Resenha

Enter

Álbum de Within Temptation

1997

CD/LP

Por: Tarcisio Lucas

Colaborador

26/10/2019



Os tempos sombrios do Within Temptation

A banda Within Temptation é um exemplo bastante expressivo de conjunto que soube mudar gradualmente de estilo, ao ponto de seus mais recentes lançamentos manterem pouca ligação com seus predecessores.
Quem escuta o som atual da banda, um misto de metal com pop, repleto de elementos sinfônicos que caminham junto com outros mais modernos ( e que é muito bem feito, competente e extremamente bem produzido, dentro de sua proposta) muitas vezes não imaginaria que no começo da banda a sonoridade era muito mais doom, sombria, carregada e tipica das bandas de gothic metal que infestavam a cena no final da década de 90.
"Enter" - um nome bastante sugestivo para um álbum debut - apresenta um grupo fortemente inspirado por grandes nomes da musica gótica como Tristania, Theatre of Tragedy e Trail of Tears, em um disco que, ainda que realmente acrescente bem pouco ao estilo, mostra maturidade nas composições e execuções certeiras, de muito bom gosto e técnica.
Verdade seja dita: Esse som aqui apresentado não é de fato a "essência" da banda, nem nunca foi. As fases posteriores, em que a banda foi suavizando seu som, inserindo elementos mais mainstream, conferiram, gostemos ou não, uma maior identidade ao conjunto, que soube encontrar sua praia indo para outras abordagens sonoras. Ainda que muitos fãs mais radicais  argumentem que a banda abandonou o heavy metal em detrimento do pop - argumento esse que é de uma injustiça tremenda - fato é que hoje a banda demonstra muito mais desenvoltura e personalidade.
Ainda assim, "Enter" é um disco maravilhoso, incrível, de uma audição agradabilíssima, mas que pouco se destaca dentro do cenário gótico em que tentava se inserir, e que muitas vezes parece estar se esforçando para ficar "contido" dentro da proposta aqui apresentada.
A banda em determinados momentos dá vislumbres do que viria, mas que aqui aparecem palidamente, como se eles no meio da composição se lembrassem de que determinadas sonoridades não se encaixariam dentro do que se esperaria de uma banda de gothic metal.

Quem curte uma pegada mais pesada, se deliciará com as composições aqui apresentadas. Em "Enter", abundam os  vocais guturais em contraposição com a voz angelical de Sharon Den Adel,  feitos de forma bastante satisfatória pelo guitarrista Robert Westerholt. Uma pena que a banda tenha abandonado os vocais guturais, uma vez que  nesse disco eles são trabalhados de forma inteligente e potente, e poderiam tornar algumas composições futuras em verdadeiras obras primas.
A voz de Sharon Den Adel é aquilo que já sabemos: maravilhosa, dona de uma afinação impecável, boas interpretações e muita emoção.
A produção não chega aos pés do que a banda apresentaria no futuro, mas se levarmos em consideração que tudo foi gravado em apenas 2 semanas, e mixado em apenas 3 dias (devido ao baixo orçamento que a banda possuía naquela época), temos sim um registro que não trabalha contra a banda, sendo bom o suficiente para que não percamos os detalhes que realmente importam. Se quisermos ser um pouco mais exigentes, em alguns momentos as guitarras soam um pouco estridentes e com timbres um pouco deslocados, mas isso acontece em tão poucos momentos que nem sei se realmente deveria ter citado o fato.

Outra diferença marcante em relação aos outros trabalhos reside no fato de que as passagens instrumentais aqui são de forma geral bem mais longas do que o usual para a banda, o que pode desagradar quem venha até aqui focando apenas na voz de Sharon.

Todas as músicas são muito boas, sem exceção. No entanto, se eu tivesse que indicar um destaque, colocaria a faixa "Deep Within", que apresenta riffs de guitarra arrastados, e foca nos vocais guturais, que iniciam a canção de forma densa e até mesmo agressiva. Eu, que continuei (e continuo) acompanhando a banda até os tempos atuais, confesso que sinto um pouco de falta da pegada que foi apresentada nessa faixa. Mas, ainda que seja uma musica primorosa, não é nada que um Tristânia ou o Trail of Tears não estivessem fazendo com a mesma competência.

Enfim, eu fico muito feliz que depois desse lançamento a banda tenha tido coragem de buscar seu próprio som, a despeito das críticas, e alcançado um sucesso comercial bastante significativo, e bem maior do que praticamente todas as bandas daquele período e cena.
Quem conhece apenas as canções recentes do conjunto deveria visitar isso,  nem que seja por pura curiosidade.
E quem prefere uma sonoridade mais obscura e menos comercial encontrará aqui um disco invulgar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tarcisio Lucas

Nível: Colaborador

Membro desde: 16/10/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMythological Cold Towers - Monvmenta Antiqva (2015)

    01/11/2017

  • Image

    ResenhaAfter Forever - Prison of Desire (2000)

    25/01/2018

  • Image

    ResenhaGreen Carnation - Light of Day, Day of Darkness (2002)

    30/01/2018

  • Image

    ResenhaStratovarius - Fourth Dimension (1995)

    17/02/2019

  • Image

    ResenhaTristania - Widow's Weeds (1998)

    14/10/2018

  • Image

    ResenhaRhapsody of Fire - Legendary Tales (1997)

    04/01/2019

  • Image

    ResenhaAsia - Aqua (1992)

    19/11/2019

  • Image

    ResenhaBeto Guedes - Beto Guedes / Novelli / Danilo Caymmi / Toninho Horta (1973)

    04/12/2017

  • Image

    ResenhaYes - Yes (1969)

    16/10/2017

  • Image

    ResenhaGilberto Gil - Gilberto Gil (Frevo Rasgado) (1968)

    22/03/2018

Visitar a página completa de Tarcisio Lucas



Sobre o álbum

Enter

Álbum disponível na discografia de: Within Temptation

Ano: 1997

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Enter



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.