
Resenha
Vida Bandida
Álbum de Lobão
1987
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
04/04/2020
O caos e o auge
Discurso polido, ótimas faixas, arranjos notáveis, letras inflamadas, interpretações sublimes, tudo isso em meio ao caos vivido por Lobão na antevéspera e após o disco do músico/compositor. Me lembro do Lobão cantando na TV no fim de noite, ele executou seu sucesso novo e, ao fim, mandou ver o hino nacional, emocionado, com a guitarra inflamada e após o término saiu de lado da câmera que o seguia dizendo algo como: "filho da puta, caralho". Aquilo soou rebeldia, fez valer o Rock and Roll, o período brazuca e o jeito de ser brasileiro. Ele não era santo, não era religioso, não era o camarada de todas as horas, mas era um cara bem ajustado musicalmente; batera de mão cheia, guitarrista, baixista, tecladista, arranjador e escritor. O disco marca o terceiro álbum do artista e vendeu 340 mil cópias, marca para lá de generosa. Um afago total, a subida do limbo para as alturas e na graça do povo e da mídia. Então, bolas para as autoridades, como diriam os Titãs: "Polícia para quem precisa", Lobão era todo livre e sua música ecoava antenas de rádio Brasil afora. Arte de capa suprema, Lobão encarnando o santificado, arrependido o padre de duas e duras faces. Bem condizente. O álbum chegou com Rock, Pop, New Wave, Rock Brasil e muitos músicos nas gravações. Lobão reclamou do fator encurtarem as coisas nas sessões, guitarras encolhidas, arranjos re-arranjados e assim ficou clamor, descontento e lamento de quem sabia fazer a coisa, mais o estilo Brasil bunda mole de ser, não permitia o estilo Metal ao som nosso, somente copiar o Pop gringo. No mais de 35 minutos plenos e alucinantes, escute "Chorando no Campo", "Da Natureza dos Lobos", "Girassóis da Noite", "Vida Bandida" e assim adiante. Som de primeira! Analisando hoje em dia, essa foi a época eficaz e fértil na nossa música. Nada espontâneo e sim bem intencional e volumoso. Esse era o artista verdadeiro em sua concepção mais plena.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Vida Bandida
Álbum disponível na discografia de: Lobão
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,33 - 3 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Vida Bandida:
-
14jun, 2021
Nem Bem, Nem Mal, o som de 1987 desconhecido do Lobão
Alex Machado (alexmachad)
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar