Excelente homenagem aos inspiradores do trio canadense
Dezessete álbuns de estúdio, milhões de discos vendidos e o Rush decide enfim, homenagear os heróis do passado com um ep de cover(s). O fator surpreendente em Feedback é experimentar as velhas canções dos anos 50, 60 e 70, agora numa produção mais polida. O ritmo rockbilly contagiante de Eddie Cochran em Summertime Blues, foi transformado em hard heavy de potência destruidora pelo Blue Cheer, e foi a partir desse peso destilado que o Rush coverizou a canção, deixando um gostinho nostálgico das viscerais faixas contidas no debut e também em Fly By Night. Ao vivo sua amplitude dobra, como pode ser conferido no show R30 em Frankfurt. Heart Full of Soul (The Yardbirds) ganhou um pouco mais de "corpo", deixando um pouco o reverb da obra original. O sentido country de For What It's Worth (Buffalo Springfield) é diluído, mesmo assim agradável aos ouvidos com o novo sentimento dado pelo Rush, de certa forma, tão relaxante quanto a primogênita. Os canadenses poderiam até deixa-la como outro formato, aplicando peso nas guitarras, acho que a prudencia nesse caso foi a escolha certeira. Mr. Soul, também do Buffalo, ficou mais eletrificada, com o ponto alto para as guitarras de Lifeson. Acredito que o guitarrista foi o membro com mais abertura para modificar os arranjos, enquanto Peart manteve-se linear e mais fiel ao produto matriz. O objetivo do Rush jamais foi superar obras já imortalizadas dentro do rock, e sim, homenagear e se divertir. Todavia, não dá pra passar batido ao baile que The Seeker (pelas mãos do The Who) impõe sobre o Rush, e o fator principal nesse abismo, está na voz quase insuperável de Roger Daltrey. A ligeireza country / faroeste de Seven and Seven Is não me agrada, nem com o Love e tão pouco com o Rush, na minha opinião não foi uma boa escolha. E como não poderia faltar o The Cream, o trio finaliza com a imortal Crossroads, numa versão bem animada, destacando o contrabaixo pulsando forte no timbre médio estralado. Aqui o grupo dá uma acelerada, saindo do comedimento com espaço para improviso nos solos. Lembrando que a faixa original é do lendário Robert Johnson, porem, a exemplo de Summertime, a banda opta pela segunda e mais conhecida versão.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Feedback
Álbum disponível na discografia de: Rush
Ano: 2004
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,93 - 7 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar