Resenha

Turbulence

Álbum de Steve Howe

1991

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

26/03/2020



Um álbum orientado pela Guitarra

No final dos anos 80 a guitarra estava na moda em toda mídia especializada e fora dela também. Nomes como Joe Satriani, Steve Vai e Yngwe Malmsteen colhiam os louros de seus trabalhos formando a linha de frente da guitarra shred (onde o músico toca o instrumento com arpegios e escalas na velocidade da luz).

Naquela época havia a Relativity, gravadora do americano Barry Kobrin, que investia nessa onde shred e possuía em seu cast ninguém menos que o citado Satriani, tendo lançado seu clássico “Surfing With the Alien”.

Steve Howe havia passado os anos 80 sem lançar nenhum disco solo e foi convidado a gravar um álbum pela Relativity. Sendo o selo especializado em guitarras, Howe provavelmente foi orientado a colocar o instrumento a frente de todos os temas. 

Além de muitas guitarras, Steve toca ainda baixo, teclados, dobro, percussão e instrumentos exóticos como o koto japonês. O músico teve ajuda do colega Bill Bruford na maioria das faixas (Nigel Glocker, baterista do Saxon gravou três temas), e por Billy Currie do Ultravox  que tocou alguns teclados. 

Por todo o histórico da gravadora e o panorama musical da época,  esqueça os  discos lançados pelo músico nos anos 70. Aqui não há arranjos emblemáticos e orquestrais. Os temas, em um total de 10, são todos calcados na guitarra, diferenciando em muito a sonoridade usada em seus futuros discos solo e principalmente pelo Yes. É como se o músico se reinventasse e atualizasse seu modo de tocar a época. Obviamente que a essência de seu estilo foi mantida, mas as canções soam mais diretas, sem tantas sobreposições de guitarras.

Mas o lado positivo do álbum é poder ver mais da técnica e musicalidade do guitarrista Steve Howe, em temas que privilegiem seu instrumento e seu lado mais rocker, como pode ser visto na faixa título que abre o álbum e já mostra a guitarra pesada bem a frente do tema;Outras faixas que merecem destaque é “Hint Hint” com sua sonoridade oriental exótica; 

“Corkscrew”, com um belo trabalho de violão em conjunto com guitarras; a cadenciada e dinâmica ‘The Inner Batlle” com um belo timbre de guitarra e base com baixo fretless;  e "Sensitive Chaos" tema cuja melodia seria usada em "I Would Have Waited Forever" do álbum “Union”, gravado em 1991 pelo Yes.

A belíssima capa foi desenhada por Roger Dean, famoso por seus trabalhos junto ao Yes. O álbum foi produzido pelo próprio Howe e lançado em 1991. Se você gosta de musicas orientadas pela guitarra não deixe de conhecer.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGong - Gazeuse! (1976)

    21/03/2021

  • Image

    ResenhaKamasi Washington - The Epic (2015)

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaMcCoy Tyner - Guitars (2008)

    08/09/2021

  • Image

    Artigo5 grandes e subestimados guitarristas

    05/08/2021

  • Image

    ResenhaQueen - A Kind Of Magic (1986)

    25/10/2019

  • Image

    ResenhaPat Metheny - American Garage (1979)

    10/05/2019

  • Image

    ResenhaStanley Jordan - Magic Touch (1985)

    15/05/2021

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Deep Purple In Rock (1970)

    05/06/2020

  • Image

    ResenhaPeter Gabriel - Peter Gabriel (Scratch) (1978)

    09/09/2019

  • Image

    ResenhaResurrection Kings - Resurrection Kings (2016)

    20/02/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Turbulence

Álbum disponível na discografia de: Steve Howe

Ano: 1991

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Turbulence



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.