
Resenha
Big Love
Álbum de Simply Red
2015
CD/LP
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
07/04/2020
Confortável como um sapato velho
Há décadas, diversos ingleses branquelos gostariam de ser negros estadunidenses. No altamente categorizado mundo pop não poderia faltar sub-gênero com essa característica, o blue-eyed soul, que não incorpora apenas britânicos, mas tem diversos representantes da ilha que adoro. Surgido nos 60’s pra enquadrar artistas brancos, como Dusty Springfield e Tom Jones, o blue-eyed soul teve grandes momentos/nomes nos anos 80. Em 1985, destoando da lugubridade associada à Manchester pós-punk dos Smiths e da Joy Division, o Simply Red lançou Picture Book, gerador de diversos hits, dentre eles a arrasante Holding Back the Years. Era o início de uma carreira vendedora de dezenas de milhões de álbuns e receptora de inúmeras farpas da crítica, à medida que o ruivo (Red) Mick Hucknall ficava mais e mais mainstream. Em 2010, o Simply Red deixou de existir com esse nome e assim ficou por cinco anos, até que em 2015 saiu Big Love, lançado pra celebrar o trigésimo aniversário da banda. Ou melhor, da marca. Simply Red sempre foi nome falsamente coletivo: Vermelho é o apelido de Hucknall, o grupo é simplesmente ele mandando em músicos contratados. A dúzia de canções pesca elementos dos anos 70, especialmente disco music, (Philly) soul e easy listening, e foi feita pra agradar a cidadãos de meia-idade que assistiram à gênese do Simply Red. Daydreaming nasceu de Marvin Gaye, fase What’s Going On; a faixa-título mescla Phily soul com Burt Bacharach; a fugaz introdução glamorosa de The Ghost of Love estaria confortável em algum álbum do setentista Odissey; Tight Tones é James Brown totalmente domesticado; WORU abunda em arranjo de cordas disco, ecoando boa parte do álbum. A coisa mais moderna é Shine On, meio soul dance anos 90 e a mais antiga é o jazzinho de The Old Man and the Beer. Tudo muito simpático e agradável. Alguns dos astros oitentistas – hoje 50tões – mudaram o tema de algumas letras. Em seu álbum de 2010, a ex-Everything But the Girl cantava sobre a diferença hormonal dela e da filha adolescente. Hucknall dedica menos tempo ao sexo agora. OK que em Love Gave Me More tem uma moça suspirando “give me more”, mas o Simply Red 2015 homenageia o pai falecido e fala de renovar laços matrimoniais. Quem foi adolescente/jovem nos 80’s/90’s, Big Love terá tocados todos seus pontos G ainda em funcionamento. Para quem é posterior, seria sacanagem recomendar o trabalho de um cantor cuja voz já está meio degradada e liquidifica tanta influência e música sublimes que deveria ser conhecida. Para os mais jovens, compensa muito mais uma coletânea do Simply Red e, mais importante, Marvin Gaye, Barry White, Burt Bacharach e coletâneas de disco music e Philly soul. Daí você pode até ouvir Big Love, mas, sacando de onde saiu cada charmoso acorde.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ResenhaRodrigo Campos, Gui Amabis e Juçara Marçal - Sambas Do Absurdo Vol. 2 (2022)
05/08/2022
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Big Love
Álbum disponível na discografia de: Simply Red
Ano: 2015
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar