Resenha

Mean Business

Álbum de The Firm

1986

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

04/02/2020



Final precoce

O The Firm surgiu com a proposta de dar continuidade às carreiras de Paul Rodgers e Jimmy Page após as saídas dos grupos Bad Company e Led Zeppelin, respectivamente. Seu primeiro álbum autointitulado foi lançado em 1985 e conseguiu notório sucesso. Um ano depois, pode parecer que não, mas muita coisa pode acontecer, e foi assim que "Mean Business" falhou em obter o mesmo sucesso.

Jimmy Page chegou a dizer posteriormente, que a banda havia assinado pela gravação de dois álbuns e só, sem mais delongas. Um dos problemas principais para o insucesso de "Mean Business", já que é nítida a sua sonoridade menos dedicada - digamos assim - em relação ao seu antecessor, foi a atenção deixada de lado por Jimmy e a sua grande expectativa quando surgiu uma possibilidade de reunião do Led para apresentação no Live Aid. Sim, aquela que Phil Collins - baterista daquela apresentação - chamou de desastrosa. Mas, no momento em questão, ninguém sabia que também não daria certo.

Com outros assuntos em pauta e o tempo passando, ao retornar em estúdio, a banda contava com pouco material. O desinteresse fez com que Page e Rodgers voltassem as suas atenções para músicas de projetos mais antigos, como a regravação da faixa solo de Paul, "Live in Peace", do álbum "Cut Loose". Page fez o mesmo com a ótima faixa de abertura "Fortune Hunter", feita para o projeto de curta duração XYZ, formado em 1981 e que contava também com Chris Squire, Dave Lawson e Alan White.

O resultado final foi um álbum com oito faixas que não brilham individualmente, já que carecem de potência e objetividade, mas que também não desagradam, principalmente pelo grande talento dos músicos envolvidos. Pegando uma como exemplo, a interpretação de Paul em "Spirit Of Love" é linda. Preciso destacar também a ótima "All the King's Horses", com sonoridade bem oitentista.

No outono de 1986 e com um resultado indesejado, Page havia decidido que dois álbuns eram realmente suficientes e ele emitiu um comunicado para a imprensa anunciando sua intenção de seguir em carreira solo. Pouco depois, Rodgers se uniu ao ex-baterista do the Who, Kenney Jones, para outro supergrupo de curta duração, o The Law. Franklin tornou-se um músico de sessão bastante requisitado e o baterista Chris Slade juntou-se ao AC/DC.

E foi esse o final do The Firm. Com o passar do tempo, uns começaram a fazer críticas públicas aos outros, principalmente entre Page e Rodgers. Hoje, com o passar do tempo, Slade até chegou a cogitar a possibilidade de uma reunião comemorativa ou até mesmo para produção de novo material. Mas, até o presente momento, são apenas especulações.

Não espere o sucesso e qualidade do primeiro, mas são bons músicos e "Mean Business" está longe de decepcionar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Wonderworld (1974)

    17/09/2020

  • Image

    DivulgaçãoNâmbula Mangueta: Powergilrtrio lança EP de estreia

    23/05/2019

  • Image

    ResenhaRainbow - Down To Earth (1979)

    11/08/2020

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - Under Cover (2005)

    02/03/2021

  • Image

    ResenhaSubsignal - La Muerta (2018)

    24/07/2018

  • Image

    EntrevistaJohn Mitchell

    11/04/2019

  • Image

    ResenhaSavatage - Handful Of Rain (1994)

    05/10/2017

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Revolver (1966)

    16/12/2020

  • Image

    ResenhaElton John - The Captain & The Kid (2006)

    17/04/2021

  • Image

    ResenhaMob Rules - Tales From Beyond (2016)

    29/12/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Mean Business

Álbum disponível na discografia de: The Firm

Ano: 1986

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Mean Business



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.