
Resenha
Tokyo Tapes
Álbum de Scorpions
1978
CD/LP ao Vivo
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
15/04/2020
Fenômeno ao vivo
Os Scorpions aportaram no Japão com o pacote completo, sucesso e discos vendendo bem. Como os americanos não davam força a banda, recorreram ao outro lado do mundo. O disco marca de certa forma a imposição da banda ao mundo do mainstream. O long play foi gravado entre os dias 24 e 27 de abril de 1978, e o grupo estava fazendo a turnê de "Taken by Force", de 1977. Foi gravado no Nagano Sun Plaza e a produção ficou a cargo de Dieter Dierks, como sempre, e surpreendeu de forma positiva, bem timbrado. Algumas coisas são importantes de serem citadas, tais como a última fase de Uli Jon Roth com a banda e as faixas que ficaram de fora do trabalho, tais como "Hell Cat" e "Catch your Train", que foram gravadas e saíram do álbum duplo. Infelizmente, uma pena! A arte de capa veio no Japão com uma embalagem por fora de uma rosa grande, mas essa versão não foi para Europa e EUA e sim a clássica que conhecemos. Um dos shows foi perdido na gravação de início, o primeiro concerto, que segundo a banda estava com um nível ótimo. As outras noites eram inferiores mas foram usadas no original. A faixa "All Night Long" era um single e acabou sendo a faixa de entrada do show, mesmo não sendo tão conhecida no Japão na época. A voz de Klaus naquela época já tinha sido avariada, mas mesmo assim sua performance estava ótima em drives e agudos, sem truques de estúdio. As guitarras soam ótimas perante álbum todo e o baixo marca firme com a bateria sóbria de Herman. O disco tem em torno de 85 minutos e foi lançado pela RCA. O repertório é amplamente bem elaborado no tracklist final. Dá-lhe "Picture Life", "Robot Man", "In Trance", "We'll Burn The Sky", "Fly to the Rainbow" e até algo do primeiro disco: "In Search of Peace of Mind". São tantas outras faixas que compõem o disco. Eu sempre ouvi esse em cópia K7 e nunca o comprei. Considero um disco bom, com pegada bem setentista. Adoro a fase antiga da banda, mas acredito que esse disco poderia ser melhor em termos estruturais, como ser mais abrangente na carreira do grupo com base nos discos e tirando as faixas lado B. Mesmo com todos os detalhes citados, esse ainda é um álbum clássico.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Tokyo Tapes
Álbum disponível na discografia de: Scorpions
Ano: 1978
Tipo: CD/LP ao Vivo
Avaliação geral: 4,5 - 4 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar