Resenha

From Darkness To Light

Álbum de Narnia

2019

CD/LP

Por: Diógenes Ferreira

Colaborador

24/08/2019



Menos fantasioso e mais eclesiástico

Pra quem não conhece, o Narnia é uma banda sueca cristã que surgiu mais como um projeto do que como uma banda, com o álbum de estréia Awakening (1998), gravado pela dupla Carl Johan Grimmark (tocando todos os instrumentos) e Christian Liljegren nos vocais. Porém, o “projeto” chamou tanta atenção na época que acabou resultando num segundo álbum Long Live The King (1999), já tomando forma de banda com demais integrantes adentrando no combo musical e continuando a lançar discos até hoje. Desde o princípio, Grinmark e Liljegren capitanearam a banda, direcionando a sonoridade do grupo como queriam. Grinmark é um talento à parte pois além de multi-instrumentista, é um guitarrista de técnica apuradíssima no melhor estilo Yngwie Malmsteen e Chris Impellitteri, influências essas que são notórias nos primeiros álbuns do grupo, quando a banda passeava pelo Heavy Power Neoclássico. Já Liljegren possui uma voz de melodia peculiar, próxima do timbre de Don Dokken por exemplo. 

Ao longo dos anos foram 7 álbuns lançados, que foram evoluindo do já citado Neoclássico para uma linha Prog Power até com pitadas de Hard Rock. E é justamente mantendo essa linha dos últimos álbuns que vem o 8º disco da banda intitulado From Darkness To Light, saindo do forno nesse mês de Agosto de 2019. Essa linha Prog Power já começa a ser sentida desde a intro da primeira faixa “A Crack in The Sky”, que abre de maneira magnífica o disco, com um tempo pesado, épico e melódico ao mesmo tempo. Se a primeira faixa empolga, a segunda “You Are The Air That I Breathe” vem com uma pegada Hard pasteurizada típica das atuais bandas da Frontiers, bem chatinho (para o meu gosto). Mas o negócio volta aos trilhos com a cadenciada “Has The River Run Dry”, com riff e timbre descolado que grudam na cabeça, ótimo refrão e solo de puro ‘feeling’. Depois vem “The Armor of God” trazendo a antiga veia Power Metal com teclados e sintetizadores estratégicos que dão um clima especial à canção. O solo vem voando no estilo Malmsteen e a música preenche seu papel de recordar as raízes do grupo. “MNFST” traz novamente o Hard Rock moderno à tona, mas dessa vez mais agradável e menos xarope que a segunda faixa e até próximo às músicas mais Hard Rock do Firewind do guitarrista Gus G. por exemplo e em algumas partes trazendo algo clássico na sonoridade. “The War That Tore The Land” arrebata o ouvinte com efeitos meio psicodélicos e um vocal viajante de Liljegren até que entra o peso em contrapartida com vocalizações de um coral tornando a faixa épica e atmosférica com fino trato. Em seguida vem “Sail On”, com uma levada de groove pesada, cadenciada e moderna, quase como um Soilwork ou In Flames, mas dentro do estilo Narnia no refrão. “I Will Follow” vem numa linha prog pescando influências de Threshold. A partir daí o fim do álbum se aproxima com uma suíte em duas partes que levam o título do álbum. “From Darkness To Light Pt. I” chega a lembrar Dream Theater na parte acústica onde você chega a jurar que é James Labrie cantando. Confesso que me falta essa informação se de repente não é o próprio cantando como convidado na faixa. Mas enfim, após a parte 1 acústica, vem “From Darkness To Light Pt.2” trazendo arranjos e solos maravilhosos, piano para dar o clima e tudo o que uma faixa de Prog tem a oferecer para o ouvinte se transportar à outra dimensão. Um belo encerramento desse ótimo álbum do Narnia.

From Darkness To Light tem produção de CJ Grimmark, guitarrista da banda, mixagem por Viktor Stenquist e masterização feita por Jens Bogren (Sepultura, Symphony X, entre outros), está sendo lançado na Europa e EUA pelo selo Sound Pollution e no Brasil pela Musik Records aliada à Voice Music. A qualidade presente no disco é alta, a performance dos músicos é impecável e percebe-se que o Narnia definitivamente abandonou as temáticas fantasiosas inspiradas na obra de C.S. Lewis e as influências neoclássicas de outrora para de fato evoluir para um som amplo e maduro com letras mais espirituosas e religiosas. O resultado é um álbum diversificado, bem trabalhado e que chega como uma grata surpresa em 2019 trazendo uma ótima audição e fugindo do “mais do mesmo”. Muito bom!



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/01/2019

"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaMauro Medeiros

    27/05/2020

  • Image

    EntrevistaEliton Tomasi

    11/05/2020

  • Image

    ResenhaHelix - Old School (2019)

    28/07/2019

  • Image

    ResenhaBlack Swan - Shake The World (2020)

    20/03/2020

  • Image

    EntrevistaLuiz "Tilly" Alexandre

    01/03/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Flesh and Blood (2019)

    14/05/2019

  • Image

    ResenhaPretty Maids - Undress Your Madness (2019)

    10/11/2019

  • Image

    ResenhaViper - All My Life (2008)

    16/02/2019

  • Image

    ResenhaTestament - Titans Of Creation (2020)

    01/04/2020

  • Image

    EntrevistaAlex Meister

    23/02/2019

Visitar a página completa de Diógenes Ferreira



Sobre o álbum

From Darkness To Light

Álbum disponível na discografia de: Narnia

Ano: 2019

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de From Darkness To Light



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.