
Resenha
Sobre Todas As Forças
Álbum de Cidade Negra
1994
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
26/07/2019
Reggae classe A
1994 foi uma época de renovação, com o Real ganhando força, a seleção levantando o caneco do tetra, a trágica passagem de Airton Senna e as bandas brasileiras mantendo certo padrão de qualidade após o termino da febre BRock 80. Pois bem, não existiam porcarias como sertanejo universitário e o povo não era tão tapado e fanático sobre o aspecto político. Entre a brecha do rock alternativo e grupos ovacionados pela MTV, Cidade Negra conseguiu sua fatia do mercado, apostando em ser um dos pioneiros do reggae brasileiro, juntamente com Edson Gomes e Tribo de Jah. Digo pioneirismo na totalidade e não apenas músicas dispersas feitas por artistas de MPB, isso temos desde os anos 70. Após Lute Para Viver (1990) e Negro no Poder (1992) os rapazes de Belford Roxo conseguiram achar o equilíbrio entre o reggae/pop condimentado com um pouco de ska, em canções de apelo rápido, mantendo o texto crítico sobre as mazelas sociais. Sem esquecer que a entrada de Tony Garrido e a produção do mago Liminha, foram fundamentais para a ascensão do Cidade Negra. Destaques: "Querem meu Sangue" - uma boa versão para a música de Jimmy Cliff, chamada “The Harder They Come". Recriada e melhorada pelo grupo a partir da versão de Nando Reis com os Titãs. A letra foi adequada em nossa língua, no mais, a mensagem não teve distorção. "Downtown" descreve as aventuras das turnês internacionais, citando os artistas com quem tocaram nesse meio tempo. Conta ainda com a participação do cantor jamaicano Shabba Ranks. "Doutor" tem uma interessante visão sobre a migração dos nordestinos aos "grandes centros". A faixa mais divulgada ficou com "Onde você Mora ?", apenas uma semi balada, que viria a ser a tônica dos próximos trabalhos, a exemplo da vindoura e insuportável "O Erê". Reconheço sua virtude para tocar em FM(s) e ser sucesso de bate pronto, mesmo assim não tenho paciência para ouvi-la nos dias atuais, ao contrário da contagiante "Sombra da Maldade", minha preferida e desde sempre na playlist. "Pensamento" fecha o bolachão em alto astral. Uma boa dica sobre sobre a força do imaginar. Arranjo simples e agradável, um ótimo estimulante para matar o desanimo. Ouça e coloque em pratica seu ensinamento. No geral Sobre Todas as Forças é um ótimo trabalho, que se comparado ao que o reggae nacional produziu, pode tranquilamente levar o selo de clássico.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Sobre Todas As Forças
Álbum disponível na discografia de: Cidade Negra
Ano: 1994
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,75 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar