Resenha

Infidel

Álbum de Ambush

2020

CD/LP

Por: Diógenes Ferreira

Colaborador

19/03/2020



Contágio Metal

A Nova Onda do Heavy Metal Tradicional ou NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal) tem sido a tônica do underground nessa última década. Trazendo total influência da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), que emergiu no início dos anos 80 com nomes como Tytan, Satan, Saxon, Samson, Chariot, Savage, Avenger, Angel Witch, Grim Reaper, Iron Maiden, Tokyo Blade, Cloven Hoof, Diamond Head, Blitzkrieg, Holocaust, Witchfynde entre outros expoentes daquele cenário, hoje temos novas bandas de jovens headbangers que resolveram revisitar aquela época não só da NWOBHM mas do Heavy 80’s ao redor do mundo em todos os quesitos, desde o lado musical, estético e comportamental até as gravações e produções propositalmente retrô para assemelhar às características da época oitentista. É uma espécie de revival de uma geração atual que não viveu os anos 80 mas que busca inconscientemente vive-lo hoje, agora, através de uma viagem no tempo sem sair do presente e consequentemente angariar o apoio dos tiozões daquela época trazendo algumas recordações de um passado vivido que não volta mais (pelo menos não como era em vários aspectos), mas que ainda assim esquenta alguns “metal hearts” congelados.

Dito isto, vamos ao Ambush, que desde 2013 está ativo nesse cenário dividindo espaço com outras bandas como Wolf, Haunt, Lancer, Stallion, Cauldron, Enforcer, Skullfist, Steelwing, Night Demon, Evil Invaders entre outras inúmeras também inseridas nesse movimento. E são inúmeras mesmo, pois toda semana surge alguma banda da “Nova Onda do Metal Tradicional”, algumas boas, outras nem tanto, mas como todo movimento em evidência, o negócio é peneirar. E o diferencial do Ambush é que realmente é uma banda excelente, com um bom vocalista (Oskar Jacobsson) que não exagera em coisas desnecessárias não sendo irritante ao ouvinte, uma dupla de guitarristas (Adam Hagelin e Olof Engkvist) que é entrosada e consegue fazer com que suas bases e solos não sejam maçantes ou com timbres demasiadamente saturados, uma cozinha eficiente (Ludwig Sjöholm e Linus Fritzson) e canções que realmente empolgam o novo e o velho fã de Metal. Seus dois primeiros álbuns, Firestorm (2014) e Desecrator (2015) agradaram muito com uma pegada que mistura Accept e Judas Priest, sendo que agora em 2020 retornam com seu terceiro disco Infidel, trazendo além das influências já citadas, outras referências que ouvinte conseguirá identificar ao longo do álbum. 

A faixa-título abre o disco de forma agitada num híbrido de Saxon/Judas, seguida de “Yperite” que traz a influência latente de Accept e TT Quick. “Leave Them To Die” chega a lembrar Unrest, enquanto que “Hellbiter” vem quase como um hino no melhor estilo Saxon. “The Summoning” apresenta-se mais sombria sendo uma instrumental que precede a paulada “The Demon Within” que vem rasgando tudo e vai causar torcicolo na galera. Depois vem “A Silent Killer” com riffs cortantes e um show vocal de Oskar Jacobsson. “Iron Helm of War” nos remete a Iron Angel e Pretty Maids dos primórdios, já “Heart of Stone” traz novamente a veia Accept com um pouco de Victory também. E encerrando temos “Lust For Blood” com um ótimo trabalho de guitarras que lembra Mad Max e mostra o talento da dupla Hagelin/Engkvist, fechando em grande estilo esse álbum magnífico e que vai te dar logo vontade de ouvir novamente e te fazendo ter certeza que o Ambush é disparado a melhor banda da NWOTHM.

A arte da capa de Infidel segue o mesmo esquema das anteriores e o som contido também demonstra a mesma qualidade. Ou seja, a banda continua mantendo sua regularidade em todos os aspectos. O álbum empolga, não contém nenhuma faixa que você precise pular a audição e leva o ouvinte a constantes momentos ‘deja vu’. De fato não é a intenção do Ambush soar original, mas sim recuperar a essência de bandas do passado que faziam o Heavy Metal ser tão apaixonante para qualquer adolescente nos anos 80 e que hoje consegue trazer resquícios desse sentimento para essa nova geração e também para alguns antigos e saudosos fãs do Heavy Metal puro e simples, sem muita pompa ou lirismo muito rebuscado, apenas com harmonias contagiantes que elevam o espírito e te fazem sentir vivo, coisa que só o Heavy Metal é capaz de fazer.



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/01/2019

"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaExumer - Hostile Defiance (2019)

    24/04/2019

  • Image

    ResenhaVader - Solitude In Madness (2020)

    06/05/2020

  • Image

    ResenhaThe Company Of Snakes - Burst The Bubble (2002)

    26/01/2019

  • Image

    ResenhaDestruction - Born To Perish (2019)

    10/08/2019

  • Image

    ResenhaAdellaide - New Horizons (2019)

    01/12/2019

  • Image

    EntrevistaVulcano

    12/10/2019

  • Image

    ResenhaDirty Looks - Turn Of The Screw (1989)

    29/08/2019

  • Image

    ResenhaWarbringer - Weapons Of Tomorrow (2020)

    05/05/2020

  • Image

    ResenhaHellish War - Wine of Gods (2019)

    22/07/2019

  • Image

    ResenhaConception - State Of Deception (2020)

    07/04/2020

Visitar a página completa de Diógenes Ferreira



Sobre o álbum

Infidel

Álbum disponível na discografia de: Ambush

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Infidel:

  • 19
    jan, 2021

    Power Metal sem nenhum tempero

    User Photo José Esteves

Visitar a página completa de Infidel



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.