Resenha

Metal Heart

Álbum de Accept

1985

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

23/01/2020



Adentrando ao mainstream

Esse é o sexto disco do grupo alemão e confesso que ele me agradou desde sempre, apesar de que amo os dois antecessores. Aqui o Accept, se valendo de uma fama já considerável, vem trazendo uma linha heavy e hard; fator esse que seria responsável pela banda conseguir entrar de vez no mercado americano.

O petardo foi lançado em 1985, com duração de 40 minutos e praticamente e traz a banda sendo criticada por alguns e louvada por outros. A produção é de Dieter Dierks (Scorpions) e a gravadora nos EUA seria a RCA. Aliás, a produção do disco é muito boa em relação aos trabalhos anteriores. 

Deste álbum foram gerados vídeos, turnês no Japão, gravação de um EP ao vivo e ainda por cima o grupo passou a ser ainda mais proeminente na América do Sul; e logicamente estourou nos Estados Unidos de vez.

O conceito e arte de capa do trabalho veio de uma matéria de época dizendo que, em um futuro próximo e em todos os sentidos, os seres humanos iriam se valer de corações artificiais. Então, a banda colocou em prática a ideia de relacionar seu som com a arte e assim nasceria "Metal Heart". O disco teria uma arte em plano holográfico, mas as despesas seriam consideráveis para tal, então abandonaram a proposta e utilizaram a ideia que vemos até hoje.

Durante o período de estúdio, a banda se cansava muito e desanimava, pois Dierks fazia com que os músicos repetissem suas partes inúmeras vezes até encontrar o tom e o timbre perfeito para finalização. 

Na faixa-título, "Metal Heart", uma canção altamente poderosa, a banda traz elementos do heavy em riffs muito bem aproveitados, e em seu solo e miolo temos as referências diretas das composições de Tchaikovsky e Beethoven, o que ficou muito bem casado na estrutura da faixa. "Midnight Mover", que virou vídeo clipe, traz uma letra inusitada e essa seria uma das mais sutis do álbum. "Up to the Limit" é uma canção de ponta dentro do repertório do álbum. A faixa é forte, tem refrão simples e certeiro, e além de tudo acaba sendo muito bem designada em seu andamento e riffs. "Screaming for a Love-Bite" chega trazendo o que o público Norte Americano queria na época. Uma Hard com guitarras embaladas e pontes e refrões muito pegajosos; mas de bom tom. "Dogs on Leads" traz um pouco do Accept anterior, e em "Teach us to Survive" a banda flerta abertamente com o Jazz Music, o que deixou muito crítico desanimado e alguns fãs também. Mas a faixa não atrapalha em nada o andamento do álbum e "Living for Tonight" dá continuidade ao extremo bom gosto do grupo em fazer faixas metálicas e bem receptivas. O disco traz outras faixas poderosas e mantém até o fim aquela pegada de metal com hard mais muito bem elaborado.

Com todos estes fatores, temos aqui um dos álbuns preferidos dos fãs.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoClássico: Os 40 anos do Aço Britânico

    01/06/2020

  • Image

    ResenhaOswaldo Montenegro - Asa De Luz (1981)

    22/06/2020

  • Image

    ResenhaKiss - Hot In The Shade (1989)

    29/12/2020

  • Image

    ResenhaRacionais MC's - Sobrevivendo No Inferno (1997)

    29/06/2020

  • Image

    ResenhaEngenheiros Do Hawaii - A Revolta dos Dândis (1987)

    22/07/2020

  • Image

    ResenhaKansas - Kansas (1974)

    07/02/2021

  • Image

    ResenhaAC/DC - Who Made Who (1986)

    22/05/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - A Real Live One (1993)

    11/05/2021

  • Image

    ResenhaAC/DC - High Voltage (1976)

    16/09/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Animals (1977)

    14/08/2019

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Metal Heart

Álbum disponível na discografia de: Accept

Ano: 1985

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,44 - 9 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Metal Heart



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.