
Resenha
Undress Your Madness
Álbum de Pretty Maids
2019
CD/LP
Por: Diógenes Ferreira
Colaborador
10/11/2019
Ainda uma bandeira do Hard n' Heavy dinamarquês
Desde o início dos anos 80, o Pretty Maids manteve-se no cenário como um representante do Hard n’ Heavy dinamarquês. Com seu segundo registro ‘Red, Hot and Heavy’ chegou metendo o pé na porta em 1984, depois chamou atenção com seu melódico ‘Future World’ em 1986 e atingiu o ápice da perfeição (na opinião desse que vos escreve) com o magnífico Jump The Gun (1990). Depois a tentativa foi entrar no mercado americano, que como todos sabem é o trampolim para o sucesso mundial, então vieram uma sequência de álbuns e EPs na década de 90, mas que não obteve o resultado esperado, gerando um desmanche na banda. Sobrando apenas o vocalista Ronnie Atkins e o guitarrista Ken Hammer, os dois foram recrutando novos companheiros ao longo dos anos e levando adiante a banda, alternando bons discos e outros regulares até chegarmos nesse novo play em 2019. Desde 2006 com o álbum ‘Wake Up to The Real World’ a banda faz parte da gravadora Frontiers e vem atualizando seu som Hard/Heavy que fica no meio termo do clássico e do moderno, não obstante é o que encontraremos nesse novo álbum ‘Undress Your Madness’. Após a Intro, “Serpentine” começa o disco com forte pegada e efeitos vocais na voz de Ronnie, que amplifica no refrão pegajoso e ótimo solo de guitarra. Em seguida vem “Firesoul Fly” numa roupagem quase Pop de um Nickelback por exemplo, mas com mais um bom solo, simples mas eficaz, de Ken Hammer. A faixa-título vem carregada de peso, numa veia Metal, mas com bastante melodia vocal. “Will You Still Kiss Me” aparece como uma Power Ballad, com pianos no refrão em contraste com o peso da guitarra, já “Runaway World” aposta no formato Melodic Rock moderno e de forma eficiente traz um bom trabalho de ponte/refrão. “If You Want Peace” cola de novo no peso dos riffs e na bateria com pegada forte, além de um vocal nervoso de Atkins, assim como em “Slavedriver” a banda segue o mesmo caminho, só que com efeitos mais modernos. “Shadowland” de repente aparece para despejar melodias Hard, daquelas grudentas com refrão chiclete, no melhor estilo Harem Scarem. Depois a faixa “Black Thunder” traz o peso de volta mas com uma pegada meio Gotthard que também anima. “Strength of Rose” é baladaça com toques modernos de synths e é a responsável por fechar o disco. Podemos dizer que o Pretty Maids continua seguindo na mesma linha dos álbuns antecessores nessa década, talvez até com um pouco mais de melodia que os anteriores, mas sem deixar a modernidade e peso que o som atual pede. Há de salientarmos também que junto com o lançamento do álbum, Ronnie Atkins divulgou que foi diagnosticado com câncer no pulmão e que já está em tratamento do mesmo, sendo mais um grande músico que passará por essa batalha. Fica aqui nossa torcida pela sua recuperação e que o Pretty Maids continue ativo, próximo de completar seus 40 anos de estrada com louvor.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador
Membro desde: 22/01/2019
"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Diógenes Ferreira
Sobre o álbum

Undress Your Madness
Álbum disponível na discografia de: Pretty Maids
Ano: 2019
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar