
Resenha
Captain Beyond
Álbum de Captain Beyond
1972
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
26/12/2019
Um disco absoluto
Após ser demitido do Deep Purple, o vocalista Rod Evans, junto com Larry Reinhardt (Iron Butterfly), que cuidou das guitarras e para a bateria o peso pesado, Bobby Caldwell (Jhonny Winter Band) formaram um novo grupo. Nick Simper (ex-Purple, também), chegou a participar, mas de fato, nas gravações fora Lee Dorman quem comandou as quatro cordas e inclusive as linhas de piano. Com um cast muito nobre e fenomenal, a banda estava pronta para registrar o primeiro trabalho do Captain Beyond. A banda tinha tudo para ser uma das grandes, fez sucesso de certa forma, porém não vingou que deveria; infelizmente o percurso acabou sendo penoso para o grupo. O seu som transita com levadas preciosas de bateria, elevando o nível rítmico das faixas e que alternam os tempos musicais constantemente. No caso das cordas, os riffs são bem à frente, e mantêm um segmento alinhado com o Heavy Metal mesmo, além do Hard Rock bem estampado nas composições. Outra vertente do álbum, seriam as linhas de Rock Progressivo e algo no segmento Rock Psicodélico; um disco realmente poderoso, sonoro e avassalador por si só. As canções se unem em uma espécie de medley, que são conectadas e arranjadas de forma a contemplar uma suíte de certo modo. A produção ficou por conta do próprio grupo e o disco foi lançado pela Capricorn Records em 1972, com apenas 35 minutos de música. Obra-prima, de fato. Interessante a arte de capa do álbum, que quando lançado vinha em uma espécie de 3D, usando impressão lenticular. Um outro ponto muito importante, foi que o trabalho acabou sendo dedicado para Duane Allman (R.I.P.), guitarrista da Allman Brothers Band - amigo do baterista Caldwell. Apesar do manager não ter se colocado de forma incisiva à banda para rodar e se concretizar, o grupo deixou essa pérola inicial. O grupo realmente acabou indo em frente, mudando de formações e acabando e voltando em várias épocas diferentes; mas esse registro é totalmente importante e único para a história da música. Algumas faixas podem ser destaque, como "Raging River of Fear", também a canção que abre o disco "Dancing Madly Backwards", "Mesmerization Eclipse" e "Frozen Over" Como tantas bandas nos anos 70, o grupo inovou e trouxe o peso do que conhecemos hoje em dia como Heavy. É mais um trabalho que vale ter na coleção.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Captain Beyond
Álbum disponível na discografia de: Captain Beyond
Ano: 1972
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 5 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Captain Beyond:
-
15jun, 2021
Hard Rock forte, enérgico e equilibrado, além de ótimas incursões progressivas
Tiago Meneses
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar