Resenha

School Of Hard Knocks

Álbum de Biff Byford

2020

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

08/03/2020



Enfim, o primeiro solo de Biff

Impossível não associar Biff Byford ao Saxon e não fazer comparações com seu debut. Incrível com esse cara demorou tanto para lançar um solo, sendo que seus concorrentes do circuito metálico formaram até uma discografia separada de seus grupos, caso de Bruce Dickinson e Rob Halford. Talvez por estar sempre ocupado com o Saxon. E como a banda mantem uma boa frequência de lançamentos e ele nunca abandonou o barco, não teve tempo ou ideia para criar algo em paralelo.
A grosso modo o que temos é um ato cheio de canções de qualidade inquestionáveis, passeando pelo passado e futuro do Saxon, com outras características que abandonam sua própria história, a exemplo da maravilhosa The Pit and the Pendulum pela sua irmandade com Annihilator e Savatage, música caracterizada por riffs intrincados e mudanças complexas.
"Estou cantando sobre o meu passado, é claro, e sobre coisas que gosto, mas principalmente queria que ele refletisse eu, minha personalidade e minha vida", diz Biff. E como revela o press release em seu primeiro álbum, Biff não apenas conta contos e histórias de seu coração e alma, mas também investiga a Idade Média e a história medieval, entre outros assuntos.


Destaques :

Welcome To The Show foi a primeira distribuída para divulgação. Trata-se de um hardão nervoso com riffs vindos diretos dos anos 80. Para matar a saudade dos fãs da época e apreciar a voz marcante de Biff, um dos poucos de sua geração que não foram afetados pelo tempo. Acho que o inglês usa formol nas cordas vocais, assim como Glenn Hughes.

A faixa título finca o pé na sonoridade clássica do Saxon, e o fator principal encontra-se na guitarra de Fredrik Akesson (Opeth), sem dúvidas, um dos melhores da atualidade. Que o Opeth abra o olho, pois esse cara ainda tocará no Saxon.

O violão e a narrativa de Inquisitor recitando parte do parágrafo inicial do conto clássico de Edgar Allan Poe, são lindos de chorar, e pela breve duração serve apenas como ponte para a entrada da citada The Pit of the Pendulum.
Sem dar folego Worlds Collide surge como um thrash moderno, de trabalho incrível das guitarras e bateria. Os solos de Fredrik Akesson parecem algo extraído de Quadra (Sepultura). É a canção mais pesada que ouvi sobre a voz de Biff Byford, excedendo até o porradeiro Unsleash the Beast (1997).

Scarborough Fair foi sucesso nas mãos de Simon e Garfunkel, na verdade é uma canção tradicional inglesa de autoria desconhecida. Funcionou bem no disco, apesar de sonolenta aos ouvidos de quem não tem paciência com baladas, digo por mim. Scarborough tem dezenas de versões e a maioria estão no clima feitiço de bruxa da floresta, então, se quiser conhecer a fundo, arrisque a boa versão de Sergio Mendes.

Pedal to the Metal segura a onda na linha moderna do Saxon, e de uma forma especial nas seis cordas, de solos com notas longas e melodias um tanto progressivas. Uma obra que tem tudo para ser cantadas por multidões em arenas lotadas, levando o certificado de hit ou hino imediato. Se Biff for esperto e conseguir o aval dos companheiros de Saxon, seria uma boa sua inclusão no show da banda, mas, acho que não vai rolar ...

Ouvindo Throw Down the Sword, de bate e pronto assimilei ao Wishbone Ash, pois a harmonia deles é inconfundível. Pensei como influencia e ao ver os créditos percebi que era uma cover da própria, amo tanto Wishbone Ash que fiquei envergonhado de não "matar" logo de cara. O instrumental não deixa a desejar para a obra do antigo clássico Argus, no entanto mantiveram a melodia convencional sem ousar nos arranjos.

Acordes de abertura em Black and White chamam o ouvinte até 1996, na abertura de Space Race de Bruce Dickinson. E que música meus senhores!, sem dúvida o ponto alto do disco. Nada complexo, apenas funcionando com progressões manjadas e certeiras, onde o conceito de menos é mais, encontra sua razão.

Encomendas de CD(s) para esse mês?, aproveite e coloque School of Hard Knocks na lista, um item obrigatório.

Formação:
Biff Byford (vocal/guitarra)
Fredrik Åkesson (guitarra)
Gus Macricostas (baixo)
Christian Lundqvist (bateria)

Participações especiais:
Phil Campbell (guitarra na faixa 2)
Nibbs Carter (baixo nas faixas 4 e 5)
Nick Barker (bateria nas faixas 4 e 5)
Alex Holzwarth (bateria na faixa 7)
Dave Kemp (teclado e sax na faixa 10)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoAo vivo até no palco: Os falsos discos ao vivo do rock

    29/06/2020

  • Image

    ResenhaDragonForce - Extreme Power Metal (2019)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaCamel - Mirage (1974)

    06/01/2019

  • Image

    ResenhaJoe Perry - Sweetzerland Manifesto (2018)

    21/12/2019

  • Image

    ResenhaGrave Digger - Heavy Metal Breakdown (1984)

    31/05/2018

  • Image

    ResenhaAnita Baker - Rapture (1986)

    12/07/2019

  • Image

    ResenhaBarão Vermelho - Puro Êstase (1998)

    04/07/2021

  • Image

    ResenhaAlan Parsons - The Secret (2019)

    08/05/2019

  • Image

    ResenhaSirenia - Riddles, Ruins & Revelations (2021)

    16/07/2021

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Virtual XI (1998)

    30/06/2018

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

School Of Hard Knocks

Álbum disponível na discografia de: Biff Byford

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de School Of Hard Knocks



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.