Resenha

Kansas

Álbum de Kansas

1974

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

15/01/2020



Uma das maiores estreias do mundo musical

O embrião do Kansas surgiu em 1969, com Don Montre e Kerry Livgren, que faziam parte de uma banda de nome Reasons Why. Logo depois, formaram com  Lynn Meredith e Dan Wright a banda Saratoga, visando trabalhar nas composições de Livgren.
Um pouco adiante, mudaram o o nome da banda para Kansas, incorporando alguns membros do grupo White Clover, também de Topeka (capital do estado do Kansas).

Com mais algumas mexidas aqui e outras ali, chegaram até 1973 para enfim iniciar o registro do seu álbum de estreia. "Kansas", o álbum, foi lançado em 1974, e até hoje impressiona pela sua qualidade.

A maioria das canções foram escritas por Steve Walsh e Kerry Livgren. Enquanto Wash trazia mais do rock clássico e direto, Livgren trazia músicas mais longas e elaboradas, com conteúdo místico e até religioso nas letras. E foi exatamente esta combinação que trouxe este resultado tão surpreendente logo no primeiro trabalho.

Para quem ainda não conhece a fase setentista do Kansas, você encontrará aqui um mix enorme de estilos, passando pelo rock clássico, AOR, country, progressivo e sinfônico. Tudo junto e misturado, com resultado surpreendente.

O álbum abre com "Can I Tell You", com vocais dobrados entre Steinhardt e Walsh. Uma faixa com bastante energia, que traz a já citada combinação de elementos do grupo, com ênfase no rock clássico alinhado ao violino de Robby Steinhardt. 
A segunda faixa é um cover de J. J. Cale, grande guitarrista, que influenciou nomes como Neil Young e Mark Knopfler. "Bringing It Back" ficou espetacular com o violino e vocal de Robby. Mais uma vez, é impossível não se empolgar.
Para acalmar os ânimos, a terceira faixa é uma composição de Walsh, que também faz os vocais. Uma balada linda. Ouça e se emocione.
O rock está de volta em uma ótima composição de Livgren, mais uma vez abrilhantada pela bela voz de Steve Walsh. No estilo Purple, temos aqui também a cozinha brilhando, com o órgão de Livgren e o baixo absurdo de Dave Hope. Brilhante!
A primeira faixa épica é a progressiva e sinfônica "Journey from Mariabronn". Recheada de bons temas e climas distintos, é um dos destaques.
"The Pilgrimage" é uma faixa com mais de três minutos e serve para dar uma respirada entre a épica anterior e as duas próximas. Empolgante e direta, novamente misturando o country e o rock clássico.
Para encerrar os trabalhos, temos duas grandes faixas épicas de  Livgren. "The Pilgrimage" é uma peça fantástica, com grande destaque para as melodias vocais de Walsh. A outra é "Death of Mother Nature Suite", cantada agora com maestria por Steinhardt, que traz todo o clima denso que a música pede. Ao ouvir estas duas faixas em seguida, nota-se que alguns momentos poderiam ser abreviados e lapidados pela produção, mas, este é um fator que é difícil cobrar em um álbum de estreia.

E quem sou eu para cobrar algo do Kansas? Só tenho que agradecer, principalmente pelo que ainda está por vir. Ouça esse com carinho e depois vá para o primeiro clássico do grupo, o maravilhoso "Song For America".

Banda:
Phil Ehart – bateria
Dave Hope – baixo, vocais
Kerry Livgren – guitarra, piano, orgão, Moog synthesizer, vocais
Robby Steinhardt – violino, vocal principal e harmonia
Steve Walsh – piano, órgão, congas, vocal principal e harmonia
Rich Williams – guitarra elétrica e acústica

Tracklist:
Can I Tell You	3:32
Bringing It Back	3:34
Lonely Wind	4:17
Belexes	4:23
Journey From Mariabronn	7:55
The Pilgrimage	3:44
Apercu	9:40
Death Of Mother Nature Suite	7:55


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMercyful Fate - 9 (1999)

    04/06/2019

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Help! (1965)

    21/03/2020

  • Image

    ResenhaTuatha de Danann - In Nomine Éireann (2020)

    11/01/2021

  • Image

    DivulgaçãoBanda SuperEGO lança nova música de trabalho

    26/06/2019

  • Image

    ResenhaBluyus - #Rock (2017)

    13/07/2018

  • Image

    ResenhaElton John - Peachtree Road (2004)

    07/05/2021

  • Image

    ResenhaBad English - Bad English (1989)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Raging Silence (1989)

    06/06/2021

  • Image

    ResenhaKing Diamond - Conspiracy (1989)

    06/02/2018

  • Image

    EntrevistaEric Martin

    26/04/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Kansas

Álbum disponível na discografia de: Kansas

Ano: 1974

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 5 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Kansas:

  • 07
    fev, 2021

    Influente e extraordinário

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de Kansas



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.