Resenha

A Tab In The Ocean

Álbum de Nektar

1972

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

25/01/2020



A Tab In The Ocean retrata um lado mais melódico do Space Rock

As pessoas que não conhecem a banda Nektar pensam que são da Alemanha. Mas o que realmente aconteceu foi que o quarteto de ingleses se encontraram na Alemanha em 1969 e formou o grupo. Uma coisa eu sei que é fato, não estou sozinho quando digo que este é sem dúvida o melhor disco do da banda. Possui uma sonoridade sólida e monumental, riffs geométricos, músicas com ótimas estruturas e o trabalho da bateria e do baixo desempenham um papel importante e que faz de A Tab In The Ocean um disco diferenciado. A voz poderosa dá o toque final de força a este álbum maravilhoso. 

O disco começa com a faixa título, “A Tab In The Ocean”. Com base em estruturas de riff de guitarras que são marcas registradas da banda, a faixa tem uma estrutura progressivo sinfônica genuinamente complexa, com progressão orgânica contínua por toda parte, repleta de mudanças de ritmo e humor. Uma jornada épica por diferentes paisagens sonoras, com belos tempos alternados e efeitos de instrumentos. Os vocais são muito melódicos, várias vezes puxando a música do caos instrumental para um território confortável. É uma montanha russa de sons que permanece brilhantemente coerente. É como uma espécie de mecanismo de mola que emerge de um lado para o outro em melodias emocionantes. Esta é realmente uma daquelas peças épicas que não vêm ao mundo a passeio, mas pra marcar seu nome na história. 

“Desolation Valley / Waves” ao contrário do que foi mostrado na faixa abertura, direciona a banda para uma sonoridade mais suave. Possui um ritmo cativante inspirado no jazz, mas com algumas pitadas de uma espécie de blues floydiano. Vale mencionar também alguns toques adoráveis de baixo e órgão. No meio da música há uma instrumental que começa devagar com guitarra e órgão enquanto o baixo mantém a tensão. Apesar de alguns momentos mais enérgicos, no geral é uma composição suave e que faz jus ao seu título. 

“Crying In The Dark / King Of Twilight” começa silenciosamente, segue os passos da faixa anterior em uma melodia menos complexa, vai lentamente construindo tensão até que um riff matador é finalmente desencadeado. Sempre mudando e mudando dentro de uma estrutura de hard rock, a faixa prossegue com solos de órgão e guitarra. Também contém alguns momentos  instrumentais impressionantes, incluindo um Space Rock de primeira grandeza. A faixa termina com um inesperado fim abrupto. O disco não poderia terminar melhor do que isso. 

Em poucas palavras, A Tab In The Ocean retrata um lado mais melódico do Space Rock, sem elementos do Free Jazz e mais sustentado nas atmosferas lascivas criadas pelo órgão e pelo mellotron. Altamente recomendado.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Terria (2001)

    19/11/2020

  • Image

    ResenhaRoger Waters - The Pros And Cons Of Hitch Hiking (1984)

    29/05/2020

  • Image

    ResenhaEpica - The Divine Conspiracy (2007)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaMiranda Sex Garden - Fairytales Of Slavery (1994)

    19/07/2020

  • Image

    ResenhaThe Samurai Of Prog - On We Sail (2017)

    10/10/2017

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Pawn Hearts (1971)

    08/11/2017

  • Image

    ResenhaVersailles - Le Trésor De Valliesres (1994)

    28/06/2021

  • Image

    ResenhaFairport Convention - Liege & Lief (1969)

    21/03/2018

  • Image

    ResenhaCamel - Harbour Of Tears (1996)

    03/08/2018

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Houses Of The Holy (1973)

    14/06/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

A Tab In The Ocean

Álbum disponível na discografia de: Nektar

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,75 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre A Tab In The Ocean:

  • 04
    set, 2020

    Obrigatório para quem ama o rock progressivo

    User Photo Marcel Dio

Visitar a página completa de A Tab In The Ocean



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.