Resenha

The Thoughts Of Emerlist Davjack

Álbum de The Nice

1967

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

24/11/2019



As primeiras peripécias musicais de Keith Emerson!

A história do The Nice surgiu no final de 1965, quando a cantora P.P. Arnold começou a fazer sucesso e surgiu a necessidade de uma banda para acompanha-la em suas apresentações. A gravadora reuniu vários jovens músicos promissores para uma banda de apoio.  Eram eles: o baixista Lee Jackson, o guitarrista David O´List, o baterista Ian Hague (substituído por Brian Davison) e um prodígio dos teclados chamado Keith Emerson. 

O grupo foi batizado de The Nice por Andrew Oldham, uma dos chefões da gravadora Immediate, e segundo ele, Emerson e cia teriam 20 minutos de apresentação solo antes da entrada da cantora. Com suas performances altamente energéticas e teatrais, a banda chamou a atenção da mídia e público e a gravadora resolveu investir no The Nice como banda principal.

Então durante o outono de 1967, o grupo entrou no Olympic Studios em Londres, com o intuito de gravar seu primeiro trabalho. Embora tenha sido reunido pela gravadora para trabalhar eminentemente como banda de apoio, os músicos se entrosaram de maneira única, como se tivessem se juntado espontaneamente, como aconteceu com milhares de outros grupos. Jackson tinha uma pegada firme e vigorosa no baixo, trazendo um som pulsante e encorpado; Davison atava com fúria os pratos e tambores, sendo o parceiro perfeito para as improvisações de Emerson ao vivo; O´List vinha da escola de Hendrix, com sua guitarra virtuosa e embebida de fuzz e distorções. Mas o músico trazia ainda uma bagagem musical altamente psicodélica, abusando de efeitos. Era como um cruzamento de Hendrix com Syd Barret, resultando em uma técnica diferente, peculiar e altamente diferenciada para a época.

Como o grupo valorizava grandes passagens instrumentais, ficou decidido que não contratariam um vocalista, encarregando o baixista Jackson de assumir tal tarefa. Embora não fosse um vocalista de técnica apurada, o músico não faz feio, conseguindo resultados satisfatórios em um grupo onde os vocais não eram o ponto principal.

O álbum começa com um forte apelo pop, apresentando  "Flower King of Flies" seguido da faixa título, ambas notadamente influenciadas pelos Beatles e o movimento flower power da época. Afinal, não tinha como um grupo ficar indiferente aquela cena. 

A sonoridade começa a ficar diferente em "Bonnie K", uma peça lisérgica, recheada de hammonds duelando com a guitarra Hendrixiana de David, amparado pelos vocais rasgados de Jackson.

Encerrando o lado “A” do antigo vinil, temos a épica "Rondo",  na verdade uma adaptação vigorosa de “Blue Rondo a La Turka” do jazzista Dave Brubeck. Aqui o grupo atinge o ápice de sua musicalidade e embora as inserções de O´List sejam muito bem colocadas, é notório que o grande destaque é mesmo Keith Emerson e sua parede sonora de teclados, amparado pela bateria atrabiliária de Davidson.

O lado “B” se inicia com "War and Peace". Aqui o grupo começa a caminhar para a sonoridade que usaria nos álbuns seguintes, com os teclados ecléticos  de Emerson a frente dos temas, sempre evidenciando suas influências de jazz e música clássica, inclusive com passagens de compositores eruditos como Mozart e Bach. 

"Tantalising Maggie" é a mais fraca do álbum, uma mistura da sonoridade calcada nos teclados com o influência do psicodelismo flower power.

 Finalizando temos mais dois temas eminentemente progressivos, "Dawn" e "The Cry of Eugene". A primeira com os teclados soturnos e voz sussurrante nos remete a alguns temas do krautrock alemão. A segunda tem o andamento quebrado, com adição de doses de piano e metais em meio as paredes de teclados criadas por Emerson e os vocais de Jackson.

O grande mérito desde álbum é poder ouvir e perceber como Keith Emerson se portava ao lado de outro solista, no caso um guitarrista, uma vez que nos discos seguintes e durante o restante de toda sua carreira o tecladista nunca mais dividiria a atenção com ninguém. 

“The Thoughts of Emerlist DavJack”, cujo o titulo é um anagrama com o nome dos integrantes, foi lançado em março de 1967 e pode ser considerado um dos precursores do rock progressivo ao lado do Procol Harum  e Moody Blues.  Muitos encaram o grupo apenas como uma porta de entrada de Keith Emerson ao universo musical, mas The Nice foi mais que isso. O grupo obteve enorme sucesso mesmo em sua curta carreira e ajudou a definir todo um panorama musical do fim dos anos 60. Embora Keith tenha se sobressaído, notadamente por ser um solista técnico e exibicionista, todos os membros do grupo eram músicos extremamente técnicos e experientes para a época apesar de ainda jovens. 

Mas é realmente fato que a grandeza de Emerson Lake & Palmer acabou relegando o grupo ao segundo plano, deixando os ouvintes de conhecer e apreciar sua música.

Após o lançamento do álbum e algumas poucas apresentações, David O´List resolve deixar o grupo , que passaria a ser um trio e Emerson jamais dividiria as atenções com outro solista;


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJoni Mitchell - Mingus (1979)

    14/11/2020

  • Image

    ResenhaKadavar - Berlin (2015)

    15/11/2019

  • Image

    ResenhaQueensryche - American Soldier (2009)

    19/04/2020

  • Image

    ResenhaEloy - Dawn (1976)

    30/11/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Ready An' Willing (1980)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaEd Motta - Criterion Of The Senses (2018)

    10/10/2018

  • Image

    ResenhaGuilt Machine - On This Perfect Day (2009)

    01/07/2019

  • Image

    ArtigoOs mais influentes guitarristas de rock progressivo

    11/08/2018

  • Image

    ArtigoAs Grandes Cozinhas do Rock: Unidade entre baixistas e bateristas

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaRiverside - Out Of Myself (2004)

    22/02/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Thoughts Of Emerlist Davjack

Álbum disponível na discografia de: The Nice

Ano: 1967

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Thoughts Of Emerlist Davjack



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.