
Resenha
Jazz Standards
Álbum de Alfredo Dias Gomes
2020
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
01/04/2020
Jazz clássico made in Brasil!
Filho dos dramaturgos Janete Clair e Dias Gomes, o Baterista, arranjador e compositor, Alfredo dias Gomes começou sua carreira ainda na adolescência, quando aos 15 anos teve aula com ninguém menos que Don Aliás, baterista e percussionista que gravou com os maiores medalhões do jazz como Miles Davis, Michael Brecker, Herbie Hancock entre outros. A experiência o deixou preparado para integrar a banda de Hermeto Paschoal com apenas 18 anos, gravando o seminal “Cérebro Magnético”. O musico tocou ainda com os maiores nomes da música instrumental Brasileira, como Nico Assumpção e Ricardo Silveira, além de fazer parte da banda de apoio de Ivan Lins durante boa parte da década de 80, Ou seja, sua musicalidade e percepção harmônica sempre esteve intimamente ligada ao estilo criado em Nova Orleans. A partir de 2015, o baterista tem lançado álbum por ano, mantendo uma boa regularidade em discos autorais, como o excelente “Solar” de 2019. Todos seus trabalhos instrumentais têm forte apelo jazzístico, porém, Gomes nunca havia lançado um álbum totalmente voltado para o jazz como neste trabalho, resgatando os maiores clássicos do estilo em um disco gravado em seu estúdio na Lagoa no RJ, acompanhado de Jessé Sadoc (trompete), Widor Santiago (sax tenor), Jefferson Lescowich (baixo) e Lulu Martin (teclado). São nove clássicos, temas fundamentais para quem gosta e quer conhecer o estilo, todas em releituras extraordinárias, como ‘Seven Steps to Heaven” e “Solar” do mestre Miles Davis (esta ultima também foi regravada pelo magistral Roy Haynes); “Caravan”, talvez a melhor e mais conhecida composição de Duke Ellington, com destaque para o baixo cheio de groove de Lescowich; “Giant Steps”, do saxofonista John Coltrane, “A Night in Tunisia”, de Dizzy Gillespie, com excelente integração dos sopros de Sadoc e Santiago; e ainda vale citar “Footprints”, outra da lavra de Miles, com trabalho de condução magistral do líder! Falando no líder, Alfredo teve ótimo bom senso em não mexer no sagrado, isto é, imprimiu sua marca pessoal nos clássicos, porém sem descaracteriza-los. Com uma capa simples e de extremo bom gosto, “Jazz Standarts” está na minha lista de melhores lançamentos de 2020. Resultado da atuação de um músico maduro, que sabe o que faz e como faz. Não sei se Alfredo Dias Gomes terá acesso a esta resenha, mas espero que a leia, pois gostaria muito que houvesse um volume 2 desta obra. O álbum foi lançado em formato físico e também se encontra disponível nas plataformas digitais e na página do músico no YouTube.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Jazz Standards
Álbum disponível na discografia de: Alfredo Dias Gomes
Ano: 2020
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar