
Resenha
Heavy Weather
Álbum de Weather Report
1977
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
24/02/2020
O fusion sobrevivendo sem guitarras!
No inicio da década de 70, Joe Zawinul e Wayne Shorter tinham certo apelo na comunidade jazzística por integrarem a banda de Miles Davis lançando Discos seminais como “In a Silent Way”. Deste modo, os músicos usaram seu prestigio para criarem seu próprio grupo de fusion. Zawinul queria uma banda que produzisse uma sonoridade multicultural, pesquisando timbres e ritmos de todas as partes do mundo. Ficou acertado também que os instrumentos dos líderes seriam responsáveis pelos solos, não adicionando a formação nenhum guitarrista. Um combo de fusion sem a presença de uma guitarra seria quase uma heresia naquela época, mas os músicos foram ousados em se arriscarem. O grupo estreou em 1971 com um álbum auto intitulado tendo o baixista tcheco Miroslav Vitous no comando dos graves, com baterista Alphonzo Mouzon e o percussionista brasileiro Airto Moreira completando a formação. Após o lançamento de seu debut, haveria incessantes trocas de baterista e percussionistas, mantendo a estabilidade de Zawinul, Shorter e Vitous na formação. Porém, o direcionamento do grupo mudaria após três álbuns, pois o tecladista empolgado com a nova parafernália eletrônica, daria um direcionamento mais funk e soul ao grupo, o que desagradou bastante Vitous, baixista eminentemente acústico e com estilo bem clássico. O Tcheco foi substituído por Alphonso Johnson, um americano mais flexível, e predominantemente elétrico, e portanto mais apto a embarcar nas novas viagens dos lideres. Johnson permanece no grupo por três anos e resolve sair junto com outros músicos, permanecendo os lideres que reformulam a banda para seguirem em frente. O percussionista peruano Alex Acuña, estava contribuindo em algumas faixas do álbum anterior ‘Black Market” e assumiu a bateria do grupo. O porto-riqueinho Manolo Bradena assumiu a percussão e para o baixo veio um jovem talento que despontava no cenário mundial: Jaco Pastorius! Embora tivesse um nível soberbo de técnica e execução, não foi apenas isso que ajudou a elevar a sonoridade do grupo. O ecletismo e senso melódico de Jaco contribuíram exponencialmente para uma sonoridade mais fluída e ao mesmo tempo encorpada. O baixista tinha influência não só de jazz, mas de Blues, soul, funk e uma técnica que valorizava o uso dos harmônicos e do baixo fretless (sem trastes). Ademais, era multi instrumentista, tocava bateria e teclados com certa eficiência e por esse motivo tinha uma concepção mais ampla de como deveria soar os demais instrumentos em relação a seu baixo. Seus conhecimentos e habilidades dentro do estúdio também foram de grande utilidade ao grupo, tanto que Pastorius foi co-produtor deste álbum ao lado dos líderes Shorter e Zawinul. Como se isso tudo não bastasse, Jaco ainda era um prolífico compositor contribuindo com grandes canções que se tornaram obrigatórias nos shows da banda. “Heavy Weather” foi lançado em 1977 e tem apenas oito faixas, sendo que as composições de Jaco são as que mais se destacam como a abertura com ‘Birdland”, onde o baixista utiliza seu instrumento como solista principal, cabendo a Zawinul e Shorter fazerem um contraponto harmônico para sustentar a canção. Essa canção pode ser considerada o maior sucesso do grupo, ganhando inúmeras versões posteriormente. Na curta “Ten Town”, Jaco da um show de virtuosismo no baixo e ainda executa a bateria, com o restante dos integrantes servindo apenas como apoio. Fica nítido a influência do músico na estrutura musical do grupo. Mas eu considero a ultima faixa “Havona” a melhor de suas composições para o disco. Uma canção jazzística em que Pastorius dialoga com os alternadamente com os líderes colocando o baixo novamente em destaque e não como mero coadjuvante. Obviamente as demais canções também são excelentes, valendo mencionar “A Remark You Made”, uma linda balada de Zawinul com um solo de sax passional e “Palladium”, da lavra de Shorter, com seu tempero latino e percussões em evidência. Essa ultima canção só demonstra a versatilidade de Jaco, que encaixava seu instrumento sobre qualquer base. O álbum vendeu 500.000 cópias no ano de seu lançamento (um numero extraordinário para um disco de fusion) e foi eleito o álbum de jazz do ano pelos leitores da prestigiosa revista Downbeat que lhe deu a nota máxima. “Heavy Weather” foi um divisor de águas para o grupo. Ajudou a catapultar o nome de Jaco, que ficou ainda mais conhecido e respeitado pela comunidade jazzística e consolidou a carreira do Weather Report como o maior grupo de fusion ao lado do Return To Forever e da Mahavischnu Orchestra.
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Sobre Márcio Chagas
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Sobre o álbum

Heavy Weather
Álbum disponível na discografia de: Weather Report
Ano: 1977
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 2 votos
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