
Resenha
The Endless River
Álbum de Pink Floyd
2014
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
21/01/2020
Digno
Em "Endless River" o Pink Floyd se despede de forma branda e sincera, em um apanhado de canções e elaborações praticamente já produzidas anteriormente. O complemento veio de fitas masters e da roupagem construída por Gilmour, Mason e as deixadas por Wright (R.I.P.). Como Mason citou, "O material mostra o quanto era importante e genial, Richard". No quesito letras, a esposa de David trouxe alguma elaboração, mas apenas na última faixa do disco; são versos. Aliás, ela já vinha contribuindo e, no disco antecessor, o clássico "The Division Bell", também colaborou. Assim, em "Lauder than Words", podemos conferir a escrita de Polly, esposa de Gilmour. Esse disco marca algo como ambiente, progressivo e realmente um instrumental. Álbum esse bastante agradável e que traz realmente o último registro de uma mega banda e que nos deixa uma bela obra. Guy Pratt volta a gravar com a banda, ele que já havia feito inúmeros shows ao lado deles e também com o Whitesnake, anos atrás. As linhas deixadas de piano e teclado foram masterizadas e utilizadas no disco todo, Mason elaborou suas partes e ainda o grupo contou com a produção de Phil Manzanera. O álbum compreende pouco mais de 50 minutos e a sua sutileza traz uma audição muito fértil e instrumentação bem concisa. Mantém o legado de Floyd, traz uma arte belíssima e, em meu conceito, o trabalho deixa um gosto de quero mais. Eu como fã absoluto da obra completa do grupo, não deixo de apontar que a banda teve seus desafetos durante sua carreira, mas que esse disco supera e muito algumas obras e encerra o ciclo de maneira digna, isso é um fato. É preciso que se diga que esse álbum é baseado também em algo do disco passado, pois alguns materiais não apresentados anteriormente foram inseridos aqui. Não seria de bom tom fazer cotações das faixas aqui, pois você realmente deverá fazer a audição por completo, entre os interlúdio e suítes básicas. Como sempre, desde sua saída da banda, o disco não traz Waters, mas deixa claro que o Floyd poderia andar com seus membros e ir em uma direção rica e absoluta. Um álbum digno!
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

The Endless River
Álbum disponível na discografia de: Pink Floyd
Ano: 2014
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,08 - 12 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre The Endless River:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar