Resenha

Nostradamus Book Of Prophecies

Álbum de Solaris

1999

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

19/10/2019



Variáveis atmosferas, melodias poderosas e ao mesmo tempo delicadas

Quinze anos após o lançamento do seu álbum de estreia, “Martian Chronicles”, a Solaris apresentou à sua enorme base de fãs seu último álbum, Nostradamus Book of Prophecies. Desta vez sem Istvan Cziglan, que morreu em 1998 após uma doença incurável, mas o show tem que continuar e sabendo disso a banda lançou um registro não menos do que excelente. Diferentemente de sua estreia, este álbum tem alguns vocais, mas incrivelmente complexos, porque eles misturam um canto normal com húngaros operísticos masculinos e femininos, uma adição fantástica à já excelente música da banda. 

O álbum começa através de “Book Of Prophecies”, um épico de vinte minutos dividido em três partes, mas ao contrário de muitas músicas nesses moldes e que parecem meio desconexas, essa divisão faz todo o sentido e pode ser facilmente percebida pelo ouvinte. A Parte I é um prólogo assustador que apresenta ao ouvinte a atmosfera misteriosa e até assombrosa do álbum, através de cantos quase gregorianos interrompidos por coros agudos. Um início curto, mas simplesmente de tirar o fôlego. A Parte II é a seção principal da música, onde a banda desenvolve o conceito da faixa e atinge o ouvinte com tudo o que tem. De cantos quase religiosos a passagens fluidas do teclado e fortes seções de guitarra suavizadas pela flauta de Attila Kollar, a banda demonstra do que são capazes, misturando o sinfônico primitivo com a música religiosa e uma boa quantidade de música étnica romena que flui suavemente até o final complexo. A Parte III funciona como o epílogo da música e como uma ponte da complexa e empolgante Parte II para a próxima música. Como destaque, digo apenas uma coisa, preste atenção à interação entre guitarra, teclas e flauta, é simplesmente um deleite. 

“The Duel” "é o que eu posso chamar de músicas dos sonhos pra um ouvinte de rock progressivo. A banda aqui mostra todas as suas facetas e estilos misturados com classe e coerência, podemos encontrar passagens fluidas de rock, solos de órgãos psicodélicos e seções folclóricas onde" Kollar " realmente explora todas as suas habilidades, um duelo inquieto entre o órgão hammond e a flauta e que são interrompidos apenas por uma guitarra pesada e que mantém o ouvinte em alerta. 

“The Lion's Empire” tem uma introdução meio confusa, mas depois se transforma em uma música Heavy Prog com a guitarra de Casaba Bogdan no seu melhor e os teclados de Robert Erdesz adicionando todo o seu repertório. Novamente uma boa combinação de força e mistério com um toque, digamos assim, delicado.

“Wings Of The Phoenix” é outra música frenética que após uma introdução suave continua "crescendo" até o final dramático. A banda não parece querer dar descanso para o ouvinte misturam Symphonic Prog, Hard Rock e Folk com tanta destreza que tudo parece perfeitamente coerente, como se esses estilos às vezes contraditórios fossem criados para serem tocados juntos como uma unidade.

“Ship Of Darkness” logo no início da ao ouvinte a ideia de que ele pode acreditar que a banda fornecerá uma faixa calma que servirá de alívio após as poderosas faixas anteriores, mas isso é apenas uma miragem, porque assim que eles ganham velocidade, nada pode pará-los. O primeiro sinal de aviso vem com uma seção de flauta matadora que de repente muda para um som místico e novamente para algum tipo de Heavy Prog, desta vez com Tamas Pocs (baixo) e Laszlo Gomor (percussão), dando uma lição de como uma seção rítmica deve funcionar. 

“Wargames” é um ataque aos sentidos, mas ao mesmo tempo um prazer para os ouvidos, os cânticos dramáticos e místicos misturados com batidas constantes é quase como uma violência não violenta. Destaque também para a banda tocando um hino de guerra no final. 

“The Moment Of Truth” partes I e II mostra uma nova face da Solaris, agora eles abraçam uma linha mais sinfônica jazzística que nos livra de tudo o que ouvíamos antes, apesar de algumas interrupções vibrantes, a música é suave e melancólica, com excelentes vocais em húngaro, incrivelmente bonitos e diferentes de tudo o que a banda havia apresentado até o momento. 

“Book Of Prophecies (radio Edit)” encerra o disco. É apenas uma versão de 3 minutos do primeiro épico e como o nome sugere, para reprodução de rádio. Um bom final.

Um excelente disco, bastante intenso e sinfônico. Trabalho sólido de flauta, muitas intervenções de coros e forte participação de bateria, baixo, guitarra e, principalmente, teclado. Um registro excelente.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado pela música progressiva em todas as suas facetas."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGenesis - Selling England by the Pound (1973)

    28/09/2017

  • Image

    ResenhaPink Floyd - The Division Bell (1994)

    07/11/2019

  • Image

    ResenhaLaurent Thibault - Mais On Ne Peut Pas Rêver Tout Le Temps (1979)

    06/04/2022

  • Image

    ResenhaGong - Radio Gnome Invisible Part 1: Flying Teapot (1973)

    15/01/2021

  • Image

    ResenhaErrata Corrige - Siegfried, Il Drago E Altre Storie (1976)

    25/04/2020

  • Image

    ResenhaCiccada - A Child In The Mirror (2010)

    29/04/2021

  • Image

    ResenhaGal Costa - Índia (1973)

    24/05/2018

  • Image

    ResenhaCurved Air - Airconditioning (1970)

    22/10/2021

  • Image

    ResenhaThe Who - Tommy (1969)

    13/04/2020

  • Image

    ResenhaAnthony Phillips - 1984 (1981)

    22/06/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Nostradamus Book Of Prophecies

Álbum disponível na discografia de: Solaris

Ano: 1999

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Nostradamus Book Of Prophecies



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.