Resenha

The Oblivion Particle

Álbum de Spock's Beard

2015

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

03/09/2019



Passou um pouco do ponto

Após retornar renovado com a saída de Nick D'Virgilio em "Brief Nocturnes and Dreamless Sleep", um dos seus melhores álbuns, o Spock's Beard retornou com "The Oblivion Particle", na missão de ao menos atingir o mesmo nível de seu antecessor. Quase deu certo.

Aqui a banda volta novamente dividindo as composições entre os membros, o que trouxe a já conhecida diversidade do grupo. Porém, a maior parte das contribuições ficaram por conta de John Boegehold, grande colaborador do grupo e que dificilmente falha, mas há uma supervalorização de algumas faixas, principalmente com virtuosismo em excesso, causando uma impressão de preenchimento forçado. Obviamente, a qualidade dos Spock's como um grupo segue ali e é possível aproveitar bastante do que o álbum proporciona.

"Tides of Time" abre os trabalhos com diversas alternâncias de tempo e bastante virtuosismo, mergulhando no prog. Um momento interessante. "Minion" é uma faixa bem melódica de Ted Leonard, com ótimas passagens, apesar de aparentar ter sido esticada para aumentar a sua duração. "Hell's Not Enough" também é de Ted e agrada bem mais com sua alternância entre suavidade e peso. "Bennett Built a Time Machine" é uma das melhores e lembra um pouco da fase transitória da banda com a saída de Neal Morse para o início da fase com Nick nos vocais. Ótima melodia!
A partir da quinta faixa as coisas mudam bastante. "Get Out While You Can" é uma faixa legal de Boegehold, mas sem muito destaque. "A Better Way To Fly" é longa e cansativa, sendo que as coisas melhoram apenas com "The Center Line" e com a também longa "To Be Free Again", uma das melhores do álbum. Aqui sim há grandes passagens e muita emoção. Encerrando os trabalhos, a balada "Disappear" é bonita, mas muito distante de grandes momentos do passado como: "Wind At My Back", "She's Everything", "Open Wide the Flood Gates", "June", etc. E mais uma vez ela cresce para um virtuosismo que considero desnecessário.

"The Oblivion Particle" está longe de ser ruim, mas também não empolga para audições em repetição. É um álbum que não prejudica o legado do grupo, mas que também não serve para arrebanhar novos fãs. De qualquer maneira, se tem uma coisa em que o Spock's Beard é expert, é em se superar. Dito e feito, pois "Noise Floor" é bem melhor.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    DivulgaçãoNarnia: banda lança novo single do álbum "From Darkness To Light"

    04/07/2019

  • Image

    ResenhaSupertramp - Supertramp (1970)

    19/09/2019

  • Image

    ResenhaPlace Vendome - Thunder In The Distance (2013)

    05/03/2021

  • Image

    ResenhaDenner/Shermann - Masters Of Evil (2016)

    03/07/2019

  • Image

    ResenhaKamelot - Haven (2015)

    21/09/2018

  • Image

    ResenhaOliva - Raise The Curtain (2013)

    24/08/2021

  • Image

    ResenhaRoyal Hunt - Paradox (1997)

    12/03/2018

  • Image

    ResenhaTom Petty And The Heartbreakers - Tom Petty and the Heartbreakers (1976)

    05/11/2020

  • Image

    ResenhaKiss - Love Gun (1977)

    16/05/2018

  • Image

    ResenhaTen - X (1996)

    20/03/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Oblivion Particle

Álbum disponível na discografia de: Spock's Beard

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Oblivion Particle



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.