Resenha

Peter And The Wolf

1975

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

13/04/2020



Um disco de grande atmosfera, ótima narração e musicalmente belíssimo

A primeira vez que eu vi esse disco ele estava descansando na prateleira de jazz de um sebo aqui de Brasília, seção que eu de fato não olho tanto assim, já que nunca consegui digerir aquele jazz mais cru e que eu imaginava ser o que dominava aquele local do estabelecimento. Mas de qualquer forma, estava eu ali e ao pegar esse disco e olhar os créditos, sinceramente eu não poderia acreditar no que estava lendo, Bill Bruford, Phil Collins, Cozy Powell, Brian Eno, Chris Spedding, Manfred Mann e até o louco Viv Stanshal nas narrações entre tantos outros nomes. 

Fui pra casa e fiquei com aquilo em mente, precisava ouvir esse disco, sendo exatamente o que fiz assim que entrei em meu quarto. Não fiquei nenhum pouco desapontado, apesar de ser familiarizado com a versão de Prokofiev e esperar algo mais próximo no original, o que não foi exatamente o caso, porque mesmo quando a estrutura é muito semelhante à original, cada músico assume o papel de personagem, os instrumentos utilizados são completamente diferentes, não espere encontrar oboés como no trabalho original, mas certifique-se de que a instrumentação e até os vocais sejam perfeitos para a nova versão.

Apesar de mais acima eu ter falado sobre o disco estar na seção de jazz, não a como garantir se estamos diante de um disco de jazz, rock ou progressivo, por exemplo, porque todos os gêneros e estilos se misturam suavemente um com o outro como se fossem criados para serem ouvidos juntos em um trabalho de sonoridade única, e todos concordam que o equilíbrio é perfeito e a música é excelente. 

Eu particularmente amo a interpretação de Peter por Manfred Mann, algo absolutamente jazzístico, mas sem deixar de dar um toque perfeito ao seu estilo clássico. “Peter Themes” é certamente uma das faixas mais fortes do disco, mas também é importante observar o excelente trabalho de Gary Moore e Chris Spedding como The Duck, mais a excelente faixa “The Hunters” com uma bateria impecável. 

Vale ressaltar que nada seria bom o suficiente sem a voz de Viv Stanshal do The Bonzo Dog Doo Dah Band, que dá a credibilidade necessária para o papel com seu sotaque perfeito, como se ele deixasse para trás seus dias de loucura e aventuras com Keith Moon, mas sem perder seu senso de humor, incluindo arrotos e frases satíricas.

Não é nenhum pouco fácil escrever mais alguma coisa sobre esse disco, porque existem centenas de detalhes que devem ser apreciados pelo ouvinte individualmente e muito mais que deve ser absorvido caso o ouvinte tiver um bom inglês. Mas uma coisa é certa e faz parte da diversão em ouvir Peter and the Wolf, que é a de descobrir coisas novas todas às vezes que coloca-lo pra tocar. Um disco de grande atmosfera, ótima narração e musicalmente belíssimo.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Devin Townsend Project: Ki (2009)

    24/11/2020

  • Image

    ResenhaFrank Zappa - Hot Rats (1969)

    13/04/2021

  • Image

    ResenhaMoving Gelatine Plates - Moving Gelatine Plates (1971)

    18/06/2021

  • Image

    ResenhaThe Masters Apprentices - Choice Cuts (1971)

    07/05/2022

  • Image

    ResenhaCircus Maximus - The 1st Chapter (2005)

    05/05/2020

  • Image

    ResenhaGentle Giant - Three Friends (1972)

    29/01/2018

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Aspirant Sunset (1991)

    22/03/2021

  • Image

    ResenhaGentle Giant - The Power And The glory (1974)

    30/09/2017

  • Image

    ResenhaYes - 90125 (1983)

    19/05/2018

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Christmas Variations (2000)

    17/06/2022

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Peter And The Wolf

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Peter And The Wolf



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.