Resenha

Manfred Mann's Earth Band

Álbum de Manfred Mann's Earth Band

1972

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

03/12/2019



Diferente de discos posteriores, mas ainda assim, uma boa estreia

Em 1972 a banda Manfred Mann's Earth Band lançava o seu autointitulado disco de estreia. Em se tratando das bandas que participaram da chamada Invasão Britânica, Manfred continua ser aquela que é o maior mistério de todas, já que até onde eu sei é a única que nunca teve uma biografia lançada, a banda continua a ser um mistério, exceto, claro, para os seus fãs mais dedicados. 

Já estamos diante do terceiro grupo que Manfred Mann formou desde que deixou a África do Sul em busca de liberdade artística (e presumivelmente um pouco de fama e fortuna) no início dos anos sessenta. No momento em que esse disco foi lançado, Mann já tinha bastante experiência com o lado comercial da industria, aproveitava tudo isso para criar uma formação musical sólida que pudesse produzir música melódica com algum músculo e força criativa por trás dele, mas ao mesmo tempo perto o suficiente do mainstream para ser comercialmente viável. Mann estava provando ser um empresário musical bastante astuto como outros grandes da época. 

A faixa de abertura é “California Coastline". Possui algumas guitarras pesadas e teclados espaciais. Os vocais também são muito bons e a cozinha é bastante segura. O refrão é cativante e gruda facilmente na cabeça do ouvinte. “Captain Bobby Stout” é uma faixa que foi gravada originalmente dois anos antes pela banda Jerry Hahn Brotherhood. Possui uma vibração muito boa e que era comum na cena americana no início dos anos 70. Os vocais femininos ao estilo black music também seria algo que a banda usaria repetidamente em músicas futuras. Destaque novamente para os riffs pesados de guitarra, além das linhas de órgão. 

Grande parte do material original deste álbum tende a ser bastante curto e às vezes parece mais uma espécie de amostra do que faixas totalmente formadas. E de fato isso pode ser visto como uma verdade quando notamos “Sloth” e sua incursão de guitarra influenciada por Jimi Hendrix, além do seu teclado que a transformam em uma breve e concisa faixa instrumental. “Living Without You” é uma faixa de Randy Newman que soa como uma trilha sonora de filme (se bem que qual música de Newman não soa assim?). 

“Tribute” é um instrumental de um desenvolvimento lento e infusão de blues que demonstra o lado progressivo e artístico da habilidade musical de Mann. Certamente o momento mais lisérgico do disco. "Please Mrs. Henry" como a maioria deve saber, foi uma música abordada por infinitos artistas em algum ponto de suas carreiras, por isso, acho difícil se animar com algo tão difundido sem enxergar somente como uma versão competente, nas sem muita inspiração. 

Por outro lado, se faltou inspiração na maçante faixa anterior, em “Jump Sturdy” a banda fez um trabalho muito expressivo na hora de representar o espirito musical de Dr. John, na faixa que conta um conto tradicional do estadunidense Erskine Caldwell chamado "Deep South" sobre uma criatura sobrenatural. A versão ficou muito bem arranjada, principalmente as guitarras sobre os teclados. Destaque para um divertido solo de piano no final. 

“Prayer” tem uma sonoridade que se aproxima quase de um southern boogie, com alguns solos de guitarra enérgicos e muitos órgãos experimentais de Mann. Provavelmente onde a banda atinge alguns dos momentos mais empolgante do disco. “Part Time Man” por outro lado é aquele tipo de música que não empolga em nada, arrastada em pouco expressiva, confesso pular sempre que escuto o disco. “I'm Up And I'm Leaving” fecha o disco com uma carga musical quase folclórica. Baseada praticamente em piano é uma faixa simples e muito bonita. 

Certamente que não estou diante do meu disco favorito da banda, mas em termos de estreia, o considero melhor do que várias bandas da época, e a proeminência do excelente trabalho de órgão combinado com uma ampla variedade de amostras de estilos musical e o profissionalismo geral exibido pela formação da banda, criaram um álbum que vale a pena possuir.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaWobbler - Hinterland (2005)

    29/07/2021

  • Image

    ResenhaMarillion - Misplaced Childhood (1985)

    11/11/2017

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Please Don't Touch! (1978)

    31/01/2018

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Ummagumma (1969)

    28/02/2020

  • Image

    ResenhaGiles, Giles & Fripp - The Cheerful Insanity Of Giles, Giles And Fripp (1968)

    08/07/2020

  • Image

    ResenhaAsia Minor - Between Flesh And Divine (1980)

    03/01/2019

  • Image

    ResenhaYes - 90125 (1983)

    19/05/2018

  • Image

    ResenhaGentle Giant - Playing The Fool (1977)

    06/07/2018

  • Image

    ResenhaAntony Kalugin - Stellar Gardener (2021)

    31/08/2021

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Presence (1976)

    16/06/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Manfred Mann's Earth Band

Álbum disponível na discografia de: Manfred Mann's Earth Band

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Manfred Mann's Earth Band



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.