Resenha

The Man From Utopia

Álbum de Frank Zappa

1983

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

10/04/2020



Todas as invenções de Frank Zappa!

Quem é profundo admirador da obra de Frank Zappa, sabe que em estúdio o músico tinha duas formas de trabalhar sua obra: Seguindo apenas um único estilo no decorrer de todo álbum, criando temas de fusion em “Hot Rats”, jazz orquestrado em “Grand Wazoo”, rock bem elaborado em “One Size Fits All”, ou criando temas dos mais variados estilos como em “Mothers of Prevention” ou ainda em “Then or Us”.

Neste álbum Zappa optou por trabalhar da segunda maneira, utilizando faixa gravadas em estúdio e outras ao vivo e remixadas, além de uma inifinidade de músicos que se alternam durante  as canções, com destaque para o jovem Steve Vai creditado no encarte como “guitarrista das partes impossíveis”. 

Em “The Man From Utopia”,  Zappa traz temas que vão do jazz a surf music, passando por experimentalismos e vocais cujo estilo ele denominava “meltdown”, que eram vocais improvisados em cima de um texto pré-escrito pelo guitarrista, muitas vezes de forma quase falada em cima de uma base musical.

Frank utiliza essa técnica nas faixas “Radio is Broken”, cantada juntamente com Ike Wills sobre uma base totalmente free, onde é possível ouvir Zappa cantando e tentando segurar o riso em algumas partes. 

Também foi feito algo similar na curta "The Dangerous Kitchen" e na implexa 
"The Jazz Discharge Party Hats" esta ultima com uma complexa base jazzística com destaque pra o baixo de Scott Thunes e a bateria de Chad Wackeman;

A faixa de abertura “Cocaine Decisions” é um bom rock com base na gaita de Craig Stewart. A letra fala de pessoas viciadas que possuem cargos importantes e tomam decisões mesmo com a percepção alterada. A faixa ainda traz uma curiosidade: Zappa e sua banda a tocavam na cidade de Segrete, perto de Milão na Itália, quando mosquitos que viviam em um pequeno brejo logo atrás do palco invadiram o palco e inviabilizaram a apresentação do grupo. Essa passagem é satirizada na capa do álbum;

Das dez faixas contidas no álbum, três são instrumentais: 
"Tink Walks Amok" tem a mesma estrutura de “A Pound for a Brown”, outro grande tema de Zappa, com uma base sincopada e altos solos de teclados. Mas nesta canção o baixo de Scott Thunnes tem um papel fundamental na sustentação do tema; A intrincada "Mōggio", uma das canções mais complexas do disco, com baixo jazzístico, bateria mais quadrada, teclados e marimbas a frente do tema, que utiliza a guitarra de Vai como contraponto; E "We Are Not Alone" encerra o álbum com o sax de bob Harris a frente do tema amparado pela percussão exótica de Ed Mann.

A faixa título é uma canção típica dos anos 60, e destoa do conteúdo do álbum por mais eclético que este seja. Uma canção interessante, mas deslocada do contexto. Um tema similar seria inserido anos depois como bônus na versão em CD chamado "Luigi & the Wise Guys". Uma daquelas sátiras típicas de Zappa.

"Stick Together" e “SEX” são  temas  de rock com pitadas  de soul e reggae, principalmente nos vocais de Ike Wills e Roy Estrada; 

É facilmente perceptível  que “The Man From Utopia” não segue um padrão definido, e talvez por este fato tenha se tornado um item obscuro na discografia do guitarrista. Porém o álbum demonstra toda genialidade de Zappa que transitava com desenvoltura em todos os estilos.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSteve Vai - Alive In An Ultra World (2001)

    02/02/2020

  • Image

    ArtigoNa faixa: Há 50 anos os Beatles registravam as fotos para a capa mais Icônica do rock

    27/09/2019

  • Image

    ResenhaColosseum II - Strange New Flesh (1976)

    14/07/2018

  • Image

    ResenhaOpeth - Damnation (2003)

    15/11/2019

  • Image

    ResenhaThe Michael Schenker Group - The Michael Schenker Group (1980)

    30/09/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Red Planet (2020)

    02/07/2020

  • Image

    ResenhaNiacin - Time Crunch (2001)

    17/06/2022

  • Image

    ResenhaMiles Davis - The Man With The Horn (1981)

    23/06/2018

  • Image

    ResenhaGilberto Gil - Unplugged (1994)

    26/06/2020

  • Image

    ResenhaKamasi Washington - The Epic (2015)

    25/08/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Man From Utopia

Álbum disponível na discografia de: Frank Zappa

Ano: 1983

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Man From Utopia



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.