Resenha

Surfing With The Alien

Álbum de Joe Satriani

1987

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

27/03/2020



O maior clássico guitarrístico dos anos 80!

Nos anos 80 Joe Satriani era um respeitado professor de guitarra, tendo lecionado para músicos do porte de Kirk Hammet (Metallica), Alex Skolnick (Testament), Steve Vai, o jazzista Charlie Hunter e muitos outros. 

Foi exatamente seu amigo Steve Vai que lhe conseguiu um contrato com a gravadora Relativity Records no qual lançou  seu primeiro álbum “Not of this Earth”. O disco não foi bem sucedido e com dificuldades financeiras Satriani chegou a fazer parte da Greg Kihn Band.

O pessoal da Relativity resolveu dar uma nova chance a Joe, autorizando a gravação de um segundo disco. Porém, a verba liberada foi irrisória, algo perto dos US $ 13.000,00, uma verdadeira ninharia. 

Só que mal sabiam eles que esta verba mínima contribuiria para o sucesso do álbum. Eu explico: como não havia dinheiro sobrando, Joe precisou tocar a maior parte dos instrumentos além de sua guitarra, e também fazer varias programações de bateria ao lado Bongo Bob Smith. Jeff Campitelli, seu antigo parceiro na banda “The Squares”, fazia apenas alguns overdubs complementando as linhas pré-programadas.

Como não havia um baterista físico, Satriani e Smith optaram por linhas mais simples e diretas do instrumento, facilitando a compreensão e assimilação do ouvinte para com um álbum completamente instrumental.

Isso foi determinante para o sucesso do disco. Não havia linhas intrincadas ou duelos entre instrumentos como era comum no fusion, Satriani apresenta músicas instrumentais com melodias agradáveis ou pesadas cujo o personagem principal é sua guitarra à frente das canções, sempre amparadas por arranjos mais simples e direto dos demais instrumentos. Esse estilo apresentado deixava o ouvinte de rock confortável, sem se cansar e disposto a apreciar um bom solo de guitarra até o fim do disco;

Todas as 10 faixas podem ser considerados clássicos absolutos que ajudaram a redefinir os rumos da guitarra na música, porém, algumas se destacaram ainda mais e muitas delas fazem parte do set list do guitarrista até os dias de hoje.

A faixa titulo que abre o álbum dá um pequeno resumo do que o ouvinte encontraria por todo disco: tema curto, base relativamente simples e guitarra bem timbrada “na cara” do ouvinte; “Ice 9”, a faixa seguinte segue exatamente os mesmo parâmetros. 

“Always with me, Always with you”, é uma linda balada instrumental orientada pela guitarra. Uma grande novidade na época. O canção recebeu uma indicação para Melhor Performance Instrumental Pop no Grammy Awards de 1989, e a gravação de um vídeo, alavancando ainda mais a venda do disco; 

“Satch Boogie” é a quinta musica do álbum e soa diferenciada, com o guitarrista tirando novos coelhos da cartola no meio do álbum para renovar a atenção do ouvinte. Aqui o músico apresenta um boogie bastante pessoal, cheio de groove e malandragem, mostrando que dava muito bem pra colocar certo swing em meio a tanto peso e técnica;

Também merece destaque  “Circles” com sua entrada climática e varias mudanças de andamento, com Joe alternando solos pungentes com linhas mais limpas de seu instrumento; e “Lords of Karma”com um timbre de guitarra exótico durante os solos. 

Não poderia deixar de citar “Echo” que encerra o CD e mostra que Joe mandava muito bem nas linhas de baixo quando queria;

A capa possui uma história curiosa: Ao contrario do que parece, o guitarrista nunca foi entusiasta de quadrinhos ou super heróis. Era Jim Kozlowski, gerente de produção da  Relativity Records, fã inveterado de quadrinhos e do mundo Marvel. Jim usava o apelido "The Silver Surfer” quando atuava como DJ nas rádios locais. Partiu dele a ideia de usar o Surfista prateado na capa com do álbum, tendo conseguido inclusive autorização da Marvel para o uso da arte.

O álbum foi lançado em outubro de 1987, e estabeleceu Joe Satriani como um dos guitarristas definitivos de sua geração, com o álbum chegando em 26ª colocação da Billboard e permanecendo no Top 200 por 72 semanas! Algo inacreditável para um álbum completamente instrumental de rock.

Satriani ainda recebeu indicação ao Grammy de melhor performance instrumental de rock pelo álbum. Porém, o musico ainda tinha um problema a ser resolvido: como excursionar promovendo o álbum com um orçamento apertado de sua minúscula gravadora? A resposta veio através de um telefonema no qual Mick Jagger o convidava a ser guitarrista da turnê de seu novo álbum “Primitive Cool”.

Usando a infraestrutura do Stone e aproveitando o espaço que Jagger lhe dava nos shows, Joe pôde se apresentar em plateias de todo o mundo alavancado de maneira considerável as vendas de seu disco.

“Surf With The Alien” recebeu o disco de platina por suas vendas, e até os dias de hoje é o trabalho mais conhecido do guitarrista, tendo ganhado inúmeras edições em vinil e CD  por todo o mundo.

Em tempo: Em 2018 Satriani não mais renovou a licença com a Marvel para o uso da arte gráfica da capa por não chegarem a um consenso financeiro. Então de lá pra cá o álbum tem saído com arte diferente da original.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCamel - Breathless (1978)

    28/07/2018

  • Image

    ResenhaSteve Howe - The Steve Howe Album (1979)

    03/06/2018

  • Image

    ArtigoBlues Alright: 05 grandes músicos de rock que lançaram discos de blues

    09/11/2021

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Their Satanic Majesties Request (1967)

    04/06/2021

  • Image

    ResenhaGenesis - Selling England by the Pound (1973)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaGenesis - Seconds Out (1977)

    18/03/2018

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Killers (1981)

    10/04/2019

  • Image

    ResenhaKadavar - Berlin (2015)

    15/11/2019

  • Image

    ResenhaCozy Powell - Over The Top (1979)

    02/11/2021

  • Image

    ArtigoTrios elétricos...de rock!

    05/08/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Surfing With The Alien

Álbum disponível na discografia de: Joe Satriani

Ano: 1987

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,38 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Surfing With The Alien



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.