Prog canastrão e preguiçoso
O exemplo perfeito de disco morno pode ser encontrado no derradeiro Heaven & Earth. Sabe quando não empolga mesmo sabendo do que se trata? Sabendo que é uma de suas bandas preferidas: o todo poderoso YES. Realmente fiquei animado com o antecessor Fly From Here, não que seja espetacular, e sim com boas ideias do progressivo moderno; desse modo entendi que dariam continuidade, mas o resultado de Heaven & Earth ficou abaixo das expectativas. Sem criatividade tal qual Open Your Eyes e sem direcionamento a exemplo de The Ladder. A troca de vocalista não afetou em nada, Jon Davison canta bem, tem um timbre legal e sua performance não compromete. O que pega mesmo são canções inócuas e adocicadas, salvas em partes pela guitarra de Howe e o baixo de Chris Squire. Fosse um banda qualquer, daria para encarar sem o olhar suspeito. Heaven & Earth é um disco pop com invólucro progressivo, tipo sorvete sabor "nada" com casquinha de chocolate, terminada a fina casca do chocolate, sabe que o resto não agradará o paladar. Believe começa com as guitarras progressivas na base do Soon (Relayer) para entrar na realidade de uma música simples e com um refrão até passável, do mais, é preguiçosa e mal escolhida para abertura. The Gamme anima pelos vocais, sobretudo os refrães. Não posso ser injusto, tem que ser postulada como um dos poucos destaques. Com ritmo de karaokê a toada segue com Step Beyond, parece piada esse timbre sem vergonha que Geoff Downes arrumou. A anedota é maior se constatarmos que essas notas se encaixam bem e fazem o diferencial, nessa obra que ... francamente, não serviria nem como bônus em um disco do Asia. In A World Of Our Own é salva pelos licks de Howe, seu bom gosto em mini solos e frases esparsas conseguem levar In A World Our Own nos ombros. O restante do disco é pura falta de inspiração, um retorno ao cascateiro Tormato mesclado com a nulidade de Open Your Eyes. Essa foi a medida colocada na receita, assim o bolo murchou. Heaven & Eath é um apanhado de faixas que serão esquecidas. Com muito esforço pode se liberar uma ou duas canções para um best of quíntuplo. Com a morte do genial Chris Squire em 2015, o Yes abriu duas frentes, mas todo mundo sabe que acabou. Basta rezar para que os membros tenham bom senso e se atirem em projetos paralelos, ao invés de agarrar-se ao nome somente por ego e grana. Yes só existe com Chris Squire? - pode apostar!.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Heaven & Earth
Álbum disponível na discografia de: Yes
Ano: 2014
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 2 - 8 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Heaven & Earth:
-
04out, 2017
Pobre, sem graça, inspiração e longe de minimamente soar progressivo
Tiago Meneses
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar