Resenha

Toys In The Attic

Álbum de Aerosmith

1975

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

17/02/2020



Uma doce emoção chamada Aerosmith!

O modesto sucesso de seus 2 primeiros álbuns deu à banda a tranquilidade necessária pra que gravasse uma obra-prima. Como de praxe nos anos 70, o Aerosmith lançou esse clássico mantendo sua sonoridade intacta (uma das raras bandas que não sofreu da tal maldição do terceiro disco), hipnotizando os ouvintes com canções barulhentas e sensuais, blues vigorosos e pulsantes, riffs extraordinários (cortesia de Joe Perry e Brad Whitford) e canções que fazem chacoalhar o esqueleto. 

A faixa-título possui um dos riffs mais enérgicos já compostos no classic/hard rock, levando ao pé da letra uma das máximas de Steven Tyler que diz: " No Aerosmith, se faz barulho, use!"
Uncle Salty é um blues rock , parecendo uma prima-irmã de Same Old Song And Dance 9 do disco anterior). O blues continua presente na rollingstoniana Adam's Apple. O rockabilly de Big Ten Inch Record põe tudo abaixo, num ode aos anos 30 totalmente envolvente. No More No More é daqueles casos de amor à primeira audição, com uma intro de arpejos que em um determinado momento lembra o Rush, por mais incrível que possa parecer, depois descambando num rock n' roll meio Led Zeppelin meio Rolling Stones. Aliás, os toxic twins (ou gêmeos tóxicos, apelido dado à Stevemn Tyler e Joe Perry nos anos 70) não neegam suas influências e em determinados momentos o Aero lembra seus mentores (os já citados Zeppelin e Stones, com uma pitada de Chuck Berry) sem jamais soar como uma xerox mal feita dos mesmos. Prova disso é a hipnótica e pulsante Sweet Emotion e a dançante Walk This Way (responsável por trazer o Aerosmith de volta à vida nos anos 80, através de uma regravação do Run Dmc), duas das melhores canções do grupo, inclusive executadas até hoje nos shows. Pra fechar a lindíssima e subestimada balada You See Me Crying, mostrando que a veia baladeira do grupo estava no auge. 

O Aerosmith é uma força necessária ao rock n' roll. Quem já teve a chance de vê-los ao vivo sabe que em determinados momentos ficamos hipnotizados com o show, tamanha sua qualidade técnica e a força de suas canções. Nas palavras do próprio Jimmy Page (Led Zeppelin): "O Led nunca precisaria voltar, pois hoje o mundo tem o Aerosmith". Se o chefe disse, tá dito, então nesse tempo de músicas descartáveis, faça um favor a si mesmo e aos seus ouvidos e vá correndo escutar esse disco e entender o que é música feita com emoção, uma doce emoção.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Senjutsu (2021)

    02/09/2021

  • Image

    EntrevistaMick Fortune

    29/09/2020

  • Image

    Resenha14 Bis - Além Paraíso (1982)

    06/05/2020

  • Image

    ResenhaFM - Paraphernalia (1996)

    22/04/2020

  • Image

    ResenhaResgate - On The Rock (1995)

    17/06/2020

  • Image

    ArtigoRetrospectiva 2021

    29/12/2021

  • Image

    ResenhaMastermind Unlimited - Will There Be Peace? (2021)

    24/10/2021

  • Image

    ResenhaAC/DC - Power Up (2020)

    13/11/2020

  • Image

    EntrevistaZé Henrique

    05/01/2020

  • Image

    ResenhaNovo Som - Luz (1993)

    28/01/2022

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Toys In The Attic

Álbum disponível na discografia de: Aerosmith

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,39 - 9 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Toys In The Attic:

  • 03
    out, 2018

    Brinquedos perigosos!

    User Photo Vitor Sobreira

Visitar a página completa de Toys In The Attic



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.