Resenha

Illusions On A Double Dimple

Álbum de Triumvirat

1974

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

05/04/2020



Essencial? Não, mas ainda assim é muito bom e vale a aquisição

Será possível falar do Triumvirat sem mencionar o ELP? Para muitos, a banda alemã está para a inglesa assim como o Starcastle está para o Yes. Mas, claro que a banda é muito mais do que esse “clone”. Apesar de eu discordar de quem define a banda como simples cópia, eu não me dou ao trabalho de questionar ninguém, mas algo deve ser encarado como um fato independente de qualquer coisa, o Triumvirat em qualquer uma de suas formações foi composto por músicos talentosíssimos. 

Illusions on a Double Dimple é o segundo disco da banda. O grupo brilha através de um complexo e excelente rock sinfônico, claro, na mesma linha do ELP. O disco é dividido em suas suítes com mais de vinte minutos cada, cada uma ocupando um lado do vinil. 

“Illusions On A Double Dimple” é a primeira das duas suítes. Dividida em seis partes, começa com uma parte introdutória bem breve que logo se transforma em uma boa e animada segunda parte, mas é somente na terceira parte que o talento da banda começa a ficar mais evidente, principalmente o talento de Fritz, pois ele se destaca de uma maneira quase que da maneira que Keith Emerson fazia. Os vocais são mais orientados para o rock and roll do que o que Lake fazia, mas ainda assim é poderoso e tem um bom alcance. Na medida em que a suite vai se desenvolvendo, é fácil notar que a música da banda e mais estruturada que a do ELP, pois há menos improvisação, embora ainda exista um pouco. Parece também que cada músico tem um papel importante a desempenhar, não está tão centrado no talento de Fritz quanto no caso de Emerson, ainda que como já mencionado, ele de fato seja o destaque. A música tem momentos bastante divertidos e edificantes, às vezes complexa e às vezes nem tanto. É pouco menos dependente da música clássica. Enquanto que a música vai seguindo pelos seus movimentos, se nota alguns temas recorrentes que unem tudo muito bem. 

“Mister Ten Percent” é a segunda suíte e que também é dividida em seis movimentos. Começa fazendo o ouvinte tirar os olhos de ELP e sentir um pouco da música do Yes na banda. A primeira das seis partes é basicamente instrumental, exceto por algumas pausas repentinas em que há umas vocalizações. Esse momento é realmente muito influenciado em Yes. O piano está mais direto, deixando surgir uma semelhança em Rick Wakeman. Os vocais quando surgem pela primeira vez aparecem de maneira exagerada e pomposa. Há uma inclusão na música da The Kurt Edelhagen Brass Section e da The Cologne Opera House Orchestra o que dá outra dimensão para a faixa e que vão além de semelhança com qualquer banda. Possui um bom solo de baixo que é seguido pelo movimento chamado “Roundabout”, mas só tem o mesmo nome do clássico do Yes, e acabam aí as semelhanças. Mais a frente a semelhança com ELP volta  à tona. A parte agora se chama “Lucky Girl”. Isso lembra algo? Acho que eles também forçam pra algumas críticas cair matando. O violão assume o controle e transforma essa na parte mais descontraída do disco. A última parte reúne de tudo um pouco que foi apresentado no disco, pra assim encerrar muito bem o disco. 

Esse álbum ajudou a começar a trazer a banda para os holofotes, enquanto eles viajavam por muitos países abrindo para a Fleetwood. Este é sem dúvida um dos álbuns mais reverenciados da banda entre os amantes de música progressiva. Deve ter sido óbvio o fato de ser difícil não comparar eles com o ELP, né? Citei bastante o nome da banda e integrantes do grupo inglês durante a resenha.  Clones ou não, a banda se comporta muito bem durante todo o disco, desenvolvendo um rock progressivo muito interessante. Essencial? Não, mas ainda assim é muito bom e vale a aquisição.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRaccomandata Ricevuta Ritorno - Per....Un Mondo Di Cristallo (1972)

    02/05/2022

  • Image

    ResenhaPink Floyd - The Dark Side Of The Moon (1973)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaChicago - Chicago VII (1974)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaHiromi Uehara - Spectrum (2019)

    04/09/2020

  • Image

    ResenhaIconoclasta - Reminiscencias (1986)

    12/07/2021

  • Image

    ResenhaSolaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaMetallica - Master Of Puppets (1986)

    20/12/2017

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Islands (2020)

    05/11/2020

  • Image

    ResenhaOceansize - Everyone Into Position (2005)

    18/06/2020

  • Image

    ResenhaJumbo - Vietato Ai Minori Di 18 Anni? (1973)

    19/03/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Illusions On A Double Dimple

Álbum disponível na discografia de: Triumvirat

Ano: 1974

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Illusions On A Double Dimple:

  • 02
    mai, 2018

    Mudança e superação

    User Photo Rafael Lemos

Visitar a página completa de Illusions On A Double Dimple



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.