Resenha

Heavy Weather

Álbum de Weather Report

1977

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

24/02/2020



O fusion sobrevivendo sem guitarras!

No inicio da década de 70, Joe Zawinul e Wayne Shorter tinham certo apelo na comunidade jazzística por integrarem a banda de Miles Davis lançando Discos seminais como “In a Silent Way”. 

Deste modo, os músicos usaram seu prestigio para criarem seu próprio grupo de fusion. Zawinul queria uma banda que produzisse uma sonoridade multicultural, pesquisando timbres e ritmos de todas as partes do mundo. Ficou acertado também que os instrumentos dos líderes seriam responsáveis pelos solos, não adicionando a formação nenhum guitarrista. Um combo de fusion sem a presença de uma guitarra seria quase uma heresia naquela época, mas os músicos foram ousados em se arriscarem.

O grupo estreou em 1971 com um álbum auto intitulado tendo o baixista tcheco Miroslav Vitous no comando dos graves, com baterista Alphonzo Mouzon e o percussionista brasileiro Airto Moreira completando a formação.

Após o lançamento de seu debut, haveria incessantes trocas de baterista e percussionistas, mantendo a estabilidade de Zawinul, Shorter e Vitous na formação. Porém, o direcionamento do grupo mudaria após três álbuns, pois o tecladista empolgado com a nova parafernália eletrônica, daria um direcionamento mais funk e soul ao grupo, o que desagradou bastante Vitous, baixista eminentemente acústico e com estilo bem clássico. O Tcheco foi substituído por Alphonso Johnson, um americano mais flexível, e predominantemente elétrico, e portanto mais apto a embarcar nas novas viagens dos lideres.

Johnson permanece no grupo por três anos e resolve sair junto com outros músicos, permanecendo os lideres que reformulam a banda para seguirem em frente. O percussionista peruano Alex Acuña, estava contribuindo em algumas faixas do álbum anterior ‘Black Market” e assumiu a bateria do grupo. O porto-riqueinho Manolo Bradena assumiu a percussão e para o baixo veio um jovem talento que despontava no cenário mundial: Jaco Pastorius! 

Embora tivesse um nível soberbo de técnica e execução, não foi apenas isso que ajudou a elevar a sonoridade do grupo. O ecletismo e senso melódico de Jaco contribuíram exponencialmente para uma sonoridade mais fluída e ao mesmo tempo encorpada. O baixista tinha influência não só de jazz, mas de Blues, soul, funk e uma técnica que valorizava o uso dos harmônicos e do baixo fretless (sem trastes). 

Ademais, era multi instrumentista, tocava bateria e teclados com certa eficiência  e por esse motivo tinha uma concepção mais ampla de como deveria soar os demais instrumentos em relação a seu baixo. 

Seus conhecimentos e habilidades dentro do estúdio também foram de grande utilidade ao grupo, tanto que Pastorius foi co-produtor deste álbum ao lado dos líderes Shorter e Zawinul. Como se isso tudo não bastasse, Jaco ainda era um prolífico compositor  contribuindo com grandes canções que se tornaram obrigatórias nos shows da banda.

“Heavy Weather” foi lançado em 1977 e tem apenas oito faixas, sendo que as composições de Jaco são as que mais se destacam como a abertura com ‘Birdland”, onde o baixista utiliza seu instrumento como solista principal, cabendo a Zawinul e Shorter fazerem um contraponto harmônico para sustentar a canção. Essa canção pode ser considerada o maior sucesso do grupo, ganhando inúmeras versões posteriormente.

Na curta “Ten Town”, Jaco da um show de virtuosismo no baixo e ainda executa a bateria, com o restante dos integrantes servindo apenas como apoio. Fica nítido a influência do músico na estrutura musical do grupo. Mas eu considero a ultima faixa “Havona” a melhor de suas composições para o disco. Uma canção jazzística em que Pastorius dialoga com os alternadamente com os líderes colocando o baixo novamente em destaque e não como mero coadjuvante.

Obviamente as demais canções também são excelentes, valendo mencionar “A Remark You Made”, uma linda balada de Zawinul com um solo de sax passional e “Palladium”, da lavra de Shorter, com seu tempero latino e percussões em evidência. Essa ultima canção só demonstra a versatilidade de Jaco, que encaixava seu instrumento sobre qualquer base.

O álbum vendeu 500.000 cópias no ano de seu lançamento (um numero extraordinário para um disco de fusion) e foi eleito o álbum de jazz do ano pelos leitores da prestigiosa revista Downbeat que lhe deu a nota máxima.

“Heavy Weather” foi um divisor de águas para o grupo. Ajudou a catapultar o nome de Jaco, que ficou ainda mais conhecido e respeitado pela comunidade jazzística e consolidou a carreira do Weather Report como o maior grupo de fusion ao lado do Return To Forever e da Mahavischnu Orchestra.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Minstrel In The Gallery (1975)

    03/04/2020

  • Image

    ResenhaCamel - I Can See Your House From Here (1979)

    10/06/2018

  • Image

    ArtigoA situação é grave...Os 15 Baixistas mais influentes do rock.

    23/05/2018

  • Image

    ResenhaEd Motta - Dwitza (2002)

    19/09/2018

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Animals (1977)

    25/10/2018

  • Image

    ResenhaDream Theater - Train Of Thought (2003)

    06/01/2019

  • Image

    ResenhaCamel - Breathless (1978)

    28/07/2018

  • Image

    ResenhaLevin, Minnemann, Rudess - Levin, Minnemann, Rudess (2013)

    07/04/2020

  • Image

    ArtigoOs 10 melhores discos lançados em 2020

    26/12/2020

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Ready An' Willing (1980)

    02/10/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Heavy Weather

Álbum disponível na discografia de: Weather Report

Ano: 1977

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Heavy Weather



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.