Resenha

Catfish Rising

Álbum de Jethro Tull

1991

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

29/03/2020



Jethro Tull "encharcado" de blues!

Toda banda tem uma assinatura musical. Um estilo que as diferencia das demais e funciona como impressão digital musical. Porém, muitas bandas pelos mais variados motivos em algum ponto da carreira se afastam da sonoridade consagrada, lançando álbuns que, se não são ruins soam desastrosos aos olhos dos fãs.

Todos sabem que os anos 80 foram os piores para os grupos de rock progressivo, e com o Jethro Tull não foi exceção. A banda tinha se rendido a sonoridade mais acessível, lançando álbuns considerados abaixo da expectativa como “Under Wraps” e “Rock island”. Porém, no final daquela década, Ian Anderson, líder inconteste do Tull, vendo a baixa aceitação dos lançamentos anteriores resolve arriscar um novo direcionamento musical, se aproximando do blues, muito utilizado pelo grupo nos primórdios de sua carreira.

Ian compôs todas as 13 canções e teve ajuda do guitarrista Martin Barre na elaboração dos arranjos. Desde o inicio, fica bem claro que a guitarra de Barre e a voz de Anderson são os principais destaques do disco. A flauta característica do grupo aparece, mas em doses muito menores, apenas como mera coadjuvante, sendo destaque em poucas canções.

A sonoridade folk progressiva que consagrou o grupo pode ser ouvida de maneira tímida em “Sparrow On The Schoolyard Wall” e “White Innocence”, o que convenhamos é muito pouco para quem admira o estilo criado pelo Jethro Tull;

Deste modo, o disco se divide em rocks básicos oitentistas com influência nítida  de Dire Straits, como na faixa de abertura “This Is Not Love”, Occasional Demons” e “Doctor To My Disease E outras faixas que privilegiam o blues como em “Roll Yer Own”, “Rocks on the Road”, um blues acústico com a sonoridade calcada no violão e “Sleeping With The Dog” a melhor das canções blues, com a flauta tentando se rivalizar com a guitarra;

O álbum termina com "When Jesus Came To Play", uma faixa com letra sarcástica e andamento bluesy; É inegável que o grupo se sai melhor nas faixas influenciadas pelo blues americano, mostrando que Anderson e Cia manda bem no estilo criado as margens do rio Mississipi.

Com certeza o álbum seria muito melhor avaliado se fosse lançado por uma banda iniciante dos anos 80 ou mesmo como disco solo de Ian Anderson, uma vez que não possui a assinatura musical criada pelo Jethro Tull durante seu período considerado clássico.

No fim das contas, “Catfish Rising” não é um álbum ruim, mas muito diferente do que se espera de um grupo como o Jethro. É indicado somente para os ouvintes mais ecléticos ou quem não gosta do estilo original do grupo.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRush - Hold Your Fire (1987)

    03/05/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Ready An' Willing (1980)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaFelipe Continentino - Felipe Continentino (2012)

    26/07/2020

  • Image

    ResenhaAudioslave - Audioslave (2002)

    22/11/2021

  • Image

    ResenhaBanco Del Mutuo Soccorso - Transiberiana (2019)

    24/03/2022

  • Image

    ResenhaAlfredo Dias Gomes - Metrópole (2021)

    15/05/2021

  • Image

    ResenhaStephen Stills - Stephen Stills (1970)

    05/02/2022

  • Image

    ResenhaJohn Paul Jones - Zooma (1999)

    11/06/2020

  • Image

    ResenhaQueen - A Kind Of Magic (1986)

    25/10/2019

  • Image

    ResenhaColosseum II - Strange New Flesh (1976)

    14/07/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Catfish Rising

Álbum disponível na discografia de: Jethro Tull

Ano: 1991

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,2 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Catfish Rising



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.