Resenha

Surveillance

Álbum de Triumph

1987

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

15/03/2020



O Canadá nos presenteia com mais um power trio!

É impressionante a capacidade manipuladora da mídia já há um bom tempo, ditando o que fica ou não conhecido do grande público. Soma-se isso à preguiça reinante na mente de uma parcela da população (devido à tanta facilidade e acesso à informações, as pessoas sequer pesquisam algo novo) e musicalmente vemos verdadeiras injustiças acontecerem ao longo da história. O Triumph é justamente isso, uma banda que merecia um reconhecimento tão grande quanto seus conterrâneos do Rush, visto que seu nível música beira a perfeição. Claro que não se entra na questão de mérito técnico, sobre qual banda é a melhor ou pior, até porque são estilos diferentes, mesmo que o Triumph tenha algo de progressivo em seu som. 

Mas vamos ao disco. Esse trio formado por Gil Moore (baterista e vocalista), Mike Levine (baixista e tecladista) e Rik Emmett (guitarrista, vocalista e compositor), lançou seu nono álbum flertando com a sonoridade Aor/Melodic Rock de bandas como Asia e Journey. A intro de Carrie On The Flame lembra o Foreigner com progressões de acordes típicas do próprio Asia. Never Say Never é a melhor do disco, com um refrão maravilhoso e instrumental primoroso. Rock You Down tem uma intro típica da época, com aquela bateria forte, riffs nervosos de guitarra e vocais de arena. Headed For Nowhere tem uma intro no estilo Iron Maiden, numa canção que logo descamba pra um instrumental que lembra King Kobra, com um vocal bem Steve Perry, só que com mais testosterona. Runnin in The Night é uma canção maravilhosa, mas anos mais tarde ouvi novamente e pensei: "conheço isso com outra banda...". Resumindo a história, essa música serviu de inspiração posterior (leia-se plágio) para Mark Free compor "Go" para sua banda, o Signal, dois anos mais tarde. Como nenhuma das 2 bandas fizeram sucesso no Brasil, o fato passou despercebido pela maioria. As semelhanças são tantas que até o riff de guitarra foi copiado no fim. Bons tempos em que mesmo com plágios ou inspirações, eram feitas músicas de altíssima qualidade. Tempos de profunda inspiração onde uma única música boa gerava outras com qualidade indiscutível. 

Esse é um disco maravilhoso pra se conhecer um pouco do hard rock canadense e ver que não existem apenas Rush, Bryan Adams e Alannis Morisette.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Seventh Son Of A Seventh Son (1988)

    18/01/2020

  • Image

    ResenhaResgate - Praise (2000)

    21/06/2020

  • Image

    ResenhaTina Turner - Foreign Affair (1989)

    21/03/2020

  • Image

    ResenhaIcon - Night Of The Crime (1985)

    11/01/2021

  • Image

    ResenhaMichael Bolton - Michael Bolton (1983)

    31/12/2019

  • Image

    Resenha14 Bis - Além Paraíso (1982)

    06/05/2020

  • Image

    ResenhaCircus Of Rock - Come One, Come All (2021)

    16/08/2021

  • Image

    EntrevistaFacing Fear

    24/03/2020

  • Image

    ResenhaNovo Som - Passaporte (1992)

    28/01/2022

  • Image

    ResenhaRebanhão - Mais Doce Que O Mel (1981)

    07/09/2020

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Surveillance

Álbum disponível na discografia de: Triumph

Ano: 1987

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Surveillance



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.