Resenha

Cyclone

Álbum de Tangerine Dream

1978

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

31/03/2020



Um estranho no ninho do progressivo eletrônico

Atípico! Este é o melhor adjetivo para definir Cyclone. Na época o Tangerine Dream era um conceituado grupo de progressivo eletrônico formado pelo trio Peter Baumann, Edgar Froese e Christopher Franke. Com a saída de Baumann no ano anterior, o líder Froese e Franke resolveram inovar, trazendo o inglês Steve Joliffe para cuidar de instrumentos de sopros e...vocais! 

Deste modo, o grupo se aproximou mais da sonoridade progressiva inglesa, deixando de lado a sonoridade mais eletrônica e característica alemã. Essa mudança foi considerada heresia por muitos dos seguidores da banda que não entenderam a nova proposta apresentada.

O álbum tem apenas três faixas, iniciando com “Bent Cold Sidewalk”,  música com treze minutos. Seu inicio é com sintetizadores, seguido pelas flautas de Joliffe. Logo aparecem seus vocais que de certo modo, descaracterizam a música do grupo. Na segunda parte do tema há vocais eletrônicos e flautas no melhor estilo Jethro tull em meio a camadas de sintetizadores. Um som similar aos primeiros trabalhos do Pink Floyd;

A segunda faixa “Rising Runner Missed By Endless Sender”  é demasiadamente curta, principalmente em se tratando do grupo. Tem a Base calcada nos seus sintetizadores característicos, mas os vocais a deixam mais dinâmica. Aliás, as vozes dessa faixa em especial me lembrou muito bandas de rock progressivo dos anos 80 como o Pallas;

A suíte “Madrigal Meridian” encerra o trabalho e cobre todo o lado B do antigo vinil com seus mais de vinte minutos. É uma canção totalmente calcada no estilo clássico do grupo. Os teclados ao fundo juntamente com o órgão dão um clímax perfeito como se estivéssemos em um filme de suspense.  A canção tem varias nuances e mudanças de andamento, com a entrada de sintetizadores em meio a bateria tocada de maneira simples e com muitos efeitos eletrônicos capitaneada por Klaus Krieger. 

As incursões de guitarra deixam o tema ainda mais completo, que segue crescendo cada vez mais, sendo enriquecido pelo uso de saxofone, Moogs e pilhas de sintetizadores. Embora não possua vocais, o uso de outros instrumentos a frente da suíte deixou o lado mais progressivo e psicodélico do grupo exacerbado, os aproximando de bandas como Van Der de Graaf Generator  e torcendo o nariz dos mais puristas;

Muitas críticas negativas foram ditas sobre os vocais de Steve, principalmente que seu jeito de cantar não combinava com o som apresentado. Talvez se tivessem tido mais tempo, o vocal poderia ter mais bem trabalhado, assim como algumas letras. Mas dizer que sua voz é ruim beira ao exagero. 

“Cyclone” foi lançado em março de 1978 e traz em sua capa uma pintura do Líder Edgar Froese. Não tem como compara-lo a clássicos como “Phaedra” ‘Rubycon” ou mesmo  “Force Majeure”, mas merece destaque por apresentar uma sonoridade diversa e diferente. 

A má aceitação do álbum levou o líder Froese a redirecionar novamente a proposta musical do grupo, o que culminou na saída de Jolliffe e a volta ao eletrônico no ano seguinte com o citado “Force Majeure”. 

Os fãs radicais do grupo nunca entenderam o álbum, mas se você gosta de rock progressivo com elementos de música eletrônica e psicodélica, “Cyclone” é um álbum fantástico e altamente recomendado.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Burn (1974)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaSteve Howe - The Steve Howe Album (1979)

    03/06/2018

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - Blizzard Of Ozz (1980)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Whoosh! (2020)

    08/08/2020

  • Image

    ArtigoGinger Baker: 80 anos descendo o braço!

    20/08/2019

  • Image

    ResenhaQueensryche - American Soldier (2009)

    19/04/2020

  • Image

    ResenhaTerje Rypdal - Waves (1978)

    24/10/2021

  • Image

    ResenhaNey Matogrosso - As Aparências Enganam (1993)

    20/09/2020

  • Image

    ResenhaPat Metheny - Offramp (1981)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaMark Isham - Blue Sun (1995)

    13/04/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Cyclone

Álbum disponível na discografia de: Tangerine Dream

Ano: 1978

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Cyclone



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.