
Resenha
Orchids
Álbum de Marco Minnemann
2002
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
04/04/2020
Um disco de bateria com canções melódicas
Se você gosta de música certamente já ouviu falar do baterista alemão Marco Minnermann. O músico já participou de uma infinidade de projetos, tendo tocado desde bandas pesadas como Kreator, até grupos rock progressivo como The Sea Within passando por projetos de jazz rock, e musica instrumental, além de integrar as bandas de Joe Satriani e Steve Wilson (Porcupine Tree) dentre outros. Marco fundou ainda o grupo “The Aristocrats” ao lado de Guthrie Govan e Bryan Beller e encabeçou o projeto LEVIN - MINNEMANN – RUDESS, ao lado de Tony Levin (King Crimson) e Jordan Rudess (Dream Theater), além de várias outras atividades musicais em que se envolve. Mesmo com toda essa infinidade de bandas e projetos o músico ainda consegue administrar uma prolífica carreira solo que começou em 1998 e atualmente conta com 15 discos. Além de exímio baterista, Marco toca guitarra, baixo, teclados, e ainda canta muito bem! Neste trabalho de 2002 o músico trouxe para si a responsabilidade de tocar todos os instrumentos, tendo ajuda apenas do amigo Mario Brinkmann, nos sintetizadores e sons adicionais. Minnermann mostra que tem desenvoltura em outros instrumentos, e embora cante razoavelmente bem, optou por trazer quatro vocalistas convidados participando em várias faixas do disco. E se você espera um álbum de baterista, calcado no instrumento, com viradas mirabolantes e passagens excessivamente técnicas, pode procurar outro disco. Embora toque praticamente todos os instrumentos, Marco utiliza o conceito de banda, criando composições eminentemente progressivas, com influencias de musica pop e psicodélica, muito parecida com grupos como Porcupine Tree, principalmente na fase “Stupid Dream” e “Lightbulb Sun”, como pode ser visto nas balada “Lose My Sin” e “Fall”, ambas com boa dose de melancolia sendo que a ultima ainda conta com os vocais aveludado da cantora Artemis; Outras canções que merecem destaque: ”Doin Blind”, um tema bem no estilo neo prog, como Jadis ou Spocks Beard, com Minnermann mostrando que é bom em linhas de contrabaixo; “Bllending”, com bom jogo de vocais entre os vocalistas convidados Das Reh e Artemis; e da climática “Erase My Feel” com os vocais de Fábio trentin. Com o ego completamente domado, “Orchilds” apresenta música com enfoque nas canções e melodias, onde a bateria é apenas mais um instrumento que compõe a estrutura dos temas. Se você quer ouvir Marco destruindo sua bateria com viradas mirabolantes e conduções peculiares, sugiro que ouça outros de seus projetos, ou seu próximo álbum solo denominado “Broken Orange”. O disco foi lançado por uma pequena gravadora, mas está disponível na pagina oficial do musico no YouTube.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ArtigoR. I. P. Neil Peart (12/09/1952 – 07/01/2020) - A lenda do Rush se vai e deixa uma obra consistente e inigualável
10/01/2020
-
ArtigoSteve Howe e Mark Knopfler: O bem-sucedido encontro do rock com a country music!
03/01/2019
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Orchids
Álbum disponível na discografia de: Marco Minnemann
Ano: 2002
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar