Resenha

Some Time In New York City

Álbum de John Lennon

1972

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

11/12/2019



A música em segundo plano

"Some Time In New York City" álbum é o mais politizado de John Lennon. Seu terceiro lançamento de estúdio após o término dos Beatles é recheado de protestos e críticas, sendo que a música acabou ficando um pouco de lado...

No segundo semestre de 1971, John e Yoko mudaram-se de Londres para Nova York, mais precisamente no bairro de Greenwich Vilagge. Logo começaram a se engajar com ativistas políticos como Jerry Rubin e Abbie Hoffman. Em discussão, assuntos como a libertação de John Sinclair (preso por porte de maconha), a rebelião de Attica (presídio onde 39 pessoas foram mortas) e a prisão de Angela Davis (do partido comunista americano). As atitutes de Lennon incomodaram tanto que o presidente em exercício Richard Nixon abriu um inquérito para investigar o músico. 
Além dos temas de protesto já citados, outros temas também foram abordados, como o Domingo Sangrento irlandês nas faixas "Sunday Bloody Sunday" e "The Luck of the Irish", e os direitos das mulheres em "Sisters O Sisters" e "Woman Is the Nigger of the World".

Quando digo que Lennon se esqueceu da música, é que a maioria das faixas não têm um bom trabalho em termos musicais. Além disso, John divide as composições e também a liderança de algumas delas para Yoko, que assume os vocais. É notável que seu desempenho musical é bem inferior ao do ex-Beatle. Sem qualquer preconceito, afinal, isso são fatos. "Woman Is the Nigger Of The World" é a faixa de John de maior destaque e a que conseguiu chamar a atenção, merecidamente, além da famosa faixa "Happy Xmas", bônus em algumas edições. O melhor momento de Yoko está em "Sisters O Sisters", um pop bobinho mas que até passa. John tem alguns lampejos positivos em "New York City" e "The Luck Of The Irish", mas "John Sinclair" poderia ser bem melhor. Do restante, infelizmente pouco se aproveita. 

Além das faixas de estúdio, a versão em LP traz dois registros ao vivo, com a ótima "Cold Turkey" - injustamente rejeitada pelos Beatles - de John e a bizarra "Don't Worry Kyoko" de Yoko. Além delas, há também o registro de quatro faixas com Frank Zappa e o  The Mothers of Invention, gravado em 6 de junho de 1971 no Fillmore East, New York. A versão em CD não conta com estas faixas registradas com Zappa. Aqui tem muito mais gritaria do que música, então, passo.

Dois shows foram feitos em Nova York no Madison Square Garden após o lançamento do disco, material gravado e que posteriormente seria lançado em álbum chamado "Live in New York City".

Após este período, John e Yoko decidiram se mudar para o famoso edifício Dakota e se separaram pouco depois. John começaria então a vivenciar mais uma fase turbulenta da sua carreira, também conhecida como "Lost Weekend" ou "Fim de Semana Perdido".


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Dead Daisies - Make Some Noise (2016)

    10/08/2021

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Firefly (1977)

    11/11/2020

  • Image

    DivulgaçãoVelhas Virgens lança 'O bar me chama'

    02/07/2019

  • Image

    ResenhaAmbeon - Fate Of A Dreamer (2001)

    28/11/2018

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Pretties For You (1969)

    15/10/2019

  • Image

    EntrevistaRoy Khan

    22/05/2018

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Double Fantasy (1980)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Somewhere In England (1980)

    27/07/2020

  • Image

    ResenhaGlowing Tree - Bucolic (2018)

    31/07/2018

  • Image

    DivulgaçãoCasa das Máquinas lança novo single após 44 anos sem inéditas

    21/04/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Some Time In New York City

Álbum disponível na discografia de: John Lennon

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 2,17 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Some Time In New York City



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.