
Resenha
Hysteria
Álbum de Def Leppard
1987
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
13/08/2019
Histeria total!
Ao final do ano de 1983, a banda britânica Def Leppard trouxe em sua carreira um feito grandioso, o de conseguir vendas absolutas e concertos notórios ao redor do mundo. O álbum em questão, seria "Pyromania" e, após o encerramento da turnê do mesmo, o produtor diria à banda: "Fizemos sete milhões nesse, próximo passo vamos chegar nos quinze milhões". Rick Allen, o baterista, tempos depois que sofrera o acidente que o deixara sem um dos braços, reaprendeu a tocar seu instrumento, a banda deixou de vir ao Rock In Rio 1985 e assim se concentrou no disco vindouro. A fonte do disco novo - isso já em 1987 - trazia o Pop Music, infiltrado com o Rock e o Hard Rock pomposo e grudento, mas de ótima qualidade. O nível de "Hysteria" trouxe uma gama maior ao status de grande banda para o grupo, na verdade o Leppard, vinha lá da "Nova Onda do Heavy Metal Britânico" e seu legado era forte, mas que o mesmo tendia acompanhar os grandes da cena e se movimentar através de um som mais limpo e dotado de elementos moderninhos. O disco começou a ser produzido em 1984, porém, com tantos imprevistos, a banda chegou ao veredicto em 1987, no auge do Glam Rock, em que até mesmo os grandes astros do Metal abusavam das vertente; casos esses de KISS, Ozzy Osbourne e até mesmo os alemães dos Scorpions. Ainda nesse ponto, não se esquecendo de que Bon Jovi era muito querido naquele instante, mas o Leppard era ainda mais acessível para com as rádios e um público de mulheres ansiosas por um deleite musical mais brando. O Leppard foi tão bem na caminhada com esse álbum que, a banda passou os números acima de artistas como Elton John e George Michael (R.I.P.), além de ser alvo da MTV e obter fãs em demasia, mesmo na América do Sul. Quando lançado, não demorou muito para chegar ao número 1# nas paradas, e assim facilmente conseguiram seus mais de 18 milhões de cópias, dando assim o ápice do grupo naquele final de década. Com Mutt Lange novamente na produção e uma arte de capa combinando com o som, visual e também com a idealização do disco, a banda trouxe em "Hysteria" uma conotação mais profunda em princípios sutis, sem o peso do dotado de riffs explosivos "High N´Dry" e com o auxilio de uma parcela de eletrônicos sintetizando as canções do mesmo. Após passar por vários estúdios e processos de mixagens, o grupo chegou com o álbum pronto e recheado de ótimos momentos, mesmo para os mais puritanos fãs, a banda detinha ainda aqui, uma notável energia e uma posição nivelada de ótimas faixas. Os maiores exemplos ficam são: "Women", "Rocket", "Animal", a balada mor "Love Bites", a grudenta "Pour Some Suggar on Me", "Armaggedon It", "Gods of War" - plena e fatalmente uma das melhores canções do grupo, com um final brilhante e a título "Hysteria". Um disco para se deleitar realmente, de uma fase promissora da banda. Maravilhoso!
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Hysteria
Álbum disponível na discografia de: Def Leppard
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 10 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar