
Resenha
Still Life (Talking)
Álbum de Pat Metheny
1988
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
15/02/2020
Novas influências no caldeirão sonoro de Pat Metheny
Na metade da década de 80, o Pat Metheny Group passava por algumas mudanças significativas, a começar pela gravadora, deixando a prestigiosa norueguesa ECM e migrando para a americana Geffen. A insatisfação do Líder e guitarrista Metheny em relação a sua antiga gravadora era em relação ao tempo de gravação. Segundo ele, “Você gravava em dois dias, mixava em um terceiro e finalizava tudo, sem espaço para melhorar as canções”. Este modus operandi era um tormento para um perfeccionista nato como o guitarrista, que levava a sério a concepção de sua música. Então Metheny e seu principal parceiro, o tecladista, pianista e arranjador Lyle Mays começaram a concepção de um novo álbum reformulando o grupo. Inicialmente convocaram David Blamires e Mark Ledford para nova formação, pois além de possuírem timbres versáteis de voz, ainda eram multi-instrumentistas e poderiam contribuir ao vivo com uma variedade de instrumentos que ajudariam a reproduzir com mais fidelidade as composições de estúdio. A base do grupo formada pelo baixista e produtor Steve Rodby e pelo baterista Paul Wertigo foi mantida e para a percussão foi escolhido o brasileiro Armando Marçal. Na época a sonoridade do grupo estava fortemente influenciada pela musica brasileira e esse fator se deve a vários aspectos: Pat e Lyle Andavam entusiasmados com a música de Tom Jobim, haviam tocado com Milton Nascimento e Toninho Horta, o percussionista Naná Vasconcellos já havia feito parte da banda e o guitarrista ainda estava começando um affair com a atriz Sônia Braga. Todos esses fatores influenciavam exponencialmente a música do grupo, e muitos dizem que “Still Lfe (Talking)” é o segundo volume da chamada trilogia brasileira, ao lado de “First Circle” e “Letter from Home”. Musicalmente o álbum é forte, além da citada influência brasileira, o grupo ainda adicionava elementos de folk, country, musica clássica e étnica em seu caldeirão sonoro, criando canções jazzísticas, mas harmonicamente belas que cativavam mesmo os ouvintes que não tinham intimidade com o estilo. “Minuano (Six Eight)” abre o disco e é claramente perceptível a influência da nossa MPB na canção. O tema longo tem como característica principal as vozes de Blamires e Ledford, e embora a canção não possua letra, os vocalistas utilizam seus padrões vocais como o instrumento e fio condutor da canção, fazendo um contraponto interessante com a guitarra do líder. A percussão tem ares de música flamenca em sua condução, fugindo a obviedade. Ponto para Marçalzinho. A próxima canção é “So May It Secretly Begin” com sua batida e malemolência característica da bossa nova. O tema cresce no decorrer de sua apresentação, com a adesão do piano bem timbrado de Mays dividindo espaço com a guitarra jazzística do líder. A balada “Last Train Home” é uma das mais brilhantes e exóticas composições do músico, que utiliza uma guitarra cítara para conseguir um timbre original e diferente, deixando o instrumento sempre a frente do tema. Os teclados em camadas de Mays dão sustentação harmônica necessária à canção e Wertigo utiliza sua caixa de bateria com vassourinhas para criar uma sonoridade bem similar a uma locomotiva andando pelos trilhos. Simplesmente genial! “(It’s Just) Talk” é um samba jazz malandro, contando com as vocalizações de Ledford e a cuíca de Marçalzinho como destaques. Logo após temos “Third Wind”, um tema dinâmico e eminentemente jazzístico, com espaço para todos os membros do grupo se destacarem, mostrando total coesão. A rápida “Distance” é soturna e cadenciada, lembrando os trabalhos do grupo pela antiga ECM. E então “In Her Family”, encerra o álbum de forma bucólica e climática, com o piano de Lyle em evidência, com ecos de trilha sonora. A repercussão em torno do disco mostrou que Metheny e Mays estavam certos em relação às mudanças propostas. “Still Lfe (Talking)” ganhou o Grammy em 1988 como o melhor álbum performance de jazz fusion, e foi o primeiro da discografia do líder a vender mais de 500.000 cópias certificando-o como disco de ouro. Algumas canções como “Minuano (Six Eight)” e “Last Train Home” são obrigatórias nos shows do guitarrista mesmo nos dias de hoje, e já foram utilizadas em filmes e documentários diversos. É notoriamente um disco à frente de seu tempo, uma vez que o grupo utiliza texturas e variações rítmicas em seu universo musical muito antes do termo world music ser utilizado. Um clássico. Dedico esta singela resenha ao pianista, tecladista, arranjador e maestro Lyle Mays, 1953-2020, que nos deixou esta semana aos 66 anos.
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Sobre Márcio Chagas
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Sobre o álbum

Still Life (Talking)
Álbum disponível na discografia de: Pat Metheny
Ano: 1988
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,25 - 2 votos
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