Resenha

Berlin

Álbum de Kadavar

2015

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

15/11/2019



Sonoridade anos 70 diretamente do novo milênio

Desde meados da década passada que o som realizado nos anos 70 tem sido paulatinamente resgatado pelas novas bandas. O Wolfmother foi o primeiro a despontar na grande mídia, sendo seguido por uma infinidade de bandas  que buscam exteriorizar as influências adquiridas naquela década. Obviamente muitos grupos não conseguem manter a qualidade musical exigida para se tornarem bons profissionais, outros, se limitam a uma mera cópia de grupos consagrados, não conseguindo uma identidade própria.

No meio de tanto revival surge o Kadavar, Power trio alemão formado em 2010, que faz um som retrô muito bem  estruturado, com influências clássicas de Zeppelin/Sabbath/Purple, e incorporando ainda elementos de rock pscodélico, stoner e pitadas de progressivo, além de claro, beberem na fonte de grandes trios setentistas como Cream, Blue Cheer, West, Bruce & Laing e Dust.

“Berlin”, o terceiro álbum do grupo e o primeiro a contar com o baixista Simon, foi lançado em 2015, sendo o responsável pela consolidação da sonoridade buscada pela banda
Segundo o produtor e baterista Christoph bartelt, o título é uma homenagem a capital Alemã que os uniu e ajudou a construir a sonoridade almejada.

Quem conhece os trabalhos anteriores percebe de cara que a sonoridade do grupo ainda é calcada em cima da guitarra do também vocalista Christoph Linderman, sempre “suja” e cheia de fuzz. Mas há uma certa maturidade na concepção do musico, que enxugou bastante a ‘sujeira’ característica de seu instrumento, deixando o som mais linear e com mais espaço para os demais instrumentos. Digamos que Lindermann conseguiu achar maturidade e equilíbrio na construção das canções. 

O “novato” baixista Boutelop chega com a experiência de seu trabalho em bandas psicodélicas com relativo sucesso na Europa, como “Aqua” e “Nebulla Oscilator”. É um músico acostumado a improvisos e espontaneidade, uma marca dos trabalhos do grupo. Nas poucas vezes que a guitarra se cala, é possível notar a eficiência, segurança e inventividade do baixista, que possui aquele som “gordo” e encorpado. 

Se você é baterista ou aspirante do instrumento, não espere coisas inventivas ou técnicas por parte de Bartelt, o músico privilegia o peso dos tambores, como fazia Bill Ward no Sabbath ou Corky Laing no Mountain, uma baterista mais preocupado com o peso dos tambores que o exibicionismo técnico. 

Os destaques do CD são bem subjetivos, mas por gosto pessoal cito “Lord of the Sky” que abre o petardo quebrando tudo e mostrando a maturidade do grupo, a Sabbática ‘Into the Night”, um tema urgente, com sonoridade similar a Iommy e sua turma, a cadenciada e quase limpa “Thousand Miles Away from Home” e “The Old Man”, que mostra como o grupo soa coeso e estruturado.

Saindo do lugar comum, o trio escolheu o cover de "Reich der Träume", da cantora alemã Nico, parceira do mítico Velvet underground, cantado originalmente em alemão. Ponto pro grupo.

Outra evolução foi na criação da capa, criada pela fotógrafa russa Elizaveta Parodina, fugindo das artes anteriores mais ripongas que mostravam uma simples foto do trio. “Berlin” mostra uma verdadeira evolução dentro da sonoridade do Kadavar, que souberam  eliminar os excessos, lapidar o som e dar uma passo evolutivo dentro da musicalidade do grupo.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaResurrection Kings - Resurrection Kings (2016)

    20/02/2021

  • Image

    ResenhaKamasi Washington - The Epic (2015)

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaBlack Star Riders - Another State Of Grace (2019)

    10/04/2020

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - Blizzard Of Ozz (1980)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaSting - The Dream Of The Blue Turtles (1985)

    04/03/2018

  • Image

    ResenhaBilly F Gibbons - Hardware (2021)

    01/07/2021

  • Image

    ArtigoCozy Powell: 20 anos sem a locomotiva do rock

    02/01/2020

  • Image

    ResenhaLevin, Minnemann, Rudess - Levin, Minnemann, Rudess (2013)

    07/04/2020

  • Image

    ResenhaUFO - Force It (1975)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Animals (1977)

    25/10/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Berlin

Álbum disponível na discografia de: Kadavar

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Berlin



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.