Resenha

The Top

Álbum de The Cure

1984

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

01/02/2020



Estranho, mas convincente

Podemos dizer que, de toda discografia do The Cure nos anos 80, esse "The Top" seja o mais diferenciado e, podemos até dizer, meio "estranho". 

Lançado em 1 maio de 1984, o álbum flerta com o neo-psicodélico e obviamente com a linha gótica. Uma mistura que deu certo, mas deixou alguns pontos em desagrado por parte da mídia, sendo que o antecessor teria tido o ar da graça pela imprensa musical. 

Em "The Top", o que se vê é propriamente um trabalho praticamente "solo" de Robert Smith, esse que também produziu o disco, juntamente com Dave M. Allen. 

É fato notório que Smith nesse disco se aventurou a gravar uma boa parcela do instrumental, e assim, o experimentalismo obteve maior espaço. Também no quesito letras, Robert deu sua colaboração em meio a algumas loucuras existenciais, que por si só já dão entender que o músico se situava nessa fase, em um pouco além de uma realidade vigente. Esta é a parte em que o ouvinte por vezes não compreende algumas frases dentro das faixas, ou mesmo trechos inteiros delas. 

As canções "The Caterpillar" e "Shake Dog Shake" foram bem recepcionadas pelos fãs e rádios em geral, sendo consideradas a nata de "The Top". Mas o disco tem sim, outros momentos interessantes, como "Dressing Up", carregada de uma veia pop, "Wailing Wall", que vagueia pela World Music e "Piggy in the Mirror", com seus arranjos acústicos e que acabam aguçando o ouvido dos fãs.

Tudo isso faz de "The Top" um disco gostoso de ouvir. Mesmo que seja diferente, é um aglomerado de faixas bem interessante e vale conferir. Um trabalho que caminha pelo incerto e alterna a direção musical incessantemente. 

Após esse álbum, a banda iria revigorar no cenário e voltar ao topo. Mas esse trabalho marca uma fase da banda em que não podemos deixar para trás e sim aproveitar da musicalidade exercida nele. São mais de quarenta minutos sem soar cansativo, apenas diferente. 

Em se tratando de arte, a capa do mesmo é bem chamativa, em uma mistura de cores que faz com que o fã fique até mesmo curioso para ouvir o material - de tão belo o trabalho.

Agora é só ouvir e deixar rolar a imaginação.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Beast Over Hammersmith (1982)

    13/11/2020

  • Image

    Artigo72 anos do Mestre

    18/02/2021

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Headless Cross (1989)

    23/04/2021

  • Image

    ResenhaRainbow - Long Live Rock 'N' Roll (1978)

    19/01/2021

  • Image

    ResenhaCaptain Beyond - Captain Beyond (1972)

    26/12/2019

  • Image

    ArtigoHard in' Heavy

    06/03/2021

  • Image

    ResenhaKing Diamond - Conspiracy (1989)

    01/12/2020

  • Image

    ResenhaNapalm Death - Utopia Banished (1992)

    09/07/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - No Prayer For The Dying (1990)

    19/10/2018

  • Image

    ResenhaDio - Intermission (1986)

    20/11/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

The Top

Álbum disponível na discografia de: The Cure

Ano: 1984

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,75 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Top



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.