Resenha

The Devil You Know

Álbum de Heaven And Hell

2009

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

17/11/2019



A despedida de uma lenda

A relação de Dio com Tony Iommi e Geezer Butler sempre foi conturbada, desde o incidente com as gravações de Live Evil, até o desfeche no show de Costa Mesa, em que o convite para abrir o show ao desafeto Ozzy, foi a gota d'água na segunda passagem do cantor, porem, ainda não era o último capitulo.

Em 2006 veio a compilação intitulada The Dio Years, e a partir daí, após longos catorze anos, nascia o sonho de The Devil You Know. Dio e Iommi resolvem gravar três faixas inéditas para a preencher a coletânea e a química estava feita. Álbum a vista, e uma turnê com gravação do show “Live From Radio City Music Hall”.
O nome do disco foi um trocadilho pelo veto da marca Black Sabbath, leia-se: questões contratuais.Traduzindo o título : "O Diabo que você conhece". E esse diabo era o Black Sabbath com a formação de Mob Rules, o nome pouco importava aos fãs.
A capa adaptada do quadro de Per Oyvind Haagensen, intitulado Satan, foi a melhor comparado aos discos do Sabbath, já que a mesma nunca foi uma sumidade em ilustrações decentes. Tão bela quanto To Mega Therion do Celtic Frost, fazendo a arte porca de Born Again parecer um rascunho infantil. Para quem possui o produto em LP, a satisfação com certeza é dobrada.
Ainda sobre a capa, Geezer Butler mencionou em uma entrevista que os números 25 e 41 encontrados no antigo logo, referem-se ao verso de Mateus 25:41 na Bíblia, que fala sobre o Juízo Final: "aqueles que estão sentados do lado esquerdo de Deus serão arremessado ao Inferno".

Musicalmente The Devil You Know destoava dos trabalhos anteriores, diferente dos clássicos Heaven and Hell e Mob Rules e tão pesado quanto Dehumanizer. Só que dessa vez os riffs e a parte estrutural circulavam num andamento mais arrastado e num tom mais baixo, preservando a voz de Dio, que pela ação do tempo já não "alcançava" os agudos precisos de outras épocas.

Destaques :

Atom and Evil impressiona de bate e pronto, puxando para algo feito em Magica (2000) com riffs sinistros e uma impecável performance do vocalista. Impossível não cantar o refrão.

Bible Black inicia-se com requintes de balada, após alguns dedilhados vai crescendo com progressões encorpadas em guitarras sobrepostas e aos poucos abandona a parte acústica inicial. Bible Black virou clipe e single.

Um contrabaixo estranho e carregado de efeitos, introduz Double the Pain, (minha preferida). Dio continua dominando e roubando a cena, juntamente com o baixo groovado de Geezer. Ainda sobre o baixista, vale ouvir a linha espetacular de The Turn of the Screw, e seus contrapontos interessantes com a guitarra.

Palhetadas abafadas e órgão de igreja, dão o start em "Follow Tears", encontrando se aos poucos com o ritmo marcial de Vinny Appice. O clima é quebrado por uma sucessão de riffs diferentes, quem pensou nos bons tempos de Dehumanizer, sobre algo entre "Letters From Earth" e "Buried Alive" está com os ouvidos em dia. Doom metal de primeira linha feito pelo criador, dúvidas quanto a isso ? ouça a primeira música daquele disquinho de 1970 com a bruxa na capa.

"Neverwhere" dá uma acelerada entre as demais, com menos variações, equilibrando se em mudanças mais sutis em cima da unidade vocal, ao contrário da cadenciada "Breaking Into Heaven", que mais parece um retorno a Bible Black, pela similaridade de alguns trechos.

The Devil You Know é item obrigatório na prateleira de qualquer banger, o canto do cisne do melhor cantor do rock pesado a pisar nessa Terra. Sua influencia em The Devil You Know é tão forte, que qualquer um percebe que ele puxou a banda para si, e imprimiu sua concepção no trabalho, resultando entre um meio termo de Black Sabbath e sua carreira solo. Não seria exagero compara-lo com o citado Magica e visualizar uma prévia de Mágica 2, projeto que infelizmente não viu a luz do dia.
Em complemento ao disco, vale a escuta do espetacular live Wacken de 2010.

Reunião final e a morte da lenda ...

Como peça pregada pelo destino, tudo aconteceu justamente quando as brigas e egos inflados evaporaram, estavam ali quatro caras e num reencontro somente pela música, sabendo que se um distanciamento ocorresse novamente, seria o último, sabendo que as intervenções de Ozzy e sua esposa, não podiam parar esse presente do rock pesado. Mas o destino trocou Ozzy pela dona morte, que travestida de um câncer fulminante, levou Ronnie James Dio no dia 16 de maio de 2010.
Não conheci o pequeno notável, apenas tive o prazer de vê-lo em ação num único show e foi só !, pouco para alguns, mas para mim em 2010 um pedaço morreu junto, eu amava esse cara e continuo amando de qualquer forma.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEmerson, Lake And Palmer - Tarkus (1971)

    03/07/2019

  • Image

    ResenhaNazareth - The Catch (1984)

    08/07/2021

  • Image

    ResenhaOzric Tentacles - Erpland (1990)

    19/06/2018

  • Image

    ResenhaVan Halen - For Unlawful Carnal Knowledge (1991)

    16/06/2018

  • Image

    ResenhaRainbow - Ritchie Blackmore's Rainbow (1975)

    30/01/2019

  • Image

    ResenhaW.A.S.P. - The Last Command (1985)

    04/06/2021

  • Image

    ResenhaDuran Duran - Pop Trash (2000)

    14/09/2021

  • Image

    ResenhaBob James - Sign Of The Times (1981)

    31/10/2020

  • Image

    ResenhaBlue Öyster Cult - The Symbol Remains (2020)

    16/10/2020

  • Image

    ResenhaNarada Michael Walden - The Dance Of Life (1979)

    20/06/2021

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

The Devil You Know

Álbum disponível na discografia de: Heaven And Hell

Ano: 2009

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,38 - 4 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Devil You Know:

  • 04
    nov, 2020

    Descendo ao inferno

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de The Devil You Know



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.