Resenha

The Cosmos Rocks

Álbum de Queen

2008

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

15/01/2020



Fica melhor se mudar para Paul Rodgers & Queen

"Why did we make this fucking record?"

"Por que diabos fizemos este álbum?". Palavras de Roger Taylor ao perceber a baixa atenção dada pela EMI para "The Cosmos Rocks", álbum lançado em parceria com o vocalista Paul Rodgers. Com o enorme sucesso da parceria em turnês ao redor do mundo, ambos artistas decidiram fazer esta tentativa. Deu certo? Depende do ponto de vista.

Primeiramente, gostaria de dar a minha opinião do motivo de "The Cosmos Rocks" não ter sido bem aceito. Os fãs do Queen estavam fervorosos por material inédito da banda, a maioria deles esperando por uma continuidade, ou seja, algo que viesse após "Made In Heaven". É por isso que eu digo no título da resenha que o álbum ficaria melhor se tivesse sido lançado como Paul Rodgers & Queen e não o inverso. O som não é o que fãs esperavam, e deu no que deu, críticas e pouquíssimas vendas.
Paul Rodgers é um fenômeno e um dos meus vocalistas preferidos. Adoro o Free, o Bad Company e os projetos The Firm e The Law, e acho que sua voz soa muito bem também aqui. Digo com toda certeza que, se "The Cosmos Rocks" não deu certo, a culpa não é sua. O que acontece é que Paul é um alfa, e assim sendo, contribuiu ativamente nas composições e inserindo o seu estilo em todo o trabalho. Obviamente, não soa mais como o Queen.

"The Cosmos Rocks" possui 14 músicas, o que certamente deveria ter sido reduzido. Temos sim ótimos momentos e muitos deles nos remetem às bandas de Paul dos anos oitenta pra frente, incluindo principalmente a sua carreira solo. Todo aquele soul e blues na voz de Paul nós temos aqui e isso é muito positivo, embora traga ainda mais esta caracterização. Além disso, boas composições de Brian e Roger também contribuem.
O maior problema é que algumas faixas deixam bastante a desejar, principalmente "Through The Night" e "Surf's Up... School's Out!", duas candidatas a bônus, no máximo. A tentativa de homenagear "We Will Rock You" em "Still Burnin'" também não deu certo e a faixa só é salva pelo vocal de Paul.
Outras canções são boas, mas não o suficiente, caso da clichê "Cosmos Rockin'", que traz o Rock And Roll em sua essência, mas é mais do mesmo. As baladas "Small" e "Call Me" também não possuem a força necessária, apesar de também não comprometerem o resultado final.
Por fim, é hora de destacar as faixas que brilham: "Time To Shine" é excelente, pois cresce e prende o ouvinte, além de possuir ótima melodia. Gosto também de "Warboys" e "C-Lebrity", pelo lado mais heavy e por trazerem algo mais moderno. E fico também com as belas baladas "Say It's Not True" e "We Believe", que deram muito certo.

"The Cosmos Rocks" tem erros e acertos. Se você quiser se aventurar, pode até se surpreender positivamente, mas lembre-se: não é um álbum apenas do Queen, então esqueça "Bohemian Rhapsody", "Killer Queen", "Radio Gaga", "Innuendo", etc.

Tracklist:
1.	"Cosmos Rockin'" (Roger Taylor)	4:10
2.	"Time to Shine" (Paul Rodgers)	4:23
3.	"Still Burnin'" (Brian May)	4:04
4.	"Small" (Taylor)	4:39
5.	"Warboys" (Rodgers)	3:18
6.	"We Believe" (May)	6:08
7.	"Call Me" (Rodgers)	2:59
8.	"Voodoo" (Rodgers)	4:27
9.	"Some Things That Glitter" (May)	4:03
10.	"C-lebrity" (Taylor)	3:38
11.	"Through the Night" (Rodgers)	4:54
12.	"Say It's Not True" (Taylor)	4:00
13.	"Surf's Up... School's Out!" (Taylor)	5:38
14.	"Small Reprise" (Taylor)	2:05

Banda:
Brian May, Roger Taylor e Paul Rodgers


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaLyria - Immersion (2018)

    06/06/2019

  • Image

    ResenhaFree - Free At Last (1972)

    04/03/2020

  • Image

    ResenhaKing Diamond - House Of God (2000)

    11/01/2019

  • Image

    ResenhaKiss - Asylum (1985)

    28/09/2018

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Nasty Reputation (1991)

    11/01/2019

  • Image

    EntrevistaJon Anderson

    14/05/2018

  • Image

    ResenhaSteve Lukather - Transition (2013)

    28/02/2020

  • Image

    EntrevistaFabio Lione

    08/08/2019

  • Image

    DivulgaçãoBanda Bit Beat lança primeiro single em português com identidade visual desenvolvida por três artistas visuais

    06/05/2020

  • Image

    ResenhaFlying Colors - Third Degree (2019)

    06/02/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Cosmos Rocks

Álbum disponível na discografia de: Queen

Ano: 2008

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Cosmos Rocks



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.