Resenha

Book Of Shadows

Álbum de Zakk Wylde

1996

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

04/04/2020



Zakk estreia com uma obra introspectiva, melódica e genial!

Em 1995, Zakk Wylde era um consagrado guitarrista de heavy metal, com grande fama por integrar o grupo de Ozzy Osbourne. O músico tinha acabado de gravar “Ozzmosis” e estava em alta no meio. Ao lado do amigo Dimebeg Darrel, Zakk era considerado como um dos maiores expoentes do rock pesado com um estilo pessoal na criação de riffs e solos.

Naquele mesmo ano, Zakk resolve iniciar sua carreira solo, colocando no mercado seu primeiro trabalho autoral. Pata a empreitada, além de sua costumeira guitarra, também toca baixo, gaita, violão, e divide os teclados e piano com o baterista Joe Vitale (que já havia tocado com Joe Walsh, Stephen Stills entre outros). Para completar o trio, Zakk convidou seu parceiro do Pride and Glory James Lomenzo (Ex White Lion,). 

 O que ninguém esperava era que, apesar da capa sombria, o disco mostrava outra faceta de Zakk, privilegiando seu lado acústico e folk, utilizando muitos violões, piano e até gaita!

O guitarrista já havia se envolvido anteriormente no projeto denominado Pride and Glory, mais voltado para o southern rock, mas a sonoridade encontrada neste álbum surpreendeu até mesmo os fãs mais ecléticos.

Os primeiros acordes de violão na primeira faixa “Between Heaven And Hell”, seguida por uma gaita malandra, sugere que estamos ouvindo um disco de Neil Young, tamanha a similaridade, embora seus vocais sejam bem mais encorpados; A faixa seguinte “Sold  My Soul” é introspectiva, melancólica e tem até violino. Uma faixa quase progressiva, pelas mudanças de andamento e o solo pungente de Zakk no meio da canção;

“Road Back Home” é uma das mais belas baladas já compostas no piano, com uma interpretação completamente passional de Zakk; A mesma Estrutura é usada em “Way Beyond Empty “, mostrando que o futuro barbudão sabia compor canções melódicas com maestria, apesar de seu passado pesado!

Todas as faixas que se seguem tem este tom intimista, tendo o violão como base principal das canções, que em sua maioria surgem introspectivas e arrastadas;

Como exceções temos “The Things You Do” e “ What You're Look'n For”, que tem harmonias mais dinâmicas e levadas com mais groove, incluindo jogo de vozes e coros, bem na linha do Crosby, Stills & Nash. 

Vale também a menção de “Throwin' It All Away”, criada em homenagem ao falecido vocalista da banda Blind Melon, Shannon Hoon, que havia morado junto com Zakk no inicio de sua carreira, e   “1,000,000 Miles Away”, única faixa realmente com peso em todo álbum. Seria uma Ideia não aproveitada por Ozzy ou uma prévia do que suas futuras intenções no Black Label? O fato é que embora possua certo peso, a música não chegou a destoar do restante das faixas, mas serve pra quebrar a atenção do ouvinte em meio a tantas baladas;

O álbum saiu no mercado em junho de 1996 e serviu para consolidar a carreira de Zakk, mostrando ao mundo que o músico tinha muito mais a oferecer que apenas riffs pesados. Curiosamente o guitarrista levaria exatos vinte anos para lançar a segunda parte desta obra que hoje ganhou ares de clássico.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaWhiplash

    25/10/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Ready An' Willing (1980)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaEloy - Dawn (1976)

    30/11/2019

  • Image

    ResenhaDavid Crosby - Croz (2014)

    05/05/2018

  • Image

    ResenhaRoy Buchanan - You're Not Alone (1978)

    13/06/2020

  • Image

    ResenhaTony Levin - Double Espresso (2002)

    14/12/2021

  • Image

    ResenhaStanley Jordan - Magic Touch (1985)

    15/05/2021

  • Image

    ArtigoMúsicos de apoio: a verdadeira força motriz da música!

    24/11/2018

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Burn (1974)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaSteve Rothery - The Ghosts Of Pripyat (2014)

    19/06/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Book Of Shadows

Álbum disponível na discografia de: Zakk Wylde

Ano: 1996

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Book Of Shadows



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.