Resenha

Metal Division

Álbum de Mystic Prophecy

2020

CD/LP

Por: Diógenes Ferreira

Colaborador

20/02/2020



A divisão greco/alemã do Metal

No início dos anos 2000, o Mystic Prophecy me chamou a atenção por ser um dos projetos do guitarrista em ascenção naquela época, o grego Kostas Karamitroudis, popularmente conhecido com Gus G. Como eu já conhecia o Firewind, logo tive interesse em descobrir o Mystic Prophecy, que para meu espanto me agradou mais ainda que sua banda principal devido ao fato de apresentar uma sonoridade ainda Power mas calcada no Heavy Tradicional. Além disso, havia o também grego Dimitri Liapakis, que tem uma voz forte e firme, perfeita para o Heavy/Power Metal. Então na época adquiri os 3 primeiros trabalhos da banda, Vengeance (2001), Regressus (2003) e Never Ending (2004). Álbuns excelentes e que chegaram a ser distribuídos pela grande Nuclear Blast. Porém, após a saída de Gus G. para se dedicar à sua banda Firewind e ao Dream Evil, a banda ficou sob a batuta de Liapakis e consequentemente houve também a mudança para a Massacre Records, em que ficou meio que difícil encontrar uma distribuição mais acessível dos discos seguintes do Mystic Prophecy e acabei perdendo o contato com a banda ao longo dos anos. Porém, para minha surpresa, no ano passado um dos álbuns que considerei dos melhores lançamentos de 2019 foi o The God Machine da banda Steel Prophet, Heavy Tradicional como de praxe a banda sempre fez, só que com uma novidade... Dimitri Liapakis nos vocais da banda. Logo tratei de procurar saber que fim levou o Mystic Prophecy e para maior surpresa, a banda permanecia ativa e preparando seu novo álbum para 2020, este Metal Division.

O disco abre com a faixa-título imprimindo peso e cadência cavalares no melhor estilo Brainstorm/Iced Earth e com refrão simples e grudento. Em seguida temos “Eye to Eye” detonando um Heavy/Power de respeito com refrão melodioso, bateria marcante e solo na linha Nevermore. “Hall to The King” vem numa pegada épica como o próprio nome sugere e que irá agradar os fãs de Manowar, Visigoth, Sacred Steel e afins. A próxima é “Here Comes The Winter” que lembra um pouco as introduções do Maiden do X Factor pra cá e vai crescendo com seu andamento. “Curse of The Slayer” prepara o ouvinte para um massacre de bateria com dois bumbos comendo solto e riffs poderosos no melhor estilo Grave Digger com os vocais de Liapakis alternando momentos limpos e agressivos. Depois temos “Dracula” numa pegada cadenciada e moderna mas que encaixa bem. “Together We Fall” traz uma bateria martelando a cabeça e no refrão chega a lembrar até Firewind pelo estilo de melodia vocal. A intro sombria de “Die With The Hammer” mostra-se adequada para o caminho que a música vai desenrolando numa potência Thrash na linha Testament de álbuns como The Gathering. A faixa “RE-Incarnation” vem com guitarras bem trabalhadas e peso na medida certa. Já “Mirror of a Broken” traz novamente pitadas de Brainstorm com as melodias vocais de Liapakis em destaque. “Victory is Mine” é pesada e até lembra Arch Enemy logo de cara, porém, com vocais melódicos, sendo ela que encerra o álbum de forma coesa.

Acredito que pelo tempo que fiquei sem ouvir os trabalhos do Mystic Prophecy, a banda nesse novo álbum ainda consegue entregar o mesmo Heavy Power competente de outrora e que o talento de Liapakis só evoluiu o que já era bom com os anos de estrada, deixando seu vocal ainda mais seguro e consistente, fato esse que já havia tomado ciência com o álbum do Steel Prophet lançado ano passado. Sendo ele o único membro original da banda desde o princípio, Liapakis lidera seus companheiros nessa cruzada metal, onde seu fiel escudeiro mais antigo é o alemão Markus Pohl (guitarrista/Symphorce) que desde 2006 após a saída de Gus G. foi quem assumiu as seis cordas e desde então permanece na banda. Completam o time os competentes Evangelos Koukoularis (guitars), Joey Roxx (bass) e Hanno Kerstan (drums). Agora pelo selo Rock of Angels, o mesmo do Steel Prophet, a banda busca nova visibilidade no cenário com seu Metal Division, um álbum coeso e que agrada quem curte Heavy Metal de qualidade, sem excessos e com total eficiência de quem já está há alguns anos atuando no cenário. Vale a pena conferir! 



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/01/2019

"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaZilson Costa

    17/06/2019

  • Image

    ResenhaIron Savior - Kill or Get Killed (2019)

    05/05/2019

  • Image

    ResenhaAdellaide - Flying High (2017)

    29/03/2019

  • Image

    ResenhaWarbringer - Weapons Of Tomorrow (2020)

    05/05/2020

  • Image

    ResenhaMarenna - Livin' No Regrets (2018)

    19/03/2019

  • Image

    ResenhaL.A. Guns - The Devil You Know (2019)

    06/04/2019

  • Image

    ArtigoTOP 10 (2020)

    20/12/2020

  • Image

    ResenhaKillery - Ready For The Apocalypse (2019)

    19/04/2019

  • Image

    ResenhaAmbush - Infidel (2020)

    19/03/2020

  • Image

    ResenhaAnvil - Legal At Last (2020)

    25/03/2020

Visitar a página completa de Diógenes Ferreira



Sobre o álbum

Metal Division

Álbum disponível na discografia de: Mystic Prophecy

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Metal Division



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.