
Resenha
Apartheid Is Nazism
Álbum de Alpha Blondy
1985
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
18/03/2020
Cuidado para não viciar!
Não sei em que "pé" o reggae se encontrava em pleno 1985, só sei que após The Wailers, o Alpha Blondy veio a ser minha banda preferida no reggae. A singularidade do timbre Alpha Blondy (cantor e fundador) aliado ao fato de cantar em vários idiomas, foram essenciais para que o Alpha Blondy fosse um gigante do reggae nos anos 80 e 90, e fora do eixo jamaicano. A banda meio que pegou elementos de Jimmy Cliff, Peter Tosh e The Wailers para aplicar um tom sofisticado sem perder a raiz. Incorporando o prazer instintivo e espontâneo que temos por músicas simples e diretas, amplificadas por seu cunho político, com canções minimalistas e cativantes, perfeitas para sair cantando. Tudo que o Alpha Blondy tem a oferecer são formulas certeiras para pegar o ouvinte e "aprisiona-lo" ao mundo rasta. Assim, excluindo os medalhões acima, é algo distante de ser encontrado dentro do reggae, no atual então ... pode esquecer. Porem, o grupo ainda permanece sem tanto crédito dentro dos que se aventuram no estilo apenas por um momento de prazer, ou um raso mergulho. Apartheid Is Nazism saiu em LP no Brasil, seu domínio compreende-se em faixas como: Sebe Allah Y'E, Come Back Jesus com seus graves arrebatadores, Afriki, a faixa título e a maravilhosa Kiti - nessa, as duas guitarras trabalham dando um show, uma fazendo a parte dos delays e a outra com limpos e simples licks em atitude para um dub moderno e viciante. Ouça o disco e mergulhe também em outros trabalhos do Alpha, porque vale a pena.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Apartheid Is Nazism
Álbum disponível na discografia de: Alpha Blondy
Ano: 1985
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar