Resenha

Captain Beyond

Álbum de Captain Beyond

1972

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

26/12/2019



Um disco absoluto

Após ser demitido do Deep Purple, o vocalista Rod Evans, junto com Larry Reinhardt (Iron Butterfly), que cuidou das guitarras e para a bateria o peso pesado, Bobby Caldwell (Jhonny Winter Band) formaram um novo grupo. Nick Simper (ex-Purple, também), chegou a participar, mas de fato, nas gravações fora Lee Dorman quem comandou as quatro cordas e inclusive as linhas de piano. Com um cast muito nobre e fenomenal, a banda estava pronta para registrar o primeiro trabalho do Captain Beyond. 

A banda tinha tudo para ser uma das grandes, fez sucesso de certa forma, porém não vingou que deveria; infelizmente o percurso acabou sendo penoso para o grupo. O seu som transita com levadas preciosas de bateria, elevando o nível rítmico das faixas e que alternam os tempos musicais constantemente. No caso das cordas, os riffs são bem à frente, e mantêm um segmento alinhado com o Heavy Metal mesmo, além do Hard Rock bem estampado nas composições. Outra vertente do álbum, seriam as linhas de Rock Progressivo e algo no segmento Rock Psicodélico; um disco realmente poderoso, sonoro e avassalador por si só. 

As canções se unem em uma espécie de medley, que são conectadas e arranjadas de forma a contemplar uma suíte de certo modo. A produção ficou por conta do próprio grupo e o disco foi lançado pela Capricorn Records em 1972, com apenas 35 minutos de música. Obra-prima, de fato. 

Interessante a arte de capa do álbum, que quando lançado vinha em uma espécie de 3D, usando impressão lenticular. Um outro ponto muito importante, foi que o trabalho acabou sendo dedicado para Duane Allman (R.I.P.), guitarrista da Allman Brothers Band - amigo do baterista Caldwell. 

Apesar do manager não ter se colocado de forma incisiva à banda para rodar e se concretizar, o grupo deixou essa pérola inicial. O grupo realmente acabou indo em frente, mudando de formações e acabando e voltando em várias épocas diferentes; mas esse registro é totalmente importante e único para a história da música. 

Algumas faixas podem ser destaque, como "Raging River of Fear", também a canção que abre o disco "Dancing Madly Backwards", "Mesmerization Eclipse" e "Frozen Over"

Como tantas bandas nos anos 70, o grupo inovou e trouxe o peso do que conhecemos hoje em dia como Heavy. É mais um trabalho que vale ter na coleção.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoMulheres na música

    08/03/2021

  • Image

    ResenhaEngenheiros Do Hawaii - A Revolta dos Dândis (1987)

    22/07/2020

  • Image

    ResenhaRatt - Out Of The Cellar (1984)

    16/05/2020

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Led Zeppelin III (1970)

    27/02/2019

  • Image

    ResenhaMiles Davis - Bitches Brew (1970)

    28/01/2020

  • Image

    ArtigoHeavy Metal: 10 grandes álbuns

    09/03/2021

  • Image

    ResenhaDeep Purple - The Book Of Taliesyn (1968)

    04/03/2021

  • Image

    ResenhaOswaldo Montenegro - Asa De Luz (1981)

    22/06/2020

  • Image

    ResenhaChico Buarque - Sinal Fechado (1974)

    06/08/2020

  • Image

    EntrevistaSnake

    31/07/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Captain Beyond

Álbum disponível na discografia de: Captain Beyond

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Captain Beyond:

  • 15
    jun, 2021

    Hard Rock forte, enérgico e equilibrado, além de ótimas incursões progressivas

    User Photo Tiago Meneses

Visitar a página completa de Captain Beyond



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.