Resenha

Heartbreaker

Álbum de Free

1972

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

11/03/2020



Uma linda despedida

Sim, infelizmente, em 1973 e após apenas cinco anos de duração, o grupo Free chegava ao seu precoce final. Com a saída do excelente baixista e compositor Andy Fraser, os fãs não sabiam muito o que esperar de "Heartbreaker", álbum derradeiro do Free. Para nossa grata surpresa, temos aqui um dos melhores álbuns já lançados pelo grupo e também um dos meus favoritos.

Além de Fraser, seguiam os problemas com o guitarrista Paul Kossoff que, neste trabalho, foi creditado como músico adicional e pouco se sabe qual o tamanho da sua contribuição. Em contrapartida, do outro lado havia Paul Rodgers, crescendo absurdamente como compositor e levando praticamente nas costas o lado criativo da banda. Isso sem contar a sua maravilhosa participação como vocalista.

Abrindo com uma das mais conhecidas da banda, "Wishing Well", já coverizada por muitos, é clássica e empolgante. Simplesmente perfeita e uma das melhores do grupo. Mas, como "Heartbreaker" não é só isso, "Come Together In The Morning" chega comprovando e se colocando como uma das melhores da carreira do grupo. Uma bela balada melancólica e que conta com lindo trabalho de guitarras. "Travellin’ in Style" traz o lado mais pop da banda, que Rodgers carregaria consigo mais adiante no Bad Company. Encerrando a primeira metade, "Heartbreaker" é um blues fantástico e característico da banda.
Seguindo adiante, temos duas ótimas faixas: a balada "Muddy Water" e "Common Mortal Man", dois grandes destaques. Por fim, "Easy on My Soul" e "Seven Angels" encerram o trabalho (e a carreira do Free) com menos destaque que as demais, mas ainda sim com qualidade.

Pouco depois do lançamento, Kossoff deixou o grupo e não participou da pequena turnê de divulgação. Para seu lugar, foi recrutado Wendell Richardson. Lançou o álbum Back Street Crawler, em 1973, e depois formou o grupo sob o mesmo nome. Porém, foi logo vencido pelas drogas, falecendo em 1976.
Para evitar transtornos de mudanças de formações e novas reestruturações, Rodgers e Kirke seguiram uma nova estrada de sucesso, deixando o Free no passado e formando o supergrupo Bad Company, ao lado de Mick Ralphs (Mott the Hoople) e Boz Burrell (King Crimson). Já Andy Fraser chegou a tocar com o Sharks e lançar discos solo, mas acabou trabalhando apenas como compositor contratado. O baixista faleceu em 2015.

Para nossa sorte, a discografia da banda está eternizada e disponível para curtir a qualquer momento. Quem é fã de boa música, precisa conhecer o Free.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEric Gillette - The Great Unknown (2016)

    05/12/2017

  • Image

    ResenhaQueensryche - Queensryche (2013)

    13/09/2018

  • Image

    ResenhaElectric Light Orchestra e Olivia Newton-John - Xanadu (1980)

    26/11/2021

  • Image

    ResenhaThe Ferrymen - The Ferrymen (2017)

    16/08/2019

  • Image

    ResenhaAyreon - Ayreon Universe (2018)

    16/11/2018

  • Image

    EntrevistaSimone Simons

    27/08/2019

  • Image

    DivulgaçãoBanda Damage Corporation lançando primeiro EP

    16/07/2020

  • Image

    EntrevistaBobby Kimball

    07/06/2018

  • Image

    ResenhaEvership - Evership (2016)

    02/06/2020

  • Image

    ResenhaElton John - Leather Jackets (1986)

    08/02/2022

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Heartbreaker

Álbum disponível na discografia de: Free

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,83 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Heartbreaker



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.