Resenha

#13

Álbum de Gotthard

2020

CD/LP

Por: Diógenes Ferreira

Colaborador

23/03/2020



Sinônimo de boa música, sempre!

O nome "Gotthard", que é uma referência a uma grande e rochosa montanha suíça, foi batizado nessa banda que tinha desde o princípio tinha o objetivo de criar algo grande que ultrapassasse as fronteiras de seu país de origem e atingisse o topo do mundo. Talvez não tenham atingido o topo do mundo, mas certamente não ficaram restritos somente às paradas musicais da Suíça, pois atingiram o topo em paradas na Alemanha, Espanha e também ao longo de sua carreira obtiveram respeito e prestígio em toda a Europa, além de países Sul-americanos e Asiáticos. Escreveu canção tema da equipe suíça para as olimpíadas de Athenas em 2004, receberam vários prêmios musicais, indicações e seus álbuns passaram a ter vendagens platinadas. Infelizmente no auge, quando o alcance do topo do mundo parecia uma questão de tempo, eis que uma tragédia levou a vida de seu excepcional vocalista Steve Lee, um dos sujeitos mais carismáticos e dono de uma voz diferenciada, que era sem dúvida o maior destaque da banda. Foi um baque muito grande tanto para os fãs quanto para a banda, que acabara de perder seu diferencial. Após um período de difícil decisão se continuaria ou não, a banda decidiu que o nome Gotthard deveria continuar por tudo o que haviam conquistado, pelos fãs e pelo próprio Steve Lee, que certamente não iria querer que o sonho da banda que criou junto com o guitarrista Leo Leoni, terminasse ali. Foi recrutado um novo vocalista suíço, Nic Maeder, que logicamente sobre os olhares de desconfiança, saudades e comparações dos fãs com Steve Lee teve pouco crédito no começo, mas desde o último álbum Silver parece que as coisas vem aos poucos se ajeitando, entrando nos eixos e o Gotthard voltando a ter credibilidade perante ao público e crítica. E é nesse cenário que a banda apresenta mais um álbum #13 que chega em 2020 para seguir o rumo natural das coisas. 

O álbum começa vibrante com a faixa ‘Bad News’ despejando o Hard Rock puro e simples de início de carreira. A próxima é “Every Time I Die”, canção com baixo pulsante e em ritmo acelerado para rasgar em uma moto sem destino, como o saudoso Steve Lee gostava. “Missteria” é o primeiro single do álbum que já ganhou videoclipe, com dança do ventre e elementos indianos. “10.000 Faces” vem mais pesada e atual com vocal em megafone e um riff descolado. “S.O.S.” é uma balada ao piano que a princípio evidencia o vocal de Nic Maeder e depois vai crescendo em peso e melodias, tornando-se uma ótima faixa. “Another Last Time” mete o pé na porta com um Hard Rock pesado e soberbo na linha dos recentes álbuns do Whitesnake, excelente! Em seguida temos uma canção mais Pop, mas muito legal, “Better Than Love”, de energia lá em cima. Depois vem “Save The Date” com bases de guitarra coesas e refrão de fácil assimilação. A faixa “Marry You” é uma bela balada acústica que novamente evidencia Nic Maeder com ótima interpretação no clima da música. “Man on a Mission” é um rock n’ roll básico com cadência e refrão sinuoso. A emoção toma conta da introdução de “No Time to Cry” até que entra um riff pesado e denso com elementos sinfônicos ao fundo que enriquecem a música e levam ao ápice do refrão, sendo mais uma excelente faixa. “I Can Say I’m Sorry” é mais uma balada que começa ao violão e depois vai evoluindo com piano e bateria ditando o ritmo e “Rescue Me” vem meio acústica e percussiva fechar o 13º álbum desses suíços renomados.

Mais um bom álbum do Gotthard, que a essa altura já provou ter um ótimo vocalista na figura de Nic Maeder, que vem fazendo bons álbuns sim e que já está mais do que na hora dos fãs saudosos de Steve Lee aceitarem que ele fez seu nome na história da música, elevou o Gotthard a um patamar de sucesso mundial, mas que por uma tragédia do destino não está mais entre nós. A vida continua, a banda também tem que seguir e não dá pra ficar comparando Steve e Nic, pois Steve sempre será um dos maiores vocalistas surgidos nas últimas décadas do Rock e tem seu lugar especial no coração dos fãs do Gotthard e isso ninguém irá tirar, mas sejamos sensatos em aceitar e reconhecer o bom trabalho que Nic Maeder vem fazendo junto à banda, que continua a manter o nome Gotthard como sinônimo de boa música, sempre.



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/01/2019

"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAdellaide - New Horizons (2019)

    01/12/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Flesh and Blood (2019)

    14/05/2019

  • Image

    ResenhaThe Company Of Snakes - Burst The Bubble (2002)

    26/01/2019

  • Image

    ResenhaL.A. Guns - The Devil You Know (2019)

    06/04/2019

  • Image

    ResenhaCarnal Forge - Gun To Mouth Salvation (2019)

    20/02/2019

  • Image

    ResenhaConception - State Of Deception (2020)

    07/04/2020

  • Image

    ResenhaRage - Wings Of Rage (2020)

    18/02/2020

  • Image

    ResenhaNarnia - From Darkness To Light (2019)

    24/08/2019

  • Image

    ResenhaThe Rods - Brotherhood Of Metal (2019)

    10/07/2019

  • Image

    ResenhaCanyon - Older Than Time (2019)

    29/06/2019

Visitar a página completa de Diógenes Ferreira



Sobre o álbum

#13

Álbum disponível na discografia de: Gotthard

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de #13



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.