Resenha

Contaminazione

Álbum de Il Rovescio della Medaglia

1973

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

03/04/2020



Uma alegre e musicalmente gratificante homenagem a Bach

Já percebi que algumas criticas à álbuns de rock progressivo que inclui uma orquestra clássica, é que se não souber dosar bem as coisas, algumas partes das músicas acabam soando como uma trilha sonora de filme ou simplesmente perdem o seu vigor e soam até mesmo pop. Mas pra essas pessoas eu posso dizer que esse tipo de problema não acharão aqui em Contaminazione, álbum de 1973 e que se baseia em alguns prelúdios e fugas de O Cravo Bem Temperado, de Bach. A grande maioria das cordas desse disco soam como uma verdadeira orquestra clássica e não como uma orquestra de estúdio, e que poderiam desagradar ouvidos mais exigentes (confesso que eu não veria problema nisso). 

O disco é uma fusão mais sofisticada e aventureira da música clássica com o rock, é experimental, convincente e emocionante, os teclados ocasionalmente faz o ouvinte se lembrar de Keith Emerson, inclusive, a formação de teclas é algo bastante impressionante nesse álbum, hammond, sintetizadores, piano, cravo e órgão de tubos. Claro, além das guitarras e baixos agradáveis, boa bateria e ótimo acompanhamento orquestral. 

Todas as treze peças encontradas no disco são curtas, mas costumo dizer que todas devem seguir juntas, por isso costumo encarar o álbum como uma música de cerca de trinta e seis minutos. Existem momentos clássicos, outros que é puro rock progressivo e também aqueles de momento experimental. Tudo isso é muito bom e funciona muito bem em conjunto. Durante tanta sensibilidade musical e baseado no que eu disse mais acima, eles contam a história fictícia de um músico escocês que ficou obcecado por Bach e sua música ao ponto de acreditar que ele era filho de Bach e tendo até mesmo enlouquecido.

Que música maravilhosa, que musicalidade. Os teclados são onipresentes, as guitarras elétricas estão menos presentes do que possamos imaginar inicialmente, mas sempre que acionadas são maravilhosas, os vocais, sejam individuais ou em coro, sempre estão no lugar certo, a orquestração oferece um ambiente em que a banda se encaixa muito bem e desliza perfeitamente em uma instrumentação clássica impulsionada muito vezes pelo cravo e cordas, soando deliciosamente em toda a obra. A primeira metade do álbum, comprometendo as seis primeiras faixas, tem um começo emocionante, mas depois fica progressivamente mais suave. A partir do segundo tempo, o disco fica um pouco mais pesado, mais rápido e até mais maluco, digamos assim.

Se você é um fã de rock progressivo italiano, creio que seja meio óbvio que já conheça esse disco, mas se você gosta de rock progressivo e aprecia a sua mistura com a música clássica, Contaminazione irá lhe mostrar um dos mais bem sucedidos casamentos entre os dois gêneros. Uma alegre e musicalmente gratificante homenagem a Bach.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaFairport Convention - Liege & Lief (1969)

    21/03/2018

  • Image

    ResenhaJoss Stone - LP1 (2011)

    29/06/2020

  • Image

    ResenhaYes - Close To The Edge (1972)

    02/10/2017

  • Image

    ResenhaAlphataurus - Alphataurus (1973)

    19/01/2019

  • Image

    ResenhaHansson & Karlsson - Monument (1967)

    25/06/2020

  • Image

    ResenhaBeardfish - Sleeping In Traffic - Part Two (2008)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaMagma - Félicité Thösz (2012)

    31/03/2021

  • Image

    ResenhaDream Theater - Octavarium (2005)

    30/10/2018

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - The Sum Of No Evil (2007)

    10/07/2021

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Adam & Eve (2004)

    03/04/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Contaminazione

Álbum disponível na discografia de: Il Rovescio della Medaglia

Ano: 1973

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Contaminazione:

  • 09
    set, 2019

    Indispensável pra conhecer Ítalo Prog

    User Photo Roberto Rillo Bíscaro

Visitar a página completa de Contaminazione



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.