ResenhaAlphonse Mouzon - Mind Transplant (1975)

    10/10/2021

  • Image

    ResenhaWishbone Ash - There’s The Rub (1974)

    27/04/2019

  • Image

    ResenhaMarty Friedman - Dragon's Kiss (1988)

    20/02/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Story Of Light

Álbum disponível na discografia de: Steve Vai

Ano: 2012

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Story Of Light



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.