Resenha

Just Say Ozzy

Álbum de Ozzy Osbourne

1990

CD/LP ao Vivo

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

04/04/2020



I can't fucking hear you!

No inicio nos anos 80 Ozzy Osbourne havia colocado no mercado dois discos ao vivo: “Speak of the Devil” e “Tribute”, o primeiro só com musicas do Sabbath com o intuito de incomodar sua antiga banda, que na época contava com Ronnie James Dio e lançaria o “Live Evil”;  e o segundo para celebrar o falecido guitarrista Randy Rhoads, e cobrindo seus dois primeiros discos.

Nos anos 90 a gravadora do vocalista considerou em lançar um novo ao vivo cobrindo a segunda parte da carreira de Ozzy, aquela que englobava seu lado mais glam, de discos como “Bark at the Moon” e “Ultimate Sin”. Na época, o grupo de Osbourne contava com Zakk Wylde nas guitarras, Randy Castilho na bateria e Geezer Butler no contrabaixo. 

Essa formação havia feito um dos melhores shows de sua carreira no Moscow Music and Peace Festival na Rússia, em agosto de 1989, realizou ainda uma excelente apresentação em novembro do mesmo ano no Brixton Academy em Londres. 

Então o vocalista e gravadora chegaram ao consenso de gravar um EP ao vivo com três faixas de cada lado. Como na ocasião Geezer Butler integrava a formação, optaram por gravar o lado A do vinil com músicas da segunda fase da carreira do comedor de morcegos e inserir no lado B  pelo menos duas músicas do Black Sabbath. 

No primeiro lado entraram "Miracle Man" e "Bloodbath in Paradise", ambas do álbum “No Rest For Wicked” de 1989, e ainda o hit “Shot in the Dark”, single do “The Ultimate Sin”, que possuía inclusive clip na MTV da época. Ozzy sempre diz que essa versão é sua preferida por ser mais pesada que a gravação original. Realmente a canção soa mais direta e é  interessante ver o estilo de Zakk predominando nesta versão com aquele vibrato característico.

No lado B entrou outra canção de “No Rest...”, a direta “Tattooed Dancer” e duas do Sabbath: Os clássicos “Sweet Leaf” e “War Pigs”. Ambas ficaram com versões excelentes, com o baixão de Geezer pulsando no peito! Mas a versão de “War Pigs” com a guitarra certeira de Zakk e a bateria insana de Randy (R.I.P.) pode ser considerada uma das melhores versões da música já gravada até o dia de hoje. 

Porém ocorreu um fato curioso: Quando escutaram a apresentação, Ozzy e seu cast não gostaram da qualidade da gravação e optaram por regravar boa parte do material em estúdio, com a adesão do tecladista John Sinclair. O ouvinte mais fanático pode se sentir enganado, mas este truque é feito desde os anos 70, e muitos de maneira exagerada.

De todo modo, como essa formação não gravou nenhum álbum de estúdio, vale o registro de um grupo completamente integrado, e talvez, se falarmos em termos de unidade, podemos considerar uma das melhores formações da banda do Madman, e que representava o Black Sabbath muito melhor que o próprio, uma vez que tinha em sua formação dois membros originais contra apenas um no próprio Sabbath da época.

Produzido pelo mago Andy Johns (Rolling Stones, Steve Miller, Joe Satriani), o disco foi lançado em março de 1990 e ainda atingiu o numero 58 do top 200 da Billboard, um feito e tanto para um EP.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRobben Ford - Schizophonic (1976)

    30/11/2021

  • Image

    ResenhaJeff Beck - Wired (1976)

    20/12/2018

  • Image

    ResenhaBilly F Gibbons - Hardware (2021)

    01/07/2021

  • Image

    Artigo5 grandes e subestimados guitarristas

    05/08/2021

  • Image

    ResenhaStone Age A.D. - The Awakening of Magicians (2018)

    15/02/2019

  • Image

    ResenhaLiving Colour - Vivid (1988)

    11/04/2021

  • Image

    ResenhaMarillion - Seasons End (1989)

    08/08/2018

  • Image

    ResenhaRush - Counterparts (1993)

    09/05/2019

  • Image

    ResenhaRoger Daltrey - Ride A Rock Horse (1975)

    30/10/2020

  • Image

    ResenhaGuilt Machine - On This Perfect Day (2009)

    01/07/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Just Say Ozzy

Álbum disponível na discografia de: Ozzy Osbourne

Ano: 1990

Tipo: CD/LP ao Vivo

Avaliação geral: 4 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Just Say Ozzy:

  • 06
    jun, 2021

    Mantendo a discografia

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de Just Say Ozzy



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.